domingo, 18 de abril de 2010

RESUMO DOS JORNAIS 18/04/2010

O Globo

Manchete: PF já rastreia dinheiro sujo para caixa 2 nas eleições
Alvo principal são máfias de caça-níqueis, tráfico e madeireiras
As autoridades federais encarregadas de fiscalizar o processo eleitoral já detectaram indícios de que organizações criminosas, como a máfia dos caça-níqueis, estão se articulando para financiar políticos comprometidos com a legalização do jogo. Para coibir o caixa dois e o financiamento de campanhas com dinheiro sujo, como o proveniente do narcotráfico e de desmatamento ilegal, a Polícia Federal e a Justiça Eleitoral vão monitorar a ação desses grupos na campanha. Dados preliminares indicam que até uma facção criminosa de São Paulo pretende financiar a eleição de candidatos. Outra fonte de preocupação para as autoridades é a movimentação de gráficas e empresas de informática. O novo presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, que controlará a disputa eleitoral, busca acordo para utilizar um software, já uado pela PF, para rastrear e impedir a lavagem de dinheiro. (págs. 1 e 3)

Datafolha: Serra está 10 pontos à frente de Dilma
Datafolha mostra o pré-candidato do PSDB, José Serra, com 38% das intenções de voto contra 28% de Dilma Rousseff (PT) na corrida presidencial Marina fica em terceiro lugar. (págs. 1 e 10)

Hidrelétricas têm data para acabar: 2025
A expansão do país e a demanda cada vez maior por energia farão com que todo o potencial hídrico do país seja explorado em até 15 anos. (págs. 1 e 25)
------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo

Manchete: Renda no Brasil volta a subir no ritmo pré-crise
Melhora está mais ligada ao rendimento do trabalho do que a programas como o Bolsa Família, diz analista
No ano eleitoral de 2010, o aumento da renda no Brasil retomou os níveis anteriores à crise de 2009, e o poder de compra das famílias atingiu o maior patamar em uma década e meia. Além disso, a proporção de brasileiros abaixo da linha da miséria caiu 43% em 15 anos. Estima-se que o país tenha hoje 30 milhões de miseráveis sobrevivendo com R$ 137 ao mês. Para especialistas, porém, ele seriam mais de 50 milhões se a velocidade de diminuição da pobreza não tivesse se acelerado nos últimos sete anos. "A melhora hoje é muito mais sustentável, pois está apoiada mais na renda do trabalho", afirma Marcelo Neri, da FGV. Na média da década, esse fator explica 67% da redução da desigualdade; o Bolsa Família responde por só 17%. (págs. 1 e A13)

Classe C agora compra mais supérfluos e itens saudáveis
A classe C tem incluído mais supérfluos nas compras. Segundo a Nielsen, mais famílias têm adquirido itens como sopas instantâneas, fraldas descartáveis, água mineral e chás, produtos que economizam tempo de trabalho em casa ou itens, que transmitem a ideia de vida saudável. Em 2009, o valor em consumo da classe C cresceu 17%, calculou a Kantar Worldpanel. (págs. 1 e B7)

Serra e Dilma levam disputa para o Twitter
Levantamento feito a pedido da Folha mostra que a disputa entre PSDB e PT no microblog Twitter apresenta números favoráveis para os dois lados. José Serra lidera em total de seguidores, com mais de 200 mil. Dilma Rousseff, que passou dos 27 mil, recebe mais mensagens positivas. (págs. 1 e A15)
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo

Manchete: Consumo cresce em ritmo chinês e pressiona juros
Expansão da demanda doméstica já supera 10% ao ano e investimento ainda é insuficiente para conter inflação
Estimulada pelo consumo das famílias e pelos investimentos, a demanda no Brasil surpreende e cresce em ritmo chinês. Muitas consultorias revisaram de 5% a 5,5% para até 7% a projeção de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) em 2010. Segundo estudo do economista-chefe do Santander Brasil, Alexandre Schwartsman, a demanda no Brasil já avançava 10,5% ao ano, no final de 2009. Na China, o crescimento era de 13,1% no primeiro trimestre. Os investimentos devem crescer 18% a 19% em 2010. Mas analistas alertam que serão insuficientes para reduzir a pressão inflacionária de curto prazo. "Neste momento, investimento é mais demanda", diz o economista-chefe da MB Associados, Sérgio Vale. Com isso, há quem projete uma alta de juro de até 1 ponto na reunião de abril do Copom. (pág. 1, Economia e págs. B1 e B3)

Serra tem 10 pontos de vantagem sobre Dilma
Pesquisa Datafolha feita nos dias 15 e 16 de abril mostra José Serra com 38% das intenções de voto, à frente da petista Dilma Rousseff, com 28%. Marina Silva, do PV, tem 10% e Ciro Gomes, do PSB, 9%. Em relação à sondagem anterior do Datafolha, em março, Serra e Dilma oscilaram para cima, dentro da margem de erra. (pág. 1, Nacional e pág. A8)

Por ora, Marina faz campanha só para seus fãs
O ritmo da pré-campanha presidencial de Marina Silva (PV) é puxado, com encontros em todo o País. Desconhecida por mais de 40% do eleitorado, ela se desdobra para atender compromissos diários - mas, por ora, tem privilegiado seus fãs, relata Flávia Tavares. (pág. 1, Nacional e pág. A4)

Sem apoio e magoado, Ciro se isola
Magoado com o presidente Lula e na iminência de o PSB negar-lhe a candidatura presidencial, Ciro Gomes se isolou. Há 20 dias, ele não é visto por seus correligionários, informa Eugênia Lopes. No Planalto, ninguém sabe o que fazer com o caso Ciro. (pág. 1, Nacional e pág. A6)
------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Brasil

Manchete: País pronto para se ver em 3D
Televisores que reproduzem imagens em três dimensões (3D) começam a ser vendidos no Brasil em maio. E a expectativa do comércio é de incremento das vendas do setor em até 10% com a chegada da tecnologia. Cerca de 11 milhões de aparelhos serão produzidos no país até o fim de 2010, 25% a mais que ano passado, de acordo com a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros). Até o fim do ano, 10% dos brasileiros já terão a tecnologia 3D em suas casas, e até 2015, mais de 80%. (pág. 1, Economia e págs. E4 e E5)

Um ministro em defesa da Justiça
Prestes a completar o mandato como presidente do STF, o ministro Gilmar Mendes consolida a fama de polêmico. em entrevista ao JB, ele diz ter defendido o Judiciário de "crítica e chacota". (pág. 1, País e págs. A14 e A15)
------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense

Manchete: Como Rosso virou governador do DF
Com 13 votos, o necessário para decretar a vitória no primeiro turno da eleição indireta para governador do DF, Rogério Rosso venceu o pleito que durou mais de três horas, desbancando o favoritismo em torno da chapa encabeçada por Wilson Lima, governador em exercício. A vitória de Rosso começou a ser costurada silenciosamente às vésperas do pleito quando vários deputados distritais que apoiavam a continuidade de Wilson Lima aderiram à campanha do peemedebista. Houve transferência de votos até o último minuto. Rogério Rosso e Invelise Longhi governam o DF até 31 de dezembro. A posse será amanhã às 10h, no Plenário da Câmara Legislativa, em solenidade aberta apenas para autoridades, convidados e imprensa. O governador eleito foi secretário de Desenvolvimento Econômico e administrador de Ceilândia no último governo Joaquim Roriz e, na gestão de Arruda, presidiu a Codeplan. No começo da sessão de votação, policiais entraram em conflito com manifestantes que queriam ocupar as galerias. Dois PMs, um segurança da Câmara e quatro estudantes saíram feridos após a ação de repressão policial criticada pelos presentes. (págs. 1, 29 a 31)

Servidor terá gratificação monitorada
O funcionário público que não cumprir metas de produtividade perderá os adicionais no contracheque. Para ter direito ao extra, o servidor terá de ser bem avaliado pela chefia. A medida é inédita no funcionalismo público e deve atingir mais de 200 mil pessoas. (págs. 1 e 19)

Invasões prejudica o agronegócio
Bancada ruralista no Congresso reage à proposição do polêmico Plano Nacional dos Direitos Humanos, que prevê mediação de conflito entre invasores de terra e proprietários. Especialistas apontam que medida pode prejudicar a agropecuária no país, setor responsável por 23% do PIB. (págs. 1 e 12)

Deputados de Minas abusam de notas frias. (págs. 1, 8 a 10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário