quinta-feira, 14 de outubro de 2010

RESUMO DOS JORNAIS 14/10/2010

O Globo

Manchete: Eleições 2010: Dilma lançará 'Carta' contra o aborto e o casamento gay

'Não mandarei ao Congresso nenhuma legislação que impacte na religião'

Em encontro com pastores e parlamentares evangélicos, do qual participou Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, confirmou que assinará carta-compromisso contra o aborto e o casamento gay. Alegando que o Estado é laico, Dilma se comprometeu a não enviar ao Congresso projetos de impacto na religião: "Essa legislação não enviarei ao Congresso. Tanto a legalização da lei do aborto como todas as outras." Sobre o projeto de lei que pune a homofobia, Dilma condenou o preconceito, mas disse que não se pode criminalizar as igrejas e seus preceitos religiosos. (Págs. 1, 3 e editorial "Munição anti-Dilma e do próprio lulismo")

Ibope: diferença é de 6 pontos

Pesquisa do Ibope mostra disputa acirrada pela Presidência, com a petista Dilma Rousseff com seis pontos de vantagem sobre o tucano José Serra. Dilma tem hoje 49% dos votos, contra 43% de Serra. A margem de erro é de dois pontos. (Págs. 1 e 10)

PF pede mais prazo para investigar caso Erenice Guerra. (Págs. 1 e 13)

Merval Pereira

A julgar pela primeira pesquisa após-debate, o tom mais agressivo de Dilma não surtiu efeito. (Págs. 1 e 4)

PV e Marina devem optar por neutralidade. (Págs. 1 e 14)

Foto legenda: Dilma e Crivella no encontro de evangélicos: "O Estado será laico e não vai interferir nas questões religiosas". (Pág. 1)

Resgate rápido encerra pesadelo de 70 dias

Em operação bem-sucedida, 33 mineiros retornam a superfície e tem expostos dramas e alegrias da longa ausência

Numa explosão de alegria, com buzinaço, aplausos e gritos, chilenos receberam um a um os 33 mineiros que emergiam bem-dispostos de uma estreita cápsula, em viagens cada vez mais rápidas, encerrando um pesadelo de 70 dias a 622 metros de profundidade. A bem-sucedida operação levou 22 horas, menos tempo do que o previsto. Alçados à condição de heróis, os mineiros tiveram a privacidade exposta e dramas familiares vieram à tona, como o caso de Yonny Barrios, o enfermeiro improvisado no subterrâneo, que deixara duas mulheres na superfície. Foi recebido pela amante, depois de a mulher se recusar a acompanhar o resgate. Já a mulher de Ariel Ticona deu à luz uma menina, batizada de Esperanza. Esteban Rojas, o 18º a ser resgatado, foi pedido em casamento pela mulher, Yessica com quem já vive há 25 anos. Houve quem, já na superfície se ajoelhasse em agradecimento ou festejasse - com embaixadinhas. 0 chefe do grupo, Luis Urzua, foi o último a deixar a mina e comparado a um capitão pelo presidente Sebastian Piñera, que não arredou pé do resgate. (Págs. 1 e 32 a 35)

Miriam Leitão

Com o espetacular e bem-sucedido resgate dos 33 mineiros, o Chile prova, mais uma vez, que é um país que sabe administrar riscos. (Págs. 1 e 26)

Foto legenda: Luis Uurzua, chefe do grupo, o último mineiro a ser resgatado, numa operação acompanhada durante 22 horas por parentes dos 33 e muito festejada pelos chilenos: explosão de alegria põe fim a um drama com final feliz. (Pág. 1)

Foto Legenda: Luis Urzua, chefe do grupo, o último mineiro a ser resgatado, numa operação acompanhada durante 22 horas por parentes dos 33 e muito festejada pelos chilenos: explosão de alegria põe fim a um drama com final feliz

Dólar: governo quer conter especulação

Após subir o Imposto sobre Operações Financeiras (I0F), o governo quer aumentar a exigência para quem opera contratos futuros de câmbio e conter a valorização do real. (Págs. 1 e 25)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Presidente 40 Eleições 2010: Governo revê plano de Marina para Amazônia

Para a atual ministra do Meio Ambiente, há excesso de preservacionismo

O PAS (Plano Amazônia Sustentável), maior legado de Marina Silva no Ministério do Meio Ambiente, será revisto, relata Cláudio Angelo. A nova versão deverá incluir projetos de mineração, defesa e hidrelétricas.

A reforma do plano começou a ser debatida em seminário da SAE (Secretaria de Assuntos Estratégicos) justamente quando o PT tenta atrair os 20 milhões de eleitores da candidata do PV para o segundo turno.

O PAS foi elaborado por Marina por três anos. Ela costumava se referir ao plano como "filho". Quando decidiu lançá-lo, em 2008, o presidente Lula delegou a execução à SAE, e Marina decidiu deixar o ministério.

A ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente) criticou o excesso de "preservacionismo" na política ambiental. Segundo o ministro Samuel Pinheiro Guimarães, da SAE, faltam ao PAS metas concretas. (Págs. 1 e A4)

Lei florestal trava acordo PSDB-PV. (Págs. 1 e A6)

Chile conclui antes do previsto resgate dos 33 mineiros presos

O Chile concluiu às 21h55 de ontem o resgate dos 33 mineiros que estavam presos na mina San José, no deserto de Atacama (norte do país). Previa-se que a operação durasse 48 horas; ela acabou em 22 horas e meia.

Eles passaram 69 dias a 622 metros abaixo do solo, sob temperaturas acima de 38ºC e forte umidade.

O último resgatado foi Luis Urzúa, 54, chefe de turno dos operários. Exames mostram que todos saíram da mina em condições relativamente boas de saúde.

Foram detectados um caso de pneumonia, outros de problemas de pele e algumas infecções dentárias. Os mineiros foram removidos para o Hospital Regional de Copiapó, onde devem ficar até este sábado. (Págs. 1 e Mundo)

Marion Minerbo

Apesar da alegria, o mais difícil será voltar para casa (Págs. 1 e A20)

Lista de presentes para resgatados inclui viagens, vinho e striptease (Págs. 1 e A20)

Foto legenda: Luis Urzua, o último mineiro a sair, festeja o resgate ao lado do presidente chileno, Sebastián Piñera. (Pág. 1)

Foto legenda: Peixe na água

Vargas Llosa, Nobel de Literatura de 2010, conversa com jornalistas da Folha; Guimarães Rosa e Jorge Amado também mereciam o prêmio, disse. (Págs. 1 e A21)

Evangélico cobra que Dilma faça 'carta à nação'

Representantes de igrejas evangélicas cobraram que a candidata Dilma Rousseff (PT) apresente "carta à nação" com o compromisso de, se eleita, vetar a união homossexual e a adoção de crianças por pessoas do mesmo sexo. Ela afirmou estudar o assunto. (Págs. 1 e A12)

Contardo Calligaris: Eleição é pior momento para debater aborto

Uma eleição é o pior momento para debater qualquer questão que seja. As pessoas precisam ser "a favor" ou "contra". Ninguém argumenta. Cada um apenas reafirma abstratamente a sua identificação. (Págs. 1 e E16)

Serra afirma que mídia reproduz 'pauta petista'

O candidato do PSDB ao Planalto, José Serra, acusou a imprensa de reproduzir "pauta petista" e insinuou que o jornal "Valor Econômico" favorece Dilma Rousseff (PT). Serra não quis responder a perguntas sobre o ex-diretor da Dersa Paulo Vieira de Souza. (Págs. 1 e A8)


Editoriais

Leia "Debate mais claro", sobre ausência na campanha de temas cruciais para o Brasil; e "Ética e pesquisa", acerca da escassez de pesquisas clínicas no país. (Págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Dilma tem 6 pontos à frente de Serra

Pesquisa Ibope, a primeira após debate e início do horário eleitoral, indica que tucano herdou a maior parte dos votos de Marina

Pesquisa do Ibope para o Estado e a TV Globo, a primeira após o debate entre as presidenciáveis e a volta do horário eleitoral, mostra Dilma Rousseff (PT) com 49% das intenções de voto e José Serra com 43%. A petista aparece em primeiro graças aos eleitores do sexo masculino e de baixa renda e escolaridade, sobretudo os que vivem no Nordeste e no Norte/Centro-Oeste. Os indecisos são 3%. Levando-se em conta apenas as votos válidos (excluídos nulos, brancos e eleitores indecisos), Dilma lidera com 53%, contra 47% de Serra. No primeiro turno, a petista teve 46,9% dos votos válidos, contra 32,6% do tucano.

A evolução dos índices mostra que, desde o início do mês, Serra avançou mais, absorvendo a maior parte das eleitores de Marina Silva (PV), que teve 19,3% dos válidos. A pesquisa foi feita com 3.010 eleitores, e a margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos. (Págs. 1 e Nacional A4)

Petista atrai evangélicos

Para atrair o voto evangélico, a candidata Dilma Rousseff (PT) prometeu vetar itens polêmicos do Programa Nacional de Direitos Humanos, montado pelo próprio governo. Ela citou direito ao aborto e casamento gay. Mas, para o ministro Paulo Vannuchi (Diretos Humanos), o programa não muda. (Págs. 1 e Nacional Al4)

Resgate de mineiros dura menos que o previsto

O drama dos 33 mineiros chilenos soterrados há mais de dois meses estava perto do fim na noite de ontem, antes do prazo previsto pelo governo. "Estive com Deus e o diabo. Eu fiquei com Deus", disse Mario Sepúlveda, líder dos mineiros. (Págs. 1 e Internacional A19)

Vida nova: Após o drama, a recompensa

Os mineiros resgatados deixarão para trás a vida pobre. Se depender da solidariedade dos chilenos, o futuro deles e dos descendentes está garantido: além de ofertas de contratos, viagens e ajuda financeira, uma fundação foi aberta para financiar o estudo dos filhos. (Págs. 1 e Internacional A21)

Ação ajuda presidente

O presidente chileno, Sebastian Piñera, aproveitou cada segundo da bem-sucedida ação de resgate dos mineiros. Seu envolvimento no processo fez sua popularidade subir três pontos, para 57%, diz pesquisa. (Págs. 1 e Internacional A20)

Foto legenda: Salvo. Mario Gomez, de 63 anos, o mais velho dos mineiros isolados no Chile, festeja ao chegar a superfície. (Pág. 1)

Bancos que venderam ações da Petrobras são criticados

A Comissão de Valores Mobiliários informou que os bancos que participaram da capitalização da Petrobras poderiam ter divulgado relatórios sobre a oferta no período em que a operação estava aberta. Críticos dizem que Itaú e Morgan Stanley incorreram em conflito ético porque venderam ações aos investidores e, logo depois, indicaram se tratar de mau negócio. (Págs. 1 e Economia B1)

Decisão do STJ ameaça impedir prisão por lei seca

Uma decisão do Superior Tribunal de Justiça ameaça tornar sem efeito a prisão de alguém por dirigir embriagado. O STJ arquivou ação penal contra um motorista que se recusou a passar por exames após ter sido flagrado por policiais militares dirigindo na contramão e com sinais de embriaguez. (Págs. 1 e Cidades C1)


Dora Kramer: Maioria cativa

O governo elegeu maioria no Congresso. Mas, caso Serra vença, os partidos terão adaptação rápida. (Págs. 1 e Nacional A6)

Notas & Informações

A PDVSA e a fantasia petista

A Aliança Estratégica formalizada pelos presidentes Chávez e Lula combinou bolivarianismo e terceiro-mundismo requentado. Nada útil poderia resultar desse acasalamento. (Págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil

Manchete: PMs do interior insatisfeitos nas UPPs

Policiais reclamam das viagens cansativas

Cerca de 25% dos policiais militares lotados nas 12 Unidades de Polícia Pacificadora do Estado do Rio moram em cidades como Itaperuna, Três Rios, Volta Redonda e Barra Mansa. Alguns viajam seis horas para se apresentar ao serviço, e a insatisfação já não pode ser disfarçada. Aprovados em concursos recentes, eles reivindicam o direito de trabalhar em suas cidades. Na UPP do Salgueiro, todos os 138 policiais são do interior. (Págs. 1 e Rio, 6 e 7)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Manchete: 61% / 39%: Agnelo abre 22 pontos à frente de Weslian

A primeira pesquisa do Instituto CB Data para o segundo turno das eleições no DF aponta uma liderança com folga de Agnelo Queiroz (PT). O candidato tem 61% dos votos válidos, enquanto Weslian Roriz (PSC) alcança 39% da preferência do eleitorado. A análise dos números sugere que Agnelo herdou a maior parte dos votos concedidos a Toninho do PSol e Eduardo Brandão (PV) no primeiro turno. O levantamento CB Data foi realizado entre segunda-feira e ontem, com 1,1 mil eleitores entrevistados. (Págs. 1, 33 e 34)

Com votos de Marina, Serra ultrapassa Dilma no DF. (Págs. 1 e 2)


Foto legenda: Espetáculo chileno

Após 23 horas de trabalho ininterrupto, terminou o resgate dos 33 mineiros que ficaram mais de dois meses presos na mina San José, no norte do Chile. Luís Urzia, o último dos homens confinados a quase 700 metros de profundidade, chegou à superfície às 21h51. A operação, estimada em US$ 22 milhões, teve vários momentos emocionantes. Mário Gómez, 63 anos, o mais velho dos 33 mineiros, ajoelhou-se e agradeceu por sobreviver ao drama. (Págs. 1 e 26 a 28)

