sábado, 23 de outubro de 2010

Entidades de assistência social podem fechar por falta de repasse do GDF

Deu no Correioweb - Entidades de assistência social do Distrito Federal reclamam de atraso no pagamento dos convênios com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest). A presidente do Conselho de Entidades de Promoção de Assistência Social do DF, Karla Valadares, afirma que há cinco meses o repasse não é realizado e, por isso, os locais podem fechar as portas à comunidade.

Nesta quarta-feira (20/10), foi aprovado um valor de aproximadamente R$ 14 milhões pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) destinado a estas organizações. Segundo Karla, o próximo passo é a assinatura do governador Rogério Rosso. "Nós vamos paralisar as atividades caso não seja tomada uma atitude.Há duas semanas o projeto foi aprovado e ele (Rosso) negou, alegando que do total, faltavam remanejar R$ 3 milhões, que não poderia ser retirado de onde o projeto propunha", reclama.

De acordo com a assessoria de imprensa do governador, como o projeto foi aprovado esta semana pela CLDF, ainda não chegou oficialmente ao Governo do Distrito Federal (GDF). A assessoria garantiu que aprovar o orçamento suplementar para as entidades é uma das prioridades de Rosso, já que foi o Executivo que encaminhou o projeto à Casa. Segundo Karla, algumas entidades já paralisaram as atividades. "Se não recebermos o repasse, todas as entidades vão parar na próxima semana e faremos uma manifestação em frente ao Buriti", diz.

A creche Casa de Ismael convocou uma reunião com os pais para explicar os acontecimentos. O neto de Maria Helena Lima Datena, 42 anos, é beneficiado pela entidade. "Nós recebemos um convite para o encontro dizendo que o local vai fechar por falta de pagamento". A criança fica na creche de 7h30 às 17h15. "Se fechar, vou ter de procurar outro lugar, não tenho condições de pagar alguém, ganho salário mínimo e tenho sete filhos", conta a empregada doméstica, moradora de Águas Lindas. O presidente do lugar, Valdemar Martins da Silva, afirmou que o problema será exposto às famílias na ocasião.

A Sedest afirmou que algumas entidades estão com pagamento atrasado, mas que não é o caso da Casa de Ismael. Segundo o órgão, o repasse será feito assim que o governador sancionar a verba suplementar para as entidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário