sexta-feira, 25 de março de 2011

RESUMO DOS JORNAIS 25/03/2011

O Globo

Manchete: Brasil muda e agora apoia investigar os abusos do Irã
Pedido foi feito por Obama a Dilma; Cuba e China continuam contra

O governo Dilma Rousseff distanciou-se claramente da postura do antecessor Lula em relação ao Irã, votando a favor de uma resolução que abre caminho para o Conselho de Direitos Humanos da ONU investigar as denuncias de violações do regime de Mahmoud Ahmadinejad. Em sua visita a Brasília, no sábado, Barack Obama pediu o apoio de Dilma a resolução, mas não obteve resposta. Na votação de ontem, ficou clara a divisão: entre os sete que apoiaram o regime dos aiatolás, estão países com sérios problemas de direitos humanos, como Cuba, Paquistão e China, que temem ser alvo de uma resolução semelhante. "Este não é um voto contra o Irã. É um voto a favor do fortalecimento do sistema de direitos humanos", justificou a representante do Brasil, embaixadora Maria Nazareth Farani Azevedo. (Págs. 1 e 36)
Líbia: Otan comandará ação
Países-membros da Otan decidiram assumir o comando de parte da operação na Líbia, assegurando a zona de exclusão aérea. Alguns dirigentes ainda relutam em aceitar bombardeios contra tropas do ditador Kadafi. Caças franceses destruíram um monomotor líbio que aterrissava em Misurata. (Págs. 1, 37 e 38)
Foto legenda: O cara com a cara na porta
De volta a Washington, após cinco dias pela América Latina, o presidente Obama encontrou a porta de seu escritório, na Casa Branca, trancada, e teve que procurar outra entrada. (Págs. 1 e 36)
A noite da pacificação
O secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, recebe o prêmio de Personalidade do Ano na cerimônia do Faz Diferença 2010, pelo trabalho de pacificação das favelas cariocas. Beltrame destacou a participação da sociedade no projeto: "Não vamos perder a oportunidade de buscar a melhoria da vida da população", afirmou. Outras 16 personalidades ou empresas foram premiadas na oitava edição do prêmio, promovido pelo GLOBO e pela Firjan. (Págs. 1 e 10 a 12)
Combate à dengue sofre com falhas
Enquanto aumentam os casos de dengue no Rio, as vítimas da doença ainda enfrentam dificuldades, como diagnósticos errados e combate precário aos focos do Aedes aegypti. (Págs. 1 e 17)
Ficha Limpa também é dúvida em 2012
Ministros do STF, como o presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, admitem que a Lei da Ficha Limpa poderá ser questionada nas eleições de 2012, devido a artigos polêmicos. (Págs. 1, 3, 4 e Merval Pereira)
Geddel Vieira é nomeado vice da Caixa
Ex-ministro da Integração e candidato derrotado ao governo da Bahia, o peemedebista assume a vice-presidência da área de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal. (Págs. 1 e 31)
Na Era Lula, o BNDES privilegiou grandes grupos (Págs. 1 e 29)

Nelson Motta
O par Dilma-FH seria uma espécie de Romeu e Julieta maduro - mas com final feliz. (Págs. 1 e 7)
Para Infraero, 'se a Copa fosse hoje, não teria problema' (Págs. 1 e 32)

Desemprego é o maior desde agosto e renda recua 0,5% (Págs. 1 e 32)

------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo

Manchete: Dilma modifica política de Lula e vota contra o Irã
Brasil apoia a designação de relator para investigar denúncias de violações de direitos humanos no país

O Brasil foi favorável ontem, no Conselho de Direitos Humanos da ONU, a designação de um relator para investigar denúncias de violações de direitos humanos no Irã. É a primeira vez desde 2003 que o país vota contra o Irã no órgão.

A decisão teve 22 votos a favor, 7 contra e 14 abstenções. A posição do Brasil fora antecipada pela Folha. (Págs. 1 e Mundo A14)
Contra revoltas, ditador da Síria faz promessas
Com o objetivo de conter a revolta no sul do pais, onde o conflito já matou 44. O ditador sírio, Bashar Assad, prometeu suspender estado de emergência vigente há 48 anos e elevar salários.

Representantes do líbio Muammar Gaddafi e de seus opositores vão se encontrar na Etiópia, numa reunião articulada pela ONU. A Otan vai assumir o comando da operação militar. (Págs. 1 e Mundo A16)
Foto legenda: Dia do estudante
Jovem protesta no Congresso por mais verbas; em SP, houve ato contra aumento do ônibus, sobre o qual Justiça quer explicação do prefeito. (Págs. 1 e Cotidiano C3)
Planalto tenta nova fórmula de aposentadoria
O governo começou a negociar com as centrais nova fórmula para calcular as aposentadorias dos trabalhadores do setor privado.
A fórmula une tempo de contribuição e idade do trabalhador. Homens poderão parar sem redução dos benefícios com soma de 95. Mulheres, com 85. (Págs. 1 e Poder A4)
2 de Fukushima são internados com queimaduras
Dois operários da usina de Fukushima foram hospitalizados com queimaduras nas pernas. Eles pisaram em água contaminada por radiação. Em Tóquio, o governo revogou a recomendação de evitar dar água de torneira para bebês. (Págs. 1 e Mundo A18)

Foto legenda: Em uma semana

A autoestrada Great Kanto, na região de Ibaraki, no Japão, teve trecho destruído pelo terremoto do dia 11; no dia 17 começaram as obras de reconstrução, e a via foi liberada ao tráfego na noite de anteontem. (Págs. 1 e Mundo A18)
Imposto para compras fora do país aumenta
O Planalto concluiu o texto do decreto que eleva de 2.38% para 6,38%, o Imposto sobre Operações Financeiras das compras no exterior via cartão de crédito.

Medida provisória reajusta em 4,5% a tabela do Imposto de Renda. (Págs. 1 e Poder A6)
Direção da Caixa muda e atende a pedido de cargos feito pelo PMDB (Págs. 1 e Mercado B1)

George Soros
Crise do euro e sobretudo uma crise bancária. (Págs. 1 e Mercado B8)
Editoriais
Leia "De volta ao futuro", sobre a decisão do STF em relação à Ficha Limpa, e "Mudança e coerência", que apoia o voto do Brasil na ONU sobre o Irã. (Págs. 1 e Opinião A2)
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo

Manchete: Brasil muda de posição na ONU e irrita regime do Irã
País apoia investigar casos de violação de direitos; Teerã acusa governo Dilma de 'dobrar-se' aos EUA

O Brasil votou favoravelmente no Conselho de Direitos Humanos da ONU ao envio de um relator para investigar a situação das garantias individuais no Irã, informa o correspondente Jamil Chade. A ordem do Itamaraty era a de mostrar que o País terá nova postura em relação ao tema. ONGs e países ocidentais comemoraram a decisão. O Irã acusou o governo de Dilma Rousseff de “dobrar-se" à pressão dos Estados Unidos e insinuou traição. "É mesmo lamentável ver o Brasil adotar essa posição", disse o embaixador do Irã na ONU, Sayad Sajjadi. Teerã esperava uma abstenção, repetindo o padrão de votação durante o governo Lula. A avaliação do chanceler Antonio Patriota é que a relação entre os dois países é "madura para não ficar refém de uma ou outra decisão". A proposta teve 22 votos a favor, 7 contra e 14 abstenções. (Págs. 1 e Internacional A12 e A13)


Análise: Mac Margolis
Voto mostra divergência de Dilma com antecessor

Dilma não concordara com a posição brasileira no caso do apedrejamento de Sakineh. Ontem, confirmou suas declarações. (Págs. 1 e Internacional A13)

Procurador teve reunião secreta com pivô de mensalão do DF
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, teve um encontro secreto com o ex-governador José Roberto Arruda em 2 de setembro do ano passado, informa o repórter Leandro Colon. A reunião, de uma hora, entre investigador e investigado ocorreu no gabinete do procurador Alexandre Camanho, fora da sede da Procuradoria-Geral e sem a presença dos advogados de Arruda. O teor da conversa foi o esquema de corrupção no Distrito Federal, mas Gurgel não a relatou nos autos do inquérito conduzido pela subprocuradora Raquel Dodge no Superior Tribunal de Justiça. O procurador-geral disse ao Estado, por meio da assessoria, que teve uma conversa “preliminar" com o ex-governador e que entendeu que não era "útil" transformá-la em depoimento. (Págs. 1 e Nacional A4)
Foto legenda: Na Europa, protestos contra o aperto fiscal
Homem é contido por canhões de água durante protesto contra programas de rigor fiscal de governos europeus em Bruxelas, onde é realizada reunião de cúpula do Conselho Europeu; liderados pela chanceler alemã Angela Merkel, chefes de Estado pressionam Portugal a aceitar socorro financeiro. (Págs. 1 e Economia B10)
Caso Panamericano derruba cúpula da CEF
Maria Fernanda Coelho caiu da presidência da Caixa Econômica Federal. A saída se dá cinco meses após a compra, pela Caixa, de 49% do banco Panamericano, de Silvio Santos, e da fraude contábil envolvendo o balanço divulgado em novembro. O empurrão final para a demissão foi a divergência com o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, por conta do preenchimento de diretorias da Caixa com políticos aliados do Planalto. (Págs. 1 e Economia B1 e B4)
França: ação na Líbia não se estenderá por meses (Págs. 1 e Internacional A14)

Relator vai rever projeto do Código Florestal (Págs. 1 e Vida A18)

'Ficha Limpa será fatiada como salame'
Para o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski, a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa poderá ser questionada antes da eleição de 2012. "A lei será fatiada como um salame e será analisada alínea por alínea."(Págs. 1 e Nacional A6)
Dora Kramer
Estreita vigilância

Conviria à sociedade manter-se mobilizada em torno da validade do preceito geral da Lei da Ficha Limpa e evitar ataques especulativos até 2012. (Págs. 1 e Nacional A8)
Notas & Informações
A difícil decisão do STF

O Supremo deixou em aberto o ponto talvez mais polêmico da Lei da Ficha Limpa. (Págs. 1 e A3)
Washington Novaes
Utopias do Xingu aos 50 anos

Toma corpo projeto de levar à ONU proposta de reconhecimento do Parque do Xingu como patrimônio da humanidade. Nada mais necessário. (Págs. 1 e Espaço Aberto A2)

------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense

Manchete: Dilma dá as costas a "amigão" de Lula
Brasil muda posição em relação ao Irã e vota a favor de resolução da Onu para investigar violações de direitos humanos perpetradas pelo governo de Ahmadinejad, queridinho do então presidente Lula. Pelo menos nos últimos sete anos, o Itamaraty se absteve de votar quando essa questão envolvia Teerã. A nova postura evidencia, até agora, a mais radical divergência entre Dilma e Lula, seu antecessor e mentor político. (Págs. 1 e 20)
Ficha Limpa corre risco de não valer nem em 2012
Queda da validade da lei para 2010 foi só o primeiro golpe. Ministros do STF e especialistas avaliam que é grande o risco de a Ficha Limpa ser desconstruída item por item em novo julgamento no Supremo. Além disso, a corte do TSE que sustentou a legislação para as eleições do ano passado não será a mesma no ano que vem. (Págs. 1 e 2 a 4)
Álcool sobe
Litro chega a R$ 2,84, quase igual à gasolina. (Págs. 1 e 38)
Foto legenda: Educação à parte
Estudantes invadem espelho d’água do Congresso para cobrar mais dinheiro para o ensino. A presidente Dilma prometeu que universidades não serão atingidas por cortes no Orçamento. (Pág. 1)
Pandora: Contagem regressiva contra Bandarra e Guerner
Denunciados por vários crimes, muitos relacionados à Operação Caixa de Pandora, o ex-procurador geral do DF Leonardo Bandarra e a promotora Deborah Guerner poderão ser demitidos de seus cargos em 6 de abril pelo Conselho Nacional do Ministério Público. Entre as acusações está a extorsão ao ex-governador Arruda para que um vídeo gravado por Durval Barbosa não fosse divulgado. (Págs. 1 e 27)
Loteamento político: PT e PMDB levam Caixa
Governo rateia cargos entre partidos e põe Geddel Vieira Lima em posto de chefia. Presidente da CEF deixa o banco e vai para o BID. (Págs. 1 e 7)
------------------------------------------------------------------------------------
Valor Econômico

Manchete: Novos governadores dão sequência à guerra fiscal
Com menos de três meses de governo, sete Estados - São Paulo, Acre, Bahia, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rondônia e Ceará - já ampliaram benefícios fiscais do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), indicativo de que a guerra fiscal continua nas novas administrações.
Além de prorrogar incentivos que reduzem a 7% ou 12% o imposto devido por fabricantes de artigos de couro, higiene pessoal, cosméticos, instrumentos musicais, brinquedos, alimentos e têxteis, São Paulo também instituiu novos benefícios. Reduziu a alíquota efetiva do imposto para 7% nas vendas das indústrias de linha branca. Fabricantes de compensados e laticínios também tiveram benefícios.(Págs. 1 e A2)
Portugal entra na rota das incertezas
A aparentemente inevitável aceitação de um pacote de socorro por Portugal ameaça tornar-se um processo prolongado e potencialmente caótico. Líderes europeus advertiram que Lisboa precisa aprovar o recém-rejeitado pacote de austeridade, antes que considerem oferecer empréstimo emergencial ao país.
Reunidos numa cúpula em Bruxelas, chefes de governo e altos funcionários da União Europeia (UE) advertiram que Portugal está entrando num período de semanas de incerteza política que poderá deixar o país incapacitado para agir com base em novas medidas orçamentárias da UE e até mesmo para pedir um pacote de ajuda internacional.(Págs. 1 e A13)
O plano B da Odebrecht para linhão
Mesmo sem a garantia da volta imediata dos 16 mil operários às obras da usina Santo Antônio, em Rondônia, a Odebrecht Energia diz ter alternativas para distribuir a energia que será antecipada a partir de dezembro, caso o "linhão" do Madeira não esteja pronto. A intenção é usar a linha de transmissão da Eletronorte entre Porto Velho e Mato Grosso. "Vamos mandar metade da energia para Cuiabá. A outra parte vai ficar aqui, onde a demanda tem crescido com novas indústrias", disse o diretor-superintendente da empresa, José Bonifácio Pinto Junior.
As obras em Jirau continuam paradas, à espera de negociações sindicais conduzidas pela Camargo Corrêa. (Págs. 1 e A3)
Justiça gasta milhões para guardar ações encerradas
Enquanto avançam os programas do Judiciário para ampliar a informatização processual no Brasil, os tribunais gastam milhões de reais para guardar ações em papel já finalizadas. O Tribunal de Justiça de São Paulo, por exemplo, tem milhões de caixas de papelão com cerca de 70,5 milhões de processos em galpões e prédios, acumulados desde 1874 - ano em que a Corte estadual foi criada. O tribunal gasta mensalmente R$ 1,7 milhão para conservar a maior parte de seu acervo. Cerca de 10 milhões de ações estão no Complexo Judiciário do Ipiranga, na capital, em caixas colocadas em estantes de ferro de seis metros de altura, presas às paredes para evitar a queda de umas sobre as outras.
Na Justiça Federal de São Paulo a situação não é muito diferente. O gasto mensal é praticamente o mesmo do Judiciário estadual para a manutenção de milhões de processos e documentos administrativos arquivados. (Págs. 1 e E1)
Quintela, o mais bem pago do CS
O brasileiro Antonio Quintella foi o mais bem pago de todos os membros do comitê executivo do Credit Suisse (CS) em 2010. Ele superou os ganhos do CEO mundial do grupo, Brady Dougan, e também de diretores de outros bancos suíços para entrar na categoria dos executivos mais bem remunerados do mundo. A remuneração de Dougan caiu 34% com o recuo de 24% no resultado do banco.
O ganho total de Quintella alcançou US$ 16,7 milhões (15,6 milhões de francos suíços), uma proeza ainda maior quando se considera que seu salário fixo foi de US$ 845 mil. Pelo pacote revelado ontem num relatório destinado aos acionistas, Quintella embolsou 9,7% dos 160,3 milhões de francos suíços pagos pelo Credit Suisse aos 16 membros de seu comitê executivo. Na prática, tornou-se o mais bem pago no mundo bancário helvético. (Págs. 1 e C1)
Amyris prevê investir US$ 5 bi no país
A Amyris, empresa americana de biotecnologia, planeja investir cerca de US$ 5 bilhões no Brasil até 2020, junto com parceiros locais, como parte de uma estratégia para garantir o suprimento de matéria-prima num mercado que, ora destina mais cana para produzir álcool combustível, ora para açúcar, dependendo das condições de mercado.
"Lidar com uma indústria que muda a produção de açúcar para energia, e vice-versa, será sempre um problema", disse ao Valor o presidente mundial da Amyris, John Melo. Esse é um dos desafios enfrentados por uma companhia de alta tecnologia que começa a construir no Brasil, a partir do zero, uma plataforma comercial para fabricar produtos como lubrificantes, combustível de aviação e insumos químicos para cosméticos e perfumes, entre outros. (Págs. 1 e B14)
Substituto de Agnelli começa a ser definido
Os acionistas controladores da Vale começam a definir hoje a substituição do executivo Roger Agnelli da presidência da companhia. O presidente do Conselho do Bradesco, Lázaro de Mello Brandão, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente da Previ (fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil), Ricardo Flores, se reúnem no fim da tarde, na sede do BB em São Paulo, para acertar os detalhes da demissão de Agnelli e da escolha de seu substituto.
Durante o encontro, haverá discussão de nomes para compor uma lista com três candidatos. A tendência é que a lista seja integrada por executivos da mineradora. Um dos nomes que vão compor a lista é o de Tito Botelho Martins, diretor-executivo de operações e metais básicos da Vale e diretor-presidente da Inco.(Pág. 1)
Bolsa e CVM incentivam negócios com BDRs (Págs. 1, D1 e D2)

Gargalo tecnológico
O Brasil não está despreparado, do ponto de vista tecnológico, para promover a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016. A avaliação é de executivos do setor que participaram ontem de seminário promovido pelo Valor. (Págs. 1 e B3)
TAM na rodoviária
TAM fecha acordo com a empresa de transporte rodoviário Pássaro Marrom para a venda de passagens. É mais um passo na estratégia da companhia para atrair os passageiros da classe C. (Págs. 1 e B4)
Turismo antropológico
A ONG Instituto Socioambiental e a agência de turismo de alto padrão Matueté uniram-se para oferecer “viagens de conhecimento" da Amazônia para grupos de até 12 pessoas, em cruzeiro pelo rio Negro. (Págs. 1 e B6)
Seguros
Mercado de seguros no Brasil deverá movimentar este ano cerca de R$ 200 bilhões, com crescimento de 13% em relação ao ano passado. “Temos um enorme volume de seguros para garantir a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016", diz Antonio Cássio dos Santos, da BB & Mapfre. (Págs. 1 e Caderno Especial)
MRS vai investir R$ 1,5 bi
A MRS Logística pretende investir R$ 1,5 bilhão este ano em infraestrutura viária e material rodante, o dobro do valor aplicado em 2010. A meta é crescer no transporte de carga geral e contêineres. (Págs. 1 e B8)
Brasil ganha espaço na Volks
Com 15% das vendas globais da marca, o Brasil superou a Alemanha e se tornou o segundo maior mercado da Volkswagen no mundo, atrás da China. A montadora vai investir R$ 6,2 bilhões no país até 2014. (Págs. 1 e B10)
Negócios Sustentáveis
Nos próximos meses, o governo federal deve relançar sete editais para concessão de parques nacionais à iniciativa privada, a exemplo das Cataratas do Iguaçu, onde o número de visitantes superou 1,2 milhão de pessoas em 2010, diz Celso Florêncio. (Págs. 1 e Especial)
Ideias
Claudia Safatle

BC acha que mercado ignora que já houve dois aumentos de juros, um pacote de ajuste fiscal e medidas prudenciais. (Págs. 1 e A2)
Ideias
Javier Santiso

Precisamos revisar drasticamente a suposta lei da maldição das matérias-primas para algumas regiões da América Latina. (Págs. 1 e A15)
------------------------------------------------------------------------------------
Estado de Minas

Manchete: ...E não é que vai sujar ainda mais?
Depois de ter sua validade nas eleições de 2010 cancelada pelo Supremo, a Lei Ficha Limpa deverá sofrer outro revés no tribunal. Quando for julgado o princípio da retroatividade, tudo indica que a corte decidirá que a legislação só poderá ser aplicada aos condenados por órgãos colegiados após sua aprovação, em 7 de junho do ano passado. Quatro dos 11 ministros já se manifestaram neste sentido, e a tese tem a simpatia de outros dois. A primeira decisão do Supremo causa confusão na Assembleia Legislativa de Minas sobre quem tem direito aos mandatos. (Págs. 1 e 3 a 7)
Preço do café subirá até 50%
Escassez do produto de boa qualidade devido à alta demanda no mercado internacional o tornará mais caro nos supermercados e cafeterias. (Págs. 1 e 14)
Diplomacia
Brasil muda de posição na ONU e vota contra Irã. (Págs. 1 e 19)
Agilidade
Uma estrada reconstruída em 6 dias. Só no Japão. (Págs. 1 e 21)
Dengue
Vírus tipo 4 chega ao Rio e acende alerta em Minas. (Págs. 1 e 26)
------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Commercio

Manchete: Preço do álcool fica menos competitivo
Litro de etanol em alguns postos do Grande Recife chega a R$ 2,12. Alta é resultado de uma soma de fatores como a chuva, que comprometeu 30% da safra do Estado em 2010. Situação só deve ser regularizada na segunda quinzena de abril. (Pág. 1)
STF veta benefício para agressores de mulheres (Pág. 1)

Ficha Limpa pode ficar ainda mais esvaziada (Pág. 1)

Grandiosidade será a marca maior do Parque Dona Lindu (Pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------
Zero Hora

Manchete: Dilma revê a política do Brasil sobre o Irã
Planalto passa a apoiar investigação sobre violação de direitos humanos no país de Ahmadinejad, uma mudança em relação à política externa de Lula. (Págs. 1 e 8)
Descoberta em São Gabriel: Um pré-histórico anterior ao dinossauros
Apresentado pela UFRGS e destacado pela revista Science, fóssil revela ao mundo um herbívoro de 260 milhões de anos que já tinha traços de mamífero. (Págs. 1, 4 e 5)
Fim do suspense: Lima Veiga será novo chefe do MP
Tarso anuncia hoje opção pelo segundo colocado na eleição do Ministério Público. (Págs. 1 e 12)
Fonte: Radiobrás

Nenhum comentário:

Postar um comentário