Saúde: HUB apura suspeita de superbactéria

O Hospital Universitário de Brasília investiga cinco casos suspeitos de contaminação pela bactéria KPC, que já matou 14 pessoas no Distrito Federal. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária reúne especialistas para definir estratégias de combate ao micro-organismo. (Págs. 1 e 39)

Funcionalismo: Servidor terá reembolso de plano de saúde

A partir de hoje, os servidores da União podem receber até R$ 129 de reembolso pela mensalidade paga a plano de saúde particular. O valor da indenização é referente a cada dependente. Sindicato da categoria vê avanço importante, mas considera teto muito baixo. (Págs. 1 e 20)

Fim da greve: Bancário volta a atender hoje após protesto

Depois de 15 dias de paralisação, os bancários retornam hoje ao trabalho. A categoria firmou um acordo que incluiu ganho real de 3,1% e aumento no piso salarial. O período de greve foi marcado por troca de acusações, confusão em agências e até ordem de prisão de sindicalista. (Págs. 1 e 18)

Sociedade: Solteira e independente nas finanças

É cada vez maior o número de mulheres que moram sozinhas e mantêm autonomia financeira, revela estudo baseado no Pnad. As brasileiras casadas, por sua vez, passaram a contribuir mais na renda do lar. Modelo tradicional familiar está em declínio no país. (Págs. 1 e 14)

Previdência à beira do caos

Aumento da expectativa de vida e queda na natalidade podem levar o sistema previdenciário ao colapso, alerta Ipea. (Págs. 1 e 18)

Esperança

Cientista brasileiro cria fórmula para "enganar" células cancerígenas com droga menos agressiva que a quimioterapia. (Págs. 1 e 31)

------------------------------------------------------------------------------------

Valor Econômico


Manchete: Guerra fiscal atinge também as importações

A guerra fiscal chegou às importações. 0 cruzamento de dois estudos diferentes mostra que 20 Estados e o Distrito Federal oferecem algum tipo de incentivo à importação com redução do ICMS. Em pelo menos 13 Estados, os benefícios concedidos não foram aprovados pelo Conselho de Política Fazendária (Confaz).

Levantamento da Secretaria de Comercio Exterior (Secex) mostra incentivos em 18 Estados. Alguns programas atingem somente a importação de bens de capital, mas outros beneficiam também o desembarque de insumos. Outro estudo, encomendado pelo Instituto Aço Brasil (IABr), mostra que as reduções ilegais de ICMS em 13 Estados usam desde postergação do imposto devido até financiamento de parte do tributo. (Págs. 1 e A3)

Foto legenda: Colheita de sinergias

A fusão entre o braço sucroalcooleiro da Louis Dreyfus com a Santelisa Vale completa um ano. Bruno Melcher, presidente da nova empresa, já computou o ganho de sinergia: R$ 189,9 milhões.(Págs. 1 e B14)

Mercado, tranquilo, avalia prós e contras de candidatos

A dinâmica da eleição presidencial mudou. O discurso do mercado também. O 2º turno não está afetando os preços dos ativos, mas inspira tanta atenção que banqueiros, gestores de recursos e economistas têm na ponta da língua virtudes e defeitos do candidato do PSDB, José Serra, já confrontados com os de sua adversária, Dilma Rousseff, do PT.(Págs. 1 e A14)

PMDB perde deputados e lideranças

O PMDB perdeu para o PT o status de maior partido da Câmara e não terá na bancada pelo menos cinco dos deputados que o comandaram nas últimas legislaturas - Eliseu Padilha (RS), Eunício Oliveira (CE), Geddel Lima (BA), Jader Barbalho (PA) e Michel Temer (SP). Criou-se um vácuo que terá de ser ocupado por novos quadros apoiados em padrinhos políticos.(Págs. 1 e A14)

Companhias retomam oferta de ações

A empresa de assessoria imobiliária Lopes e a petroleira pré-operacional HRT devem ser as próximas a captar recursos no mercado de capitais brasileiro, com possibilidade de levantar até R$ 3,2 bilhões já na semana que vem. Há a perspectiva de que mais uma dezena de empresas possa tentar acessar o mercado até o fim do ano ou em janeiro, a maioria delas para abertura de capital. Segundo Sérgio Spinelli, sócio do escritório Mattos Filho Advogados, companhias de infraestrutura, logística e consumo devem preponderar entre as que tentarão captar recursos. (Págs. 1 e D9)

EUA aumentam o uso de etanol em combustíveis

O governo Barack Obama abriu ontem as portas para ampliação do uso do etanol em combustíveis, um gesto recebido com entusiasmo contido por grupos agropecuários e com hostilidade pelos setores de petróleo, produção de veículos e alimentos. Os preços do milho já estão tão altos, pela forte demanda e oferta muito apertada, que as empresa de alimentos e criadores de animais não querem ver mais nenhum aumento do apetite da indústria de etanol, que consumirá 37% da colheita atual do grão. (Págs. 1 e B14)

Importação mudará siderurgia

Relatório do Goldman Sachs aponta que crescimento das importações de aço forçará mudanças estruturais do setor no Brasil, com mudanças na fixação de preços, especialização e consolidação de ativos. (Págs. 1 e B9)

Independência suspende abates

Em recuperação judicial desde 2009 e com dificuldade para comprar animais, seja pelo receio dos fornecedores ou pela oferta reduzida, o frigorífico Independência informou ontem a suspensão das atividades. (Págs. 1 e B11)

Subsídio deve adiar Rússia na OMC

Negociadores russos já admitem adiar a entrada do país na OMC para 2012, em vista da insistência de Moscou em manter uma política agressiva de subsídios agrícolas. (Págs. 1 e B11)

Previdência privada

Após anos crescendo na casa dos dois dígitos, captação da previdência privada mostra ritmo menor de expansão em 2010. E a preferência do investidor tem sido as carteiras de renda fixa. (Págs. 1 e D1)

OAB reage à procuração pública

A OAB pretende ir à Justiça contra a MP 507 que prevê punições à violação de sigilo fiscal. A Receita tem exigido procuração pública dos advogados para atuarem em processos administrativos. (Págs. 1 e E1)

Ideias

Ribamar Oliveira

Proposta orçamentária para 2011 reduz receita com royalties do petróleo e exploração de recursos minerais. (Págs. 1 e A2)

Ideias

Maria Inês Nassif

DEM caminha para a fusão com um partido maior independentemente dos resultados das eleições presidenciais. (Págs. 1 e A8)

------------------------------------------------------------------------------------

Estado de Minas

Manchete: Eleições 2010: Serra e Dilma brigam por prefeitos em Minas

De olho nos votos do segundo colégio eleitoral do país, tucano e petista vão travar uma batalha pelo apoio do maior número possível dos 853 prefeitos do estado. Amparado pela popularidade do ex-governador e senador eleito Aécio Neves, José Serra espera reunir cerca de 400 num encontro hoje em BH. Dilma Rousseff pretende atrair o mesmo número de prefeitos no sábado, quando fará campanha na capital mineira em companhia do presidente Lula. (Págs. 1 e 3 a 8)

Foto legenda: Da escuridão para a história

Líder dos 33 operários que ficaram presos numa mina no Chile desde 5 de agosto, Luis Urzúa Iribarra foi o último a ser retirado, por volta das 22h de ontem. Ao sair da cápsula de salvamento, abraçou o filho. A operação foi acompanhada com expectativa em todo o planeta e comemorada como final de Copa do Mundo no país. (Págs. 1 e 18 a 21)

BRs do estado vão ganhar 421 radares

A cada 15 quilômetros, motoristas serão vigiados por equipamento de controle de velocidade, além de detectores de avanço de sinal e de faixas de pedestres. (Págs. 1 e 23)

Previdência: Idade para a aposentadoria pode aumentar

Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) diz que envelhecimento da população forçará mudanças na lei. (Págs. 1 e 13)

Câncer de útero: Brasileiro testa droga que evita quimioterapia

Pesquisador, que trabalha na Inglaterra, está testando um inibidor da enzima responsável pela reprodução das células tumorais. (Págs. 1 e 22)

Memória preservada

Iniciativas do IEPHA e escola Guignard são premiadas. (Págs. 1 e 28)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Commercio

Manchete: Resgate para a história

À 0h11 de hoje, Florencio Ávalos, de 31 anos, foi o primeiro resgatado após 69 dias soterrado com outros 32 colegas numa mina, no Chile. (Pág. 1)

Foto legenda: Emoção

Eleição (Pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

Zero Hora

Manchete: Estamos bien en el refugio los 33

Mineiros que avisaram ao mundo por bilhete que estavam vivos agora estão todos salvos.

Ao resgatar o 33º mineiro – Luis Urzúa, de óculos na foto –, o Chile completa com sucesso uma operação que impressionou por sua precisão e planejamento e emocionou o mundo.

Qual será o futuro dos mineiros.

Resgate fortalece Piñera. (Págs. 1, 4 a 14 E Editorial, 26)

Eleições 2010: Pesquisa Ibope

Dilma seis pontos à frente de Serra. (Págs. 1, 20 e 24)


Fonte: Radiobrás

Nenhum comentário:

Postar um comentário