terça-feira, 13 de abril de 2010

RESUMO DOS JORNAIS 13/04/2010

13 de abril de 2010



O Globo



Manchete: Floresta da Tijuca e Cristo são interditados sem prazo
Removidos de áreas de risco terão aluguel até conjunto ser construído

Uma das sete novas maravilhas do mundo moderno, o monumento do Cristo Redentor está isolado - assim como todo o Parque Nacional da Tijuca, uma das maiores florestas urbanas do mundo. Ao longo dos 42km de estradas que dão acesso à Floresta da Tijuca e ao Corcovado, ocorreram pelo menos 283 deslizamentos de terra, pedras e árvores devido às chuvas. As quedas de barreira atingiram também os trilhos do Trem do Corcovado, que está parado. Não há prazo para à reabertura da visitação ao monumento. Os trabalhos de reforma da estátua foram suspensos. As famílias removidas das áreas de risco no Rio receberão aluguel social e depois irão para o conjunto habitacional a ser construído no terreno do antigo presídio da Frei Caneca, no Estácio. (págs. 1 e 14 a 17)

Ônibus, o tormento do dia
O Rio viveu ontem novo dia de confusão no trânsito. Desta vez, o motivo foi uma greve-surpresa de rodoviários, que afetou 90% (cerca de 1.800 ônibus) da frota de oito das 11 empresas da Zona Oeste. A greve foi considerada ilegal pelo TRT. (págs. 1 e 20)

Foto legenda: Um dos 283 deslizamentos de terra em virtude das chuvas: pela primeira vez desde 1931, o monumento do Cristo Redentor, no alto do Corcovado, ficou isolado

Arruda sai da prisão 60 dias depois
Ex-governador deixa a Polícia Federal beneficiado por decisão do Superior Tribunal de Justiça
Sem mandato, sem partido, sem imunidade e sem foro privilegiado, o ex-deputado, ex-senador e ex-governador José Roberto Arruda foi solto ontem, por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), após 60 dias preso na Polícia Federal de Brasília. Acusado de chefiar o esquema de corrupção no governo do Distrito Federal, conhecido como mensalão do DEM, ele foi para a prisão por tentar subornar uma testemunha. Mas a maioria dos ministros do STJ concluiu que ele não pode mais prejudicar a investigação. (págs. 1 e 12)

Foto legenda: Ao lado da mulher, Flávia, o ex-governador Arruda deixa a Policia Federal, onde estava preso desde o carnaval

Irã: China cede a Obama e isola Brasil
Ausente na Cúpula sobre Segurança Nuclear, em Washington, o Irã foi o tema principal das reuniões paralelas, nas quais o presidente Barack Obama conseguiu o apoio da China para impor sanções a Teerã. A decisão isola o Brasil, favorável às negociações com o país. Já a Ucrânia anunciou que eliminará seu estoque de urânio enriquecido. (págs. 1 e 28)

Dilma agora cria atritos no Ceará
Nem uma semana após a polêmica viagem a Minas Gerais, a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, causou uma crise com aliados do pré-candidato do PSB, Ciro Gomes, ao visitar o Ceará sem sequer convidá-lo. (págs. 1 e 3)

Crime em GO põe em xeque benefício penal
A Justiça do DF informou que "as cautelas necessárias" foram tomadas para dar liberdade condicional a Adimar Jesus da Silva, que, após sair da prisão, matou seis jovens. Parentes das vítimas vão processar o Estado. (págs. 1 e 12)
------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo



Manchete: Homossexualismo tem laço com pedofilia, diz Vaticano
Igreja passa a recomendar explicitamente que casos sejam levados à Justiça
Em reação a acusações de pedofilia, o Vaticano divulgou diretrizes internas nas quais recomenda denúncia à Justiça, e seu número 2 afirmou que o comportamento não está ligado ao celibato, e sim ao homossexualismo.

"Muitos psiquiatras mostraram que não há laço entre celibato e pedofilia, mas muitos outros demonstraram conexão entre homossexualidade e pedofilia", disse Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano.

