sábado, 23 de outubro de 2010

Creche ensina pais a cultivar horta e mudar a alimentação

Deu no Tribuna do Brasil - Em parceria com a Emater, projeto capacitou 21 pessoas

Sulamita Rosa

Para conscientizar a importância do cultivo e influenciar o consumo de alimentos naturais, a creche Recanto Feliz, localizada no Recanto das Emas, colocou em prática, ontem, o Projeto Horta na Creche. Em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), a atividade capacitou 21 pais e mães para a produção de canteiros naturais.

O técnico da Emater Zilson Vinhal conta que o projeto teve inicio na quinta-feira (21) com aulas teóricas. Já a parte prática foi realizada na horta da creche Recanto Feliz, onde as crianças cultivam alface, couve, repolho, cebolinha, tomate, batata doce, entre outras hortaliças e verduras. “Hoje os participantes aprenderam na prática a produção de canteiro, como semear, adubar, sobre irrigação, combate a pragas, entre outras técnicas de plantio”, explicou Vinhal. Segundo ele, os participantes saíram do treinamento preparados para criar a horta em casa. “A ideia é essa. Incentivar a produção em casa e a mudança dos maus hábitos alimentares para hábitos saudáveis”, afirmou o técnico, acrescentando que o cultivo da horta na creche incentiva também a alimentação das crianças. “Eles veem a planta crescendo e o que produzem, por isso é mais fácil consumirem”, disse.

Durante a atividade, os participantes ganharam um kit de materiais para plantio. A bolsa reciclável traz ferramentas, sementes variadas, uma pequena quantidade de adubo, uma camiseta e um boné do programa.

O pai do pequeno Cauã de cinco anos, Nilson Café, 52 anos, foi um dos únicos homens que participou do projeto. “Sempre gostei de plantar, agora vou poder fazer na chácara uma horta do jeito correto”, revelou. A coordenadora pedagógica, Maria Lusia Silva, conta que o projeto começou dentro da sala de aula e o resultado foi construção da horta, com 35 canteiros de dois metros cada. “Em parceria com a Emater desenvolvemos o projeto e criamos a horta. As crianças que cuidam dos canteiros, e cada turma é responsável por um canteiro. Eles molham, limpam e colhem as plantas, que vão direto para a refeição. A atividade é considerada a melhor pelas crianças. Elas nem rejeitam mais a salada, aprenderam a mudar o hábito alimentar”, afirmou a coordenadora.

A Emater também doou 50 mudas de plantas nativas e 20 frutíferas que fazem parte do jardim. “Na creche também temos plantas medicinais que são utilizadas para fazer chá, como o capim santo e hortelã”, completou a coordenadora de ações, Joana Amorim.

A creche Recanto Feliz localizada na Chácara 02, quadra 103, Avenida Vargem da Benção, existe há 16 anos e abriga cerca de 314 alunos de um ano e seis meses a seis anos. Na creche, as crianças têm acompanhamento pedagógico, de saúde, psicológico, assistência social, nutricional, entre outros. Os pequenos também desenvolvem diversas atividades educacionais. As vagas da creche são estabelecidas pelos Centros de Referencia da Assistência Social (CRAS), da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest). Pelos pais, o local é considerado como segunda casa. “E uma ajuda muito importante para a gente, não tenho do que reclamar”, declarou Sergia Cardoso, 42 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário