domingo, 21 de março de 2010

RESUMO DAS PRINCIPAIS REVISTAS 21/03/2010

Visite: http://kirkalopes.blogspot.com

Veja

 O psicótico e o Daime
Até que ponto se justifica a tolerância com uma droga alucinógena usada em rituais de uma seita?
Diplomacia amadora
Lula faz no Oriente Médio sua mais desastrosa viagem
Enfim, candidato!
Serra admite na TV que concorrerá à Presidência
O Rio na trincheira
Os fluminenses lutam para não perder os royalties do petróleo

 Entrevista/Robert Shiller - A psicologia das bolhas - O professor de Yale afirma que os economistas caíram no autoengano de acreditar na infalibilidade dos mercados e erraram ao ignorar o poder do "espírito animal". (págs. 15 a 19)

Alucinação assassina - Tomar o chá alucinógeno da seita Santo Daime quando se tem um transtorno psíquico, afirmam especialistas, é o mesmo que jogar gasolina sobre um incêndio. Tudo indica que foi o caso de Cadu, o assassino do cartunista Glauco e de seu filho Raoni. (págs. 66 a 73)

A revolta dos Royalties - Mais de 150.000 pessoas vão às ruas, no Rio de Janeiro, protestar contra uma emenda que reduz drasticamente os ganhos do estado com o petróleo - e faz refletir sobre a melhor maneira de dividir tamanha riqueza. (págs. 76 a 79)

O PT continua dando de ombros... - ...e repete o mesmo erro visto no mensalão: ignora as evidências de que seu tesoureiro cobrava propina e decide mantê-lo no cargo. (págs. 82 e 83)

Vai sobrar alguém? - O governador do Distrito Federal teve o mandato cassado - e todos os principais aspirantes a ocupar o seu lugar enfrentam sérios problemas com a Justiça. (pág. 84)

Candidato confesso - Apertado em um programa de TV, o governador de São Paulo, José Serra, admite que será o candidato do PSDB a presidente da República. (págs. 86 e 87)

No tropeço, aprende-se a andar - A visita de Lula ao Oriente Médio foi marcada por uma agenda equivocada. O que o presidente ouviu de israelenses e palestinos serve de lição para a diplomacia de seu governo. (págs. 92 e 93)

A classe média e seus papéis - A elevação do padrão de vida nos países emergentes, como China, Brasil e Índia, engrossa a camada da população disposta a gastar com bens não essenciais e a defender valores democráticos. (págs. 116 a 118)
------------------------------------------------------------------------------------
Época

 O daime provocou o crime?
A morte do cartunista Glauco reacende o debate sobre o uso da droga indígena ayahuasca em rituais religiosos

 Pau na máquina eleitoral - Às vésperas de deixar seus cargos, Dilma e Serra fazem inaugurações em ritmo acelerado de campanha e expõem as contradições da Lei Eleitoral. (págs. 44 e 47)

A guerra dos royalties - A aprovação do projeto que redistribui a renda do petróleo insufla protestos no Rio e expõe como o debate sobre o pré-sal se tornou vítima do oportunismo político. (págs. 48 a 50)

Nunca antes no Oriente Médio... Na primeira visita de um presidente brasileiro a Israel e Palestina, Lula se dispõe a mediar o conflito histórico. Por que essa proposta faz pouco sentido. (págs. 52 e 53)

Do fogão ao tanque - Empresas brasileiras querem transformar óleo de fritura usado em biodiesel para queimar no trânsito. (pág. 71)

Uma solução para a Amazônia - Como Paragominas, uma das campeãs de desmatamento ilegal, saiu da lista suja e virou uma esperança para a região. (págs. 76 a 79)

O doido, o daime & o crime - Qual é a relaçaõ entre o consumo religioso da ayahuasca e o comportamento psicótico do assassino do cartunista Glauco?
------------------------------------------------------------------------------------
ISTOÉ

 O avanço do exorcismo
O Vaticano diz que está crescendo a ação de demônios até na Igreja Católica e prepara-se para enfrentá-los capacitando, em todo o mundo, um exército de padres que agirá exorcizando as pessoas possuídas pelo mal
Campanha milionária
conheça as mansões que o PT quer alugar para Dilma
A batalha do Rio
Milhares se mobilizam contra a demagogia com o dinheiro do petróleo

 Entrevista/Tasso Jereissati - "Serra demorou" - Senador diz que foi um erro do PSDB esperar tanto tempo para lançar a candidatura a presidente e que a militância perdeu o entusiasmo. (págs. 6 a 11)

Todos contra o casuísmo - O País se mobiliza para impedir que uma lei eleitoreira e inconstitucional que ameaça acabar com o pacto federativo destrua a economia do Rio de Janeiro e Espírito Santo. (págs. 37 a 41)

Tumulto na largada - A poucos dias do lançamento oficial de sua candidatura, Serra enfrenta críticas do PSDB e protestos armados pela oposição. (págs. 42 e 43)

"Eu desisto" - Cansado de ser chamado de "ladrão e bandido", o secretário-geral do PT, José Eduardo Cardozo, diz que não disputa mais a eleição. (págs. 44 e 45)

Os novos processos de Pimentel - Coordenador da campanha de Dilma é alvo de três ações judiciais envolvendo sua gestão em Belo Horizonte. (págs. 46 e 47)

Lula agora vai dizer que sabia - Depois de IstoÉ revelar os depoimentos de três ex-ministros ao STF confirmando que o deputado Roberto Jefferson o informou do Mensalão, o presidente decide responder ao questionário da Justiça com a mesma versão. (págs. 48 e 49)

As mansões do PT - A campanha de Dilma contará com estrutura milionária e o partido está disposto a desembolsar R$ 120 mil mensais em aluguéis só em Brasília. (págs. 60 a 62)

Marina divide o Acre - Candidata do PV a presidente não terá palanque no próprio Estado, embora lidere pesquisa eleitoral. (pág. 66)
------------------------------------------------------------------------------------
ISTOÉ Dinheiro

 Brasileiros globais
Uma nova geração de executivos ganha espaço nas grandes corporações mundiais e leva para o Exterior um modelo de gestão típico de nosso mercado. Aprenda com eles como chegar lá

 Entrevista/Elizabeth de Carvalhaes - "Caminhamos para a liderança global" - No ano passado, o setor de papel e celulose brasileiro passou por uma situação paradoxal. Em meio à crise econômica, enquanto mercados tradicionais anotavam queda, as empresas nacionais produziram 13,4 milhões de toneladas, um crescimento de 6%. (págs. 32 a 34)

O novo mapa da energia - Com R$ 100 bilhões em investimentos e uma onda inédita de aquisições, o setor elétrico coloca em evidencia novos protagonistas que têm o desafio de livrar o País de futuros apagões. (págs. 46 a 49)

Brasileiros no topo do mundo - Uma nova geração de executivos nascidos no Brasil brilha no mundo corporativo global e leva para o Exterior modelos de gestão tipicamente verde-amarelo. (págs. 54 a 59)

Cai, cai, balão - Ibovespa sobe, mas as principais blue chips, como a Petrobras, puxam o índice para baixo e impedem maiores altas. O que isso significa? (págs. 114 e 115)
------------------------------------------------------------------------------------
CartaCapital

 E que diria São Pedro?
- Antes defensor do silêncio, Bento XVI vê os escândalos de padres pedófilos alcançarem o Vaticano
Petróleo
- O debate do pré-sal resume-se à guerra dos royalties
Caso Vale
- A prova de que Rezek, o árbitro, mentiu

 Árbitro e torcedor - Caso Vale - Documento obtido por Carta Capital revela: ao contrário do que afirmou recentemente, Francisco Rezek omitiu sua posição de advogado de Dantas. (págs. 30 a 33)

O petróleo é de... - Royalties - As manifestações no Rio de Janeiro são legítimas, mas revelam que o debate sobre o pré-sal tem se limitado a uma disputa comezinha por verbas. (págs. 34 a 36)

Lula no tempo da cólera - Diplomacia - O presidente visita o Oriente Médio em um momento dos mais tensos. (págs. 40 e 41)

Sobre coisas inúteis - Economia - Para o cientista político americano Benjamin Barber, o capitalismo atual é preguiçoso e apoia-se no consumo insano de bens absolutamente irrelevantes. (págs. 60 a 62)
Faltas no STF atrapalham as sessões
Das 77 sessões do Supremo Tribunal Federal realizadas em 2009, só 26 - um terço - tiveram a presença dos 11 ministros. Eles não são punidos pelas ausências. (págs. 1 e 8)
------------------------------------------------------------------------------------
EXAME

 Sua empresa é pior do que você imagina
- O discurso do "cliente em primeiro lugar" continua em moda no mundo dos negócios. Trata-se de uma falácia. Uma pesquisa exclusiva mostra o abismo que separa a imagem que as empresas fazem de si próprias de como o consumidor as vê.

E mais: o ranking das melhores e piores no atendimento ao cliente

 Sua empresa é pior do que você imagina - Uma pesquisa inédita mostra que a maior parte das empresas brasileiras acredita que presta um ótimo serviço a seus consumidores. Na prática, um abismo separa autoimagem de realidade. (págs. 20 a 27)

O embargador geral - Alan Zaborski já retardou quase 400 licitações públicas em São Paulo. Seu êxito mostra o absurdo que é nosso sistema de licitações: complexo, burocrático e incapaz de evitar desvios. (págs. 31 a 33)

O PAC devia ser assim - Transportar a soja do cerrado até o porto está 25% mais barato. Uma ação conjunta de três estados e empresas privadas dá pistas ao governo sobre como melhorar a infraestrutura: mais planejamento e uso do que já existe e menos ideias mirabolantes. (págs. 36 a 39)

Com o BNDES ficou mais fácil - Há três anos, o laticínio Bom Gosto foi escolhido pelo banco público para ser um dos consolidadores brasileiros do mercado de leite. Hoje é a empresa do setor que mais cresce no país. (págs. 52 a 54)

Estudo Exame - etanol - cenário - A hora da verdade para o etanol - Passada a depressão, o setor se transforma para enfrentar o maior desafio de sua história: crescer e conquistar o mercado internacional. (págs. 4 a 9)

Os novos usineiros - Grupos estrangeiros já detêm 25% do capital do setor de etanol brasileiro - e as petroleiras estão apenas começando a investir no etanol. (págs. 12 a 15)

Como a tecnologia transforma o canavial - Só ganhos de produtividade obtidos no plantio e no melhoramento genético da cana permitirão aumento da produção sem desmatamento. (págs. 20 a 22)

Ainda é segredo - Para seguir as novas determinações da CVM, empresas brasileiras de capital aberto começam a divulgar a remuneração de seus executivos. A má notícia é que as informações publicadas até agora são poucas e incompletas. (págs. 86 e 87)

Nenhum comentário:

Postar um comentário