Após relatório da Igreja Católica na Irlanda, em 2009, apontar abusos de 15 mil crianças entre os anos 30 e 90, novas denúncias surgiram na Europa e nos EUA. Para teólogos, o celibato exacerba o problema

Em seu site, a Santa Sé passou a recomendar explicitamente que casos com suspeitas fundamentadas de pedofilia sejam levados aos tribunais civis, além de ser submetidos a investigação da própria igreja. (págs. 1 e A14)

Foto legenda: Dois meses depois
Ao lado da mulher, Flávia, o ex-governador do DF José Roberto Arruda (sem partido) deixa a prisão da Polícia Federal; por 8 a 5, o STJ decidiu libertá-la por entender que ele não tem mais 'poder' para atrapalhar investigações sobre o mensalão do DEM (págs. 1 e A12)

Dilma nega ter criticado exilados e aponta 'má-fé'
A pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, disse ter sido vítima da "má-fé" na interpretação de seu discurso no sábado, em São Bernardo, em que afirmou: ''Eu não fujo da situação quando ela fica difícil. Eu não tenho medo da luta".

A fala foi vista corno crítica ao pré-candidato tucano José Serra, que se exilou no Chile durante a ditadura. "Grandes amigos meus só tiveram uma saída, se exilar", escreveu Dilma no Twitter. Para Serra, a petista cometeu um "escorregão". (págs. 1 e A8)

Produtores de cana acusam usinas de cartel
Plantadores de cana das regiões de Jaú e Araçatuba (SP) acusam as usinas de práticas de cartel, como dividir áreas de plantio no Estado em "quintais" e impedir que o produtor venda para mais de uma usina, relatam Fátima Fernandes e Claudia Rolli. A associação das usinas nega. (págs. 1 e B1)

Foto legenda: Aberto para reformas
O engenheiro João Virgílio Merighi examina a pista no trecho sul do Rodoanel, inaugurado há menos de duas semanas; nos próximos dias, 2 km da obra já deverão ser reformados (págs. 1 e C10)

Cúpula reforça solidez do diálogo do grupo Bric
Dmitri Medvidev
A cúpula dos paises que formam o Bric nesta semana é um fórum que ganhou alto prestígio. Estou convencido de que a cooperação entre os nossos paises tem um grande futuro. (págs. 1 e B6)

Dmitri Medvedev é presidente da Rússia
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo



Manchete: Brasil desafia pressões e garante crédito ao Irã
Acordo de financiamento para exportações do País a Teerã deve ser fechado na visita de Lula, em maio
Em meio a pressões americanas para isolar o governo de Teerã, Brasil e Irã decidiram abrir linhas de crédito entre os dois países que financiem exportações brasileiras aos iranianos, relara o correspondente em Genebra, Jamil Chade. O entendimento foi negociado pelo ministro Miguel Jorge (Desenvolvimento) em visita a Teerã, com 80 empresários brasileiros, e deve ser assinado na viagem do presidente Lula ao Irã, em maio. Parte das exportações brasileiras para o Irã sai como venda para os Emirados Árabes e de lá é enviada a Teerã, reduzindo a visibilidade das empresas que negociam com os iranianos. (págs. 1 e Internacional A14)

China aceita negociar sanções
A China concordou em discutir sanções contra o Irã por causa de seu programa nuclear. A mudança ocorreu na cúpula de segurança nuclear, nos EUA. (págs. 1 e Internacional A13)

Arruda é solto após 2 meses
Depois de passar dois meses detido na Polícia Federal, o ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda deixou a cadeia ontem, depois que o Superior Tribunal de Justiça revogou a prisão preventiva. Por 8 votos a 5, o STJ entendeu que Arruda não tinha mais como influir nas investigações sobre o "mensalão do DEM". O ex-governador não deu declarações ontem. Seu advogado afirmou que ele agora vai "reorganizar sua existência". (págs. 1 e Nacional A4)

Foto legenda: Livre. O ex-governador José Roberto Arruda deixa a PF ao lado de sua mulher, Flávia: a investigação continua

Pão de Açúcar e Casas Bahia se desentendem
A união da Casas Bahia com o Pão de Açúcar, um dos maiores negócios da década, estava ameaçada ontem à noite, informa o repórter David Friedlander. Passados cinco meses, não houve acordo em tomo de itens decisivos, como valores envolvidos, governança da nova empresa e estrutura de comando. Profissionais que acompanham a negociação do lado da família Klein, da Casas Bahia, diziam que o negócio corria até mesmo o risco de ser desfeito. Oficialmente, nenhum dos lados quis se manifestar. (págs. 1 e Economia B11)

Investimento da indústria crescerá 26%
Pesquisa da Fiesp com 1.232 empresas de todo o País indica que a indústria de transformação vai investir no ano R$ 151,9 bilhões. O valor é 26,4% maior que os R$ 120,2 bilhões de 2009. (págs. 1 e Economia B1 e B3)

