sábado, 2 de outubro de 2010

Deu no Correioweb - Weslian Roriz tem registro de candidatura aceito pelo TRE-DF

Ana Elisa Santana

Publicação: 02/10/2010 11:34 Atualização: 02/10/2010 11:51

Com quatro votos a favor e três contra, Weslian Roriz (PSC) teve o registro de candidatura ao Governo do Distrito Federal aprovado pelo Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF). O resultado final do julgamento ficou a cargo do presidente do TRE-DF, João Mariosi. Após parecer contrário do Ministério Público Eleitoral, o placar entre os seis magistrados no plenário da Corte ficou em 3x3.

Depois do voto do relator do caso, Luciano Vasconcellos, os magistrados Hilton Queiroz, Souza e Ávila votaram a favor do registro da substituta de Joaquim Roriz na coligação Esperança Renovada. Logo após, no entanto, Josaphá Francisco votou contra Weslian. Ele citou citou o principio da conta e risco da coligação, acompanhando o voto do relator, que afirmou ao início do julgamento que uma substituição na chapa deveria ter ocorrido antes: "indeferido registro de Roriz, ou ele recorria ou substituia. Se recorreu, o fez por conta e risco".

O magistrado Mário Machado também votou contra a candidatura da esposa do ex-governador, argumentando que "Roriz declarou que governará na retaguarda dela". No entanto, Evandro Pertence, o último a opinar, se posicionou a favor do registro de Weslian Roriz.

Participaram do julgamento os sete magistrados do TRE-DF. Antes da leitura do relatório, o procurador Renato Brill defendeu o parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE) pelo indeferimento do registro de Weslian: "Essa substituição trata-se de um engodo para a Justiça Eleitoral. Nunca houve renúncia de registro, porque Roriz não tinha registro".

Com informações de Lilian Tahan

Nenhum comentário:

Postar um comentário