sábado, 30 de outubro de 2010

RESUMO DOS JORNAIS 30/10/2010

O Globo

Manchete: Na última semana, Petrobras fez campanha todos os dias

Reservas anunciadas ontem têm 'margem de erro' de 305%

Às vésperas do segundo turno das eleições, a Petrobras não passou um único dia sem divulgar notícias favoráveis ao governo: de patrocínio para projetos sociais a descobertas em águas ultraprofundas no Nordeste. Ontem foi a vez de a Agência Nacional do Petróleo anunciar estimativas de reservas da área de Libra, na Bacia de Santos: entre 3,7 bilhões e 15 bilhões de petróleo, numa "margem de erro" de 305%. A Petrobras poderá ficar com pelo menos 30% dessas reservas do pré-sal. A ANP disse, no entanto, que o mais provável e que Libra tenha 7,9 bilhões de barris, igualando-se ou superando Tupi. Para o especialista Adriano Pires, a ANP errou ao divulgar as previsões com o mercado aberto e muito próximo ao dia da eleição. (Págs. 1 e 27)

Eleições 2010 - Último duelo

Último duelo Dilma Rousseff e José Serra se cumprimentam no começo do debate de ontem à noite, na Rede Globo. Eleitores indecisos fizeram as perguntas aos candidatos, que puderam debater suas propostas. (Págs. 1, 3 e 4)

Lula minimiza fala do Papa

O presidente Lula disse ontem não ter ficado surpreso com a recomendação do Papa Bento XVI para que católicos rejeitem políticos que tenham defendido a legalização do aborto. "Não vi novidade na declaração do Papa", afirmou Lula, no - último evento oficial antes das eleições, no Salão Internacional do Automóvel, em São Paulo. O presidente disse ainda ter ficado "muito triste" com o "baixo nível" da campanha eleitoral. (Págs. 1 e 9)

FGTS- Petrobras é a pior aplicação

Até o último 26, esses fundos tiveram perda de 6,49% e ficaram como a pior aplicação financeira de outubro. No ano, a baixa e de 30; 79%. A mais rentável foi FGTS-Vale, que subiu 6,51 % no mês e 12,31% no ano. (Págs. 1 e 29)

Gilmar: Congresso estava 'de cócoras' ao aprovar Ficha Limpa (Págs. 1 e 12)

Enquanto isso, no Sítio do Picapau Amarelo

Pioneiro na defesa da exploração do petróleo pelos brasileiros, o escritor Monteiro Lobato está na mira do governo federal. Resolução do Conselho Nacional de Educação, aprovada por unanimidade, bane das escolas o livro "Caçadas de Pedrinho". Lobato - é acusado de ser racista em cenas com personagens como a Tia Nastácia. A cassação definitiva de "Pedrinho" será decidida pelo MEC. (Págs. 1 e 17)

Merval Pereira

As contas de chegar só fecham para a oposição se tudo der certo para ela e tudo errado para a candidata oficial. (Págs. 1 e 4)

Míriam Leitão

Quando novembro vier, será inevitável olhar o quadro econômico sem escapismos. Há muitos dilemas para enfrentar. (Págs. 1 e 28)

Obama já vê ameaça real do terror em aviões

A quatro dias das eleições legislativas, a presidente afirmou que dois pacotes contendo o que a Casa Branca confirmou como explosivos seriam usados contra os EUA. Eles vinham do Iêmen e foram encontrados em Dubai e Inglaterra. (Págs. 1 e 32)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Servidor do BB acessou conta de Ej 'por engano'

Funcionário do banco admite à Polícia Federal ter consultado dados de tucano

Os dados bancários do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, foram acessados sem motivo por duas vezes em agência do Banco do Brasil em Maricá, no Rio.

Em depoimento a Polícia Federal, o servidor Marcio Vinicius Alves disse que consultou a conta do tucano em 26 de março deste ano - por engano, segundo ele.

Dados sigilosos de EJ, inclusive seu Imposto de Renda, circularam na pré-campanha de Dilma Rousseff (PT), como a Folha revelou.

A defesa do tucano pediu investigação. Para a BB, "até o momento", os acessos "não configuram quebra do sigilo". (Págs. 1 e Eleições, 1)

TSE dá à campanha de Jose Serra direito de resposta em conta de Rui Falcão, do PT, na Twitter. (Págs. 1 e Eleições, 11)

Foto legenda

Primo pobre
Sola do sapato de FHC descola em ato do PSDB; tucano abandonou a manifestação. (Págs. 1 e Eleições, 4)

Primo rico
Lula experimenta Ferrari conversível no Salão do Automóvel, em SP; à noite, no Recife, o presidente esteve em caminhada com Dilma Rousseff. (Págs. 1 e Eleições, 5)

Negar acesso a dado de Dilma é censura prévia, afirma ministra

A ministra do STF Carmen Lúcia disse ser possível ver "censura prévia" na ação do Superior Tribunal Militar ao trancar autos do processo sobre a atuação de Dilma Rousseff na ditadura.

Carmen Lucia negou acesso da Folha "por motivos processuais". O julgamento da ação do jornal no jornal deveria ter sido retomado na quinta-feira, o que não ocorreu. (Págs. 1 e Eleições, 11)

Empresa da família de Paulo Preto trabalha no Rodoanel

O consórcio do Rodoanel pagou R$ 91 mil à empresa do genro e da mãe do engenheiro Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, quando ele era diretor da Dersa. A Peso Positivo foi contratada de forma emergencial.

A assessoria do consórcio e o advogado de Souza dizem que o negócio cumpriu os requisitos legais. O PT pediu investigação ao Ministério Publico. (Págs. 1 e Eleições, 3)

Mercado reclama de politização no petróleo

Na antevéspera do segundo turno, a Agência Nacional do Petróleo divulgou que a reserva de Libra pode ter entre 3,7 bilhões e 15 bilhões de barris, mas o número mais provável é 7,9 bilhões. A divulgação vaga e feita durante o pregão foi criticada pelo mercado.

"É uma imprecisão muito grande, era preciso realizar mais testes", disse Rafael Schechtman, da consultoria CBIE, para quem a pressa decorre do período eleitoral.

A ANP afirmou que divulga as descobertas no menor prazo possível para "informar a sociedade". (Págs. 1 e Mercado)

Carga suspeita do Iêmen para os EUA gera alerta terrorista

Dois pacotes do Iêmen, achados em aviões no Reino Unido e em Dubai e endereçados a sinagogas em Chicago, geraram a1erta sobre a possibilidade de novos ataques terroristas no EUA.

O presidente Barack Obama disse que havia material explosivo nos pacotes e que se tratava de "ameaça real". Após a descoberta, os EUA inspecionaram aviões com carga do Iêmen. (Págs. 1 e A10)

Países vão ter de repartir os lucros da biodiversidade

Os países que explorarem a biodiversidade - plantas, animais ou micro-organismos - de territórios que não sejam seus para criar produtos terão de pedir autorização e repartir os lucros.

O entendimento consta do Protocolo de Nagoya, assinado ontem, no Japão, por quase 200 países. (Págs. 1 e A22)

Editoriais

Leia "Retomar as rédeas", sobre manobras contábeis e superávit primário; e "Reinações do CNE", acerca de parecer contrário a livro de Monteiro Lobato. (Págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Lula e FHC se empenham na reta final

Principais aliados de Dilma e Serra buscam votos em SP, maior colégio eleitoral do País e responsável por 20% das abstenções do primeiro turno

Na reta final da campanha, os principais aliados dos candidatos a Presidência foram escalados para, tentar conquistar votos entre os eleitores de São Paulo. Com Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) priorizando a preparação para o último debate na TV, que ocorreria ontem à noite, coube ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso saírem às ruas paulistas para um último esforço eleitoral. A opção por São Paulo não foi à toa. O Estado é o maior colégio eleitoral do País, com 30,2 milhões de eleitores. Além disso, no primeiro turno São Paulo foi responsável por 4,9 milhões de abstenções, ou cerca de 20% do total. (Págs. 1 e Nacional A4)

Foto legenda: Por Dilma, Lula vai de Ferrari.
Lula entra numa Ferrari no Salão do Automóvel, em São Paulo; após conhecer modelos de carros de até R$ 785 mil. O presidente disse que seu sonho de consumo, no momento, e "comprar um ingresso para o Pacaembu, sentar na arquibancada e ver um bom jogo de futebol". Lula voltou a se queixar dos críticos. (Págs. 1 e Nacional A4)

Foto legenda: Por Serra, FHC vai a pé.
FHC quase perde a sola do sapato durante caminhada de apoio a Jose Serra no centro de SP. "Assim e que e bom, gastar sola de sapato", brincou. "Tudo o que ele (Serra) me pediu eu fiz", disse o ex-presidente sobre a campanha. Para FHC, Serra pode reverter a vantagem de Dilma apostando em SP e Minas. (Págs. 1 e Nacional A4)

ANP confirma megajazida de petróleo

A ANP confirmou ontem, a dois dias da eleição, que o poço de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos, atingiu uma jazida de petróleo a 5,4 mil metros de profundidade. A agência ressaltou que a estimativa mais provável é de 7,9 bilhões de barris. Tal volume leva Libra a rivalizar com Tupi pelo posto de maior reserva brasileira de petróleo. (Págs. 1 e Economia B1)

História das Eleições: Conheça a acidentada trajetória da democracia no Brasil. (Pàgs. 1 e Especial)

Interceptados explosivos para os EUA

O presidente dos EUA, Barack Obama, confirmou ontem que pacotes encontrados no Reino Unido e em Dubai, em voos com destino aos EUA, continham explosivos. Segundo ele, há indícios de que seriam usados em ataques terroristas, e o alvo seriam sinagogas em Chicago. Obama prometeu combater a Al-Qaeda no Iêmen. (Págs. 1 e Internacional A31)

Alexandre Barros: Perigo das promessas cumpridas

Candidatos prometem tudo. E o eleitor se alimenta de ilusões. Mas, se as promessas forem cumpridas, quem pagará a conta? (Págs. 1 e Espaço Aberto, A2)

José Roberto Afonso: Vale tudo

Nunca antes na história da teoria fiscal de todos os reinos se logrou aumentar a dívida para incrementar o superávit fiscal. Coisa de artista. (Págs. 1 e Economia B2)

Notas & Informações

Para construir o futuro

Quem suceder a Lula precisará cumprir uma longa agenda para modernizar o País. (Págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil

Manchete: Eleições 2010: Faltou debate no último encontro de Dilma e Serra

Sem confronto, acusações saíram de cena na TV

Os candidatos à Presidência, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), se encontraram ontem, pela última vez nestas eleições, no debate transmitido pela TV Globo. Com perguntas feitas apenas por eleitores indecisos, não houve confronto entre a petista e o tucano, o que fez com que as tradicionais trocas de acusações ficassem de fora do roteiro. Para um analista da UnB, Serra saiu-se um pouco melhor, mas o cenário preestabelecido não deve mudar. O Datafolha mostra Dilma 12 pontos à frente de seu rival. (Págs. 1 País, 2 e 3)

Informe JB

'Princesa Isabel' da Romênia liberta as escravas do tráfico sexual (Págs. Internacional, 27 e 28)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Manchete: Agnelo é favorito com 18 pontos à frente de Weslian

Pesquisa do Instituto CB Data encomendada pelo Correio Braziliense indica que, se a eleição fosse hoje, Agnelo Queiroz seria o novo governador do Distrito Federal. De acordo com o levantamento, realizado entre quarta-feira e ontem, o candidato petista tem 59% dos votos válidos. Weslian Roriz, do PSC, está com 41%. Incluindo os votos brancos e nulos, Agnelo obtém 50% da preferência dos eleitores, enquanto Weslian chega a 34%. A mais recente pesquisa do CB Data apresenta uma pequena variação em relação à análise anterior, feita entre 11 e 13 de outubro. Naquele momento, os dois candidatos registraram 52% e 34%, respectivamente. Essa oscilação, entretanto, ocorre dentro da margem de erro, de três pontos para mais ou para menos. "Os novos dados demonstram uma estabilização dos dois candidatos", afirma Adriano Cerqueira, coordenador da pesquisa do CB Data. (Págs. 1 e 31)

Foto legenda: Mais ideias e pouco confronto

Num clima bem mais tranquilo, Dilma Rousseff e José Serra evitaram os ataques diretos no encontro promovido ontem pela TV Globo. Eles responderam a perguntas de eleitores indecisos e falaram de temas como segurança, saúde e impostos. (Págs. 1 e 6)

A origem polêmica de uma lei

Políticos barrados pela Ficha Limpa fazem coro às críticas de Gilmar Mendes. Mas a assessoria do ministro do STF reconhece que ele teria sido induzido a erro de interpretação. (Págs. 1 e 13)

Contas públicas: Imposto do brasileiro banca a gastança do governo

Por dia, segundo o Banco Central, são usados R$ 517 milhões dos cofres públicos no pagamento de juros da dívida interna. Os gastos excessivos da administração federal neste ano eleitoral fizeram a União pegar mais recursos no mercado com a emissão de títulos públicos. (Págs. 1 e 16)

Terror e voto no caminho de Obama

O presidente dos Estados Unidos confirmou ontem que há uma "ameaça terrorista real" após a descoberta de pacotes com explosivos em dois aviões norte-americanos. O alerta ocorre às vésperas das eleições para o Congresso do país, num pleito que deve marcar a derrota do Partido Democrata para os republicanos. Além de cuidar da segurança, Barack Obama precisa reverter o prejuízo político da sua legenda. (Págs. 1 e 26)

------------------------------------------------------------------------------------

Estado de Minas

Manchete: Dilma tem 49% contra 32% de Serra em Minas

A pesquisa do Instituto EM Data ouviu 1,1 mil eleitores entre o dia 27 e ontem. Nos votos válidos, quando são desconsiderados os 13% de indecisos ou que querem votar em branco e os 7% dispostos a anular o voto, a vantagem de Dilma aumenta: ela fica com 61%, e Serra, 39%. Os dois candidatos encerram a campanha hoje em BH. A petista dará ênfase ao fato de ter nascido na cidade. O tucano vem buscar impulso na popularidade do senador eleito Aécio Neves e do governador reeleito, Antonio Anastasia.

Foto legenda: Pé no chão
Em caminhada pró-Serra em São Paulo, o ex-presidente Fernando Henrique perdeu a sola de um dos sapatos, mas não o bom humor: "Assim que é bom, gastar sola de sapato", disse.

Foto legenda: De Ferrari
Em visita ao Salão Internacional do Automóvel, em São Paulo, o presidente Lula se sentou ao volante de carros de sonho. E afirmou que os brasileiros terão o melhor Natal dos últimos 10 anos. (Págs. 1, 3, 6 e 7)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Commercio

Manchete: Debate final morno

Dilma e Serra adotaram ar professoral no encontro de ontem, na Globo, visivelmente com medo de cometer um erro fatal de última hora, e esfriaram o debate. Único diferencial foi a presença de eleitores indecisos questionando os candidatos. (Pág. 1)

Trabalhador tem direito a sair para votar, sem desconto (Pág. 1)

Foto legenda: Campanha(Pág. 1)


------------------------------------------------------------------------------------

Zero Hora

Manchete: Obama denuncia plano de atentado terrorista

Dois pacotes suspeitos de conter explosivos embarcados do Iêmen para sinagogas em Chicago, interceptados em Dubai e na Grã-Bretanha, reacendem alerta. (Págs. 1 e 30)

Foto legenda: Eleições 2010 - O último debate

A partir de perguntas formuladas por eleitores, Serra e Dilma confrontaram propostas até a meia-noite de ontem na Rede Globo

As ideias que aproximam Dilma e Serra

Como será o fim de semana dos candidatos

Tire as suas dúvidas sobre a votação

(Págs. 1, 4, 5, 6, 14, 16, 17, Rosane de Oliveira/12, do leitor/2 e Editorial/18)

Ranking: Estado é o segundo mais inovador

Quase metade das indústrias criou novos produtos de 2006 e 2008, aponta IBGE. (Págs. 1 e 26)


Fonte: Radiobrás

Nenhum comentário:

Postar um comentário