Foto legenda: A vida, como num filme
Em Brasília, o diretor de Avatar, James Cameron, junta-se a índios contra a usina de Belo Monte, no Pará. (págs. 1 e Economia B4)

Vaticano quer levar pedófilos à Justiça civil
Documento do Vaticano prevê que qualquer denúncia de abuso sexual contra menor por padre deve ser investigada pela diocese. Se a denúncia for verídica, o caso deve ser levado às autoridades civis. (págs. 1 e Vida A17)

Governo será parceiro da Oi na banda larga (págs. 1 e Economia B12)



Em SP, 17 mil pessoas vivem sobre lixões (págs. 1 e Cidades C1 e C3)

Arnaldo Jabor: Marcha à ré
Lula é um "reality show” permanente, em lua de mel consigo mesmo. (págs. 1 e Caderno 2 D10)

Visão Global: Mensagem de esperança
Apesar de ter perdido parte de sua liderança, a Polônia continuou a funcionar com dignidade constitucional, escreve Timothy Garron Ash. (págs. 1 e Internacional A14)

Notas & Informações: A resposta ao 'nós e eles'
O ato de lançamento de Serra foi o passo que de há muito os tucanos não conseguiam dar. (págs. 1 e A3)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Brasil



Manchete: Cidade ganhou 279 favelas com Cesar
Em oito anos de administração Cesar Maia na preteitura, o Rio assistiu à expansão acelerada das construções irregulares e sem controle urbanístico. Foram 279 novas comunidades, a maioria em áreas de risco, levando o total a 1.020, segundo O IBGE. O crescimento fui inversamente proporcional ao investimento em prevenção, contenção e remoção: nos dois últimos mos de mandato, o então prefeito do DEM investiu R$ 6 milhões em obras. O atual, Eduardo Paes, tem previsão de aplicar R$ 17 milhões nos primeiros dois anos. (págs. 1 e Cidade A7)

Aplicação errada leva progressão a debate
O caso do pedófilo que matou seis jovens em Goiás após receber liberdade condicional repercutiu no meio jurídico. A maioria defende a manutenção do sistema de progressão de pena, mas critica a forma de aplicação do benefício. A jurisprudência usada pelo STF baseia-se em decisão de 2006, quando foi concedido habeas corpus a um condenado por atentado ao pudor contra três crianças, que requereu a pena para regime mais brando. (págs. 1 e Tema do dia A2 e A3)

STJ liberta Arruda após dois meses (págs. 1 e País A4)

Ucrânia desiste de poder nuclear
A decisão da Ucrânia de se desfazer de suas reservas de urânio enriquecido até 2012 foi a primeira vitória dos EUA em sua cúpula sobre segurança nuclear. O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, considerou o encontro "uma humilhação para a humanidade". (págs. 1 e Internacional A21)

Ética médica sob novas regras
Após duas décadas sem atualização, entra em vigor hoje o novo Código de Ética Médica, com regras que buscam melhora o relacionamento entre profissionais e pacientes. O novo texto aborda desde a letra ilegível dos médicos até a falta em plantões. (págs. 1 e Vida, Saúde & Ciência A24)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense



Manchete: Justiça solta Arruda
Mais magro e de barba, o ex-governador José Roberto Arruda deixou ontem a Superintendência da Polícia Federal (PF), às 17h20, e foi para a sua casa no Setor de Mansões Park Way, após 61 dias de prisão. No início da tarde, por oito votos a cinco, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu revogar a detenção de Arruda por obstrução da Justiça — ele foi acusado de tentar subornar uma das testemunhas no inquérito da Operação Caixa de Pandora — por entender que não há mais condições de o ex-chefe do Executivo local interferir nas investigações. Ao revogar o decreto da prisão, o STJ também libertou outros cinco denunciados pelo suposto crime de suborno, que estavam detidos no Complexo da Papuda. (págs. 1, 23 e 24)

Mensalão: Lula admite que sabia
Presidente diz em documento ao STF, obtido pelo Correio, que foi informado do esquema em 2005 por Roberto Jefferson (págs. 1 e 2)

Laudo mostra que Adimar era sádico e violento
Um exame criminológico assinado por três psicólogos, em maio de 2008, a pedido da Vara de Execuções Criminais, revelou um perfil assustador de Adimar de Jesus da Silva, 40 anos, o homem que é acusado de matar seis jovens em Luziânia (GO). À época, o detento que cumpria pena na Papuda por crimes sexuais contra menores foi considerado perigoso e apresentava sinais de sadismo: “Uma perversão em que a busca de prazer se efetua através do sofrimento do outro”, apontava o documento. Havia também indícios que favoreciam a prática de delitos sexuais, além de apresentar transtornos psicopatológicos. Um ano e sete meses depois, o pedreiro ganhou a liberdade, amparado por novos relatórios de bom comportamento e estabilidade mental. (págs. 1 e 28)

Assassino frio e confuso
Em entrevista exclusiva ao Correio, Adimar de Jesus teve dificuldades para manter a coerência sobre a história dos crimes. Só chorou quando se lembrou da família. (págs. 1 e 26)

Pedreiro agiu sozinho, diz PF
Polícia Federal também acredita que o suspeito não teve ajuda de outras pessoas nos assassinatos e na ocultação dos cadáveres. Ele não reagiu à prisão, feita por 20 policiais. (págs. 1 e 27)

Seis famílias destruídas
A incerteza sobre o destino dos filhos se transformou em desespero para as mães do Parque Estrela Dalva. O bairro ainda se surpreende com o desfecho trágico do caso. (págs. 1, 30 e 31)

Metrô tomba e sai dos trilhos
Dois vagões descarrilam entre duas estações de Ceilândia. Ninguém se feriu, mas trecho ficou interditado durante todo o dia. (págs. 1 e 33)

Cameron vai à luta contra Belo Monte
Em Brasília, diretor de Avatar afirma que fará documentários sobre índios que vivem às margens do Xingu para protestar contra construção de usina hidrelétrica na região. (págs. 1 e 11)
------------------------------------------------------------------------------------
Valor Econômico



Manchete: Pão de Açúcar e Casas Bahia reveem fusão
A fusão anunciada há quatro meses pelos então sorridentes empresários Abilio Diniz, do grupo Pão de Açúcar, e Michael Klein, da Casas Bahia, que criou o maior grupo varejista do país, está sendo renegociada. Um dos pontos que a Casas Bahia quer rever é o prazo existente no acordo para que os Klein possam vender a sua participação na empresa criada com a fusão dos ativos.

Pelo acordo de acionistas, os Klein ficam impedidos de vender as ações da nova empresa pelo período de um ano. Dentro de 12 a 48 meses, eles poderão vender 29% dos papéis que possuem. Entre 49 e 72 meses, a fatia disponível para negociação sobe para 49% e apenas a partir do 73º mês, ou seja, a partir de 2016, todos os papéis ficam desbloqueados. A questão é que eles querem se desfazer de uma parcela maior das ações num prazo mais curto. (págs. 1 e B1)

Foto legenda: Por que não existe aqui?
Carlos Ghosn, da Renault, diz que os governos terão de dar incentivos ao carro elétrico, inclusive no Brasil: "Daqui a pouco, o brasileiro vai perguntar por que esse carro não existe aqui". (págs. 1 e B6)

Centrais disputam sindicatos
Duas das seis centrais sindicais registradas no Ministério do Trabalho correm o risco de perder o direito ao imposto sindical cobrado dos trabalhadores se não aumentarem sua base de filiados. A partir de 2011, o governo só repassará o imposto às centrais que tiverem no mínimo 7% de representatividade, critério que leva em conta o número de sindicatos e trabalhadores ligados a essas organizações. Ao fim de 2009, a Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), dissidência da CUT, e Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), ligada ao PMDB, tinham índices inferiores a 7%.

De forma geral, as centrais se engajaram em uma luta por filiação de sindicatos e regularização junto ao governo para garantir o repasse do Estado. Elas apostam na retomada da sindicalização, reflexo da recuperação do emprego, e na conquista de sindicatos que antes pertenciam a entidades rivais. (págs. 1 e A16)

Dívidas de governos viram fundos
A mudança na forma de pagamento dos precatórios feita no fim de 2009 começa a movimentar o mercado de fundos de dívidas judiciais dos governos. Desde o início do ano, três novos fundos de precatórios foram registrados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e um quarto está em análise, somando R$ 1,9 bilhão. O valor é quase cinco vezes maior que os R$ 400 milhões em fundos criados no ano passado e se equipara aos lançamentos ao longo de 2008 inteiro.

A nova legislação, ao uniformizar a correção das dívidas, torna possível saber exatamente o valor do precatório que será pago daqui a 10 ou 15 anos, o que não ocorria antes. Assim, transformou os precatórios em títulos negociáveis. (págs. 1, C1 e C2)

Remuneração nos bancos sobe 50%
Os quatro principais bancos do país - Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Bradesco e Santander - gastaram R$ 541 milhões com diretores e conselheiros fiscais e de administração em 2009. Para este ano, a previsão é de um desembolso de R$ 811 milhões, com um aumento de praticamente 50%.

A divulgação dos números, exigida pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a partir deste ano, mostra que essas instituições financeiras possuem estruturas de comando e políticas de remuneração bem diferentes entre si. O Bradesco tem 82 diretores estatutários e praticamente não paga remuneração variável. Já o Itaú Unibanco, seu principal concorrente no setor privado, possui apenas 16 diretores e concentra 85% do total pago na forma de bônus ou ações. (págs. 1 e D9)

Microsoft traz o Windows de 'aluguel'
A Microsoft começa a vender hoje seus programas no Brasil por meio de um novo sistema pelo qual o usuário paga exatamente pelo que consome. Assim, ele pode usar o Windows por US$ 0,12 a hora e pagar a conta no fim do mês, com o cartão de crédito. A maior empresa de software do mundo, sinônimo da venda de sistemas por meio de licenças por usuário, decidiu aderir definitivamente ao modelo do micropagamento.

Essa mudança radical na forma de vender software só foi possível graças a uma tendência que o mercado tem chamado de computação "em nuvem", leia-se internet. Nesse modelo, do lado do usuário, basta ter um computador com acesso à rede, um login e uma senha de acesso. A fornecedora do software faz o resto, rodando tudo em seus próprios centros de dados instalados mundo afora. (págs. 1 e B2)

Economia em movimento
Atividade industrial cresce acima do esperado no primeiro trimestre e reforça intenções de investimento no aumento da produção, amparadas no avanço do emprego e do crédito. (págs. 1 e A3)

Acordo pode favorecer negócio
Acordo militar assinado ontem entre Brasil e Estados Unidos poderá ajudar a Embraer na disputa para a venda de até 200 aviões Super Tucano para a Força Aérea americana. (págs. 1 e A4)

Chocolate da Cosan
A Cosan aposta na marca União - adquirida no ano passado com os ativos do grupo sucroalcooleiro Nova América - para assumir a terceira posição no mercado de achocolatados, diz Colin Butterfield. (págs. 1 e B4)

Déficit das autopeças
Multinacionais do setor de autopeças veem o mercado brasileiro como destino da produção dos países mais afetados pela crise. O déficit comercial do setor deve superar os US$ 3,6 bilhões neste ano. (págs. 1 e B8)

Renda agrícola
Cálculo preliminar do Ministério da Agricultura aponta que o Valor Bruto da Produção das 20 principais culturas do país deverá somar R$ 160,5 bilhões em 2010 - 2,3% mais que em 2009, mas abaixo do recorde de 2008. (págs. 1 e B11)

Campanha pelo etanol de cana
A União da Indústria da Cana-de-açúcar (Unica) inicia uma campanha de marketing nos Estados Unidos para tentar evitar a prorrogação dos incentivos ao etanol de milho por mais cinco anos. (págs. 1 e B12)

Inversões emergentes
As economias emergentes, encabeçadas pelos Bric - Brasil, Rússia, Índia e China - deverão investir algo entre US$ 1 trilhão e US$ 1,2 trilhão no exterior neste e no próximo ano, entre acumulação de reservas, investimento direto e depósitos de residentes. (págs. 1 e C3)

Ideias
Delfim Netto: reunião dos Bric é útil para resolver contencioso de subsídios da China que ferem indústria brasileira. (págs. 1 e A2)

Ideias
Dani Rodrik: as políticas industriais estão de volta. (págs. 1 e A15)

Ideias
Yoshiaki Nakano: crescimento só é sustentável se apoiado por políticas que evitem a sobrevalorização cambial. (págs. 1 e A15)
------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Commercio

Manchete: IML vai guardar corpos em caminhão
Operação-padrão dos legistas provoca acúmulo de cadáveres e a SDS alugou caminhão frigorífico para acondicioná-los. Problema técnico impede família de sepultar a filha há mais de um ano. (pág. 1)

Vaticano elabora guia antipedofilia
Manual para casos de abusos de crianças por padres pede que eles sejam sempre denunciados à autoridade civil. (pág. 1)

Foto legenda: Diretor de Avatar engrossa protesto contra hidrelétrica (pág. 1)

Assassino de Goiás não acredita que possa parar de matar (pág. 1)



Fisco fecha 118 empresas no interior (pág. 1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário