domingo, 26 de junho de 2011

RESUMO DOS JORNAIS E REVISTAS 26/6/2011

O Globo

Manchete: Ameaçados pelo tráfico, 2.500 crianças vivem sob proteção

Famílias também são obrigadas a morar em abrigos ou mudar de estado

Pelo menos 2.500 meninos e meninas se transformaram em alvos precoces de bandidos e estão ameaçados de morte. A maioria já teve envolvimento com o tráfico de drogas e, ao tentar mudar de vida, precisou de proteção, e hoje vive sob a tutela de ONGs, prefeituras e de um programa da Secretaria Nacional de Direitos Humanos. Só sob a responsabilidade do governo federal estão 516 jovens espalhados por 11 estados brasileiros. Há vários casos em que os menores passam a ser ameaçados por traficantes em função de dívidas. Aos que conseguem a inclusão no programa são reservados dois destinos: morar em abrigos ou refazer a vida, junto com a família, longe do município de origem. Isto porque, com frequência, a ameaça atinge também as famílias e hoje há 876 parentes dos meninos também recebendo proteção. Mas apenas os que têm risco de morte considerado máximo conseguem escolta em tempo integral. (Págs. 1, 3 e 4 a 9)

Ministério da Pesca, um nanico com gasto gigante

Usado como moeda política na recente crise no governo, o Ministério da Pesca mostra que a proliferação de pastas nanicas vai na contramão da austeridade. Agora ocupada pelo ministro Luiz Sérgio, a Pesca tem 918 funcionários e 37 órgãos e ainda paga aluguel de R$ 600 mil mensais por um prédio em Brasília. Os resultados da pasta, porém, são pífios. (Págs. 1, 12 e 13)

Foto legenda: barco volta da última pescaria devido ao início do defeso da sardinha. Os 18 tripulantes serão demitidos.

Religião, diploma e sushi

Juazeiro do Norte, no Ceará, faz cem anos e vive o milagre do crescimento: já tem sete universidades, sex shop e até temakeria. (Págs. 1 e Revista)

Boa Chance

Lei de cotas para deficientes físicos faz 20 anos, mas não reduz o preconceito. (Págs. 1 e Segundo Caderno)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Novo terminal de Cumbica atenderá 19 milhões ao ano

Ampliação quase dobra a capacidade do aeroporto; Infraero estima que 40% da obra estará concluída até o final de 2013

O novo terminal do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP), terá 230 mil m² e poderá receber 19 milhões de passageiros por ano, informa Morris Kachani.

A ampliação quase dobra a capacidade do aeroporto, que atualmente está em 20,5 milhões por ano.

A Infraero prevê que 40% do terminal esteja pronto no fim de 2013, o que permitiria atender 10 milhões de passageiros antes da Copa-14 - os outros 60% ficariam para depois. O desenho, do escritório Mario Biselli e Artur Katchborian, com Gicele Alves, lembra um avião. (Págs. 1 e Mercado B1)

Foto legenda: Simulação noturna mostra o novo terminal de passageiros.

Vizinhos desconfiam de expansão brasileira

A expansão da influência do país começa a provocar, para analistas, sentimento antibrasileiro na América do Sul. A crescente presença de empresas nacionais desperta o temor de atuação similar à de potências coloniais, como EUA e Espanha.

Para consultores, o investimento de estatais e o apoio do BNDES são vistos como política de Estado. A província de Mendoza (Argentina) sustou projeto da Vale acusando a mineradora de não utilizar fornecedores e mão de obra locais. (Págs. 1 e Mundo A14)

Reprimida, "primavera iraquiana" se reorganiza

A versão iraquiana da "primavera árabe" foi gestada para defender a abertura de um bar, ganhou corpo nas ruas e acabou sofrendo uma repressão dura do governo pró-EUA do país.

Sem a publicidade e o apelo das "primaveras" mais famosas, como a egípcia, a iraquiana agora tenta se reorganizar. (Págs. 1 e Mundo A18)

Alexandre Vidal Porto

Aspecto político da Parada Gay exige certa sobriedade. (Págs. 1 e Opinião A3)

Editoriais

Leia "Recuperação anêmica", sobre a economia norte-americana, e
"Encruzilhada saudita", acerca dos protestos de mulheres para dirigir no reino. (Págs. 1 e Opinião A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Teles ganham clientes, mas não investem e panes crescem

Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, reconhece que há problemas e cobra providências da Anatel

O investimento das operadoras de telecomunicações não acompanha o crescimento do número de clientes, o que tem levado a frequentes panes nos serviços de telefonia e internet. O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, cobrou medidas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), informam Karla Mendes e Renato Cruz. Na telefonia móvel, a base de clientes avançou 16,6% em 2010 e o investimento caiu 2,4%. A situação se repete em outras áreas. Para o ministro, é preciso exigir qualidade. "As empresas são as maiores interessadas nisso, porque o mercado tem demanda". Operadoras afirmam que investem o suficiente e os problemas são pontuais. (Págs. 1 e Economia B1 e B3)

Alerta na banda larga popular

Governo teme que falhas de operadoras afetem programa de internet rápida mais barata. (Págs. 1 e Economia B3)

Repressão marca 90 anos do PC chinês

O Partido Comunista da China completa 90 anos no dia 1º de julho em meio à maior onda repressiva desde o massacre da Praça da Paz Celestial, em 1989, e a uma ofensiva de resgate de símbolos maoístas que atingiu o país de "vermelho", informa a correspondente Claudia Trevisan. Há 60 anos no poder, o partido não dá nenhum sinal de que vá permitir o surgimento de outras forças políticas. (Págs. 1 e Internacional A10)

Mendes propõe mudar modelo de prisão

O quadro do sistema carcerário levou o ministro Gilmar Mendes, do STF, a propor que quem fosse preso em flagrante será apresentado ao juiz em até 24 horas. Isso coibiria prisões provisórias desnecessárias e irregulares. Em entrevista ao Estado, Mendes diz que a proposta do presidente do STF, Cezar Peluso, de antecipar o trânsito em julgado dos processos para a segunda instância pode gerar insegurança. (Págs. 1 e Metrópole C7)

Gilmar Mendes
Ministro do STF

"A situação prisional do País é caótica".

"Achávamos que o problema era da administração. Depois verificamos que havia responsabilidade da Justiça".

Foto legenda: Boas compras

Brasileiros deixam shopping na Flórida com malas cheias. Agências de viagem agora têm pacotes para quem só quer aproveitar descontos no exterior. (Págs. 1 e Economia B13)

Governo inovará ao cadastrar pobres

Para tornar viáveis as ações do Brasil Sem Miséria, o governo vai recorrer a um novo meio: acionará concessionárias de energia elétrica para ajudar no cadastramento. (Págs. 1 e Nacional A4)

Sarney dribla base e garante nomeações

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), driblou a disputa por cargos e, sozinho, garantiu mais nomeações do que a maioria dos partidos aliados do governo Dilma. (Págs. 1 e Nacional A8)

Notas & Informações

Suspense grego

A Grécia mantém o mundo em suspense e há motivos para seguir com muito nervosismo. (Págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Manchete: Brasileiro está viciado em dívidas

Dados do Banco Central e da Confederação Nacional de Comércio (CNC) revelam que 53% dos consumidores devem mais do que ganham, 25% têm contas em atraso e quase 9% admitem que não estão mais em condições de pagar nada. A compulsão por gastos mina relações familiares e prejudica o desempenho no trabalho. Na tentativa de sair desse quadro assustador, muitos buscam os serviços de advogados especializados para negociar débitos sobre os quais incidem juros abusivos. Outros começam a recorrer a grupos de ajuda para se livrar da irresistível tentação de comprar. (Pág. 1)

Ataques virtuais: Presidência abre guerra aos hackers

O Palácio do Planalto determinou que o Exército, a Marinha e a Aeronáutica usem seus núcleos de investigação contra os criminosos que promovem uma onda de invasões aos sites do governo desde quarta-feira. Ontem, a página da Universidade de Brasília na internet foi atacada e ficou fora do ar. (Pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

Estado de Minas

Manchete: BH perde o táxi para a Copa

Demora de até 90 minutos para conseguir atendimento, briga judicial como Ministério Público para abertura de licitação, capital com o menor índice de táxis por número de habitantes (1 para 395). E ainda a proximidade das Copas das Confederações, em 2013, e do Mundo, em 2014. Nenhum desses argumentos é suficiente para convencer a BHTrans a ampliar a frota da cidade. A empresa garante que não há aumento da demanda e pretende abrir concorrência apenas de 60 placas especiais para atender turistas. O Portal BH Táxi informou que recebe média diária de 100 reclamações de falta e atrasos. (Págs. 1, 25 e 27)

Da rede para a rua

Comunidades virtuais se transformaram em importantes ferramentas de mobilização por causas diversas em todo o mundo. Na última semana, por exemplo, alunos de um tradicional colégio de BH organizaram pelo Facebook um protesto contra a proibição do uso de calça jeans. A pressão funcionou, já que a direção da escola prometeu para agosto, depois das férias, uma resposta para o assunto. Especialistas destacam o poder de disseminação das redes sociais, mas alertam que o mais importante não é só protestar pela internet e sim o desejo das pessoas de ir para as ruas. (Págs. 1 e 12)

Devedores anônimos

Mais da metade (53%) dos consumidores brasileiros devem acima do que ganham. Muitos já recorrem a grupos de ajuda para se livrar da compulsão de comprar, nos moldes do Alcoólicos Anônimos. (Págs. 1 e 17)

Força feminina: Três poderes para três mulheres

Executivo, Legislativo e Judiciário do município de Barroso, no Campo das Vertentes, são comandados por elas. (Págs. 1 e 8)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Commercio

Manchete: O lado avesso de Noronha

Apesar da beleza de cartão-postal, a ilha apresenta uma realidade em preto e branco cheia de mazelas sociais, irregularidades e desmandos revelados de forma inédita pelo caderno O paraíso às avessas. (Págs. 1, Capa Dois e Especial de 1 a 20)

Mulheres são maioria no microcrédito

Elas são mais empreendedoras que os homens no Brasil. Levantamento mostra ainda que a adimplência do sexo feminino é maior. (Págs. 1 e Economia 1)

------------------------------------------------------------------------------------

Veja

Manchete: Reymar

Finalmente surge um craque da linhagem de Pelé (Pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

Época

Manchete: Os hackers invadem o Brasil

Com os ataques a sites oficiais, a guerra virtual chegou ao país. Por que ainda estamos despreparados para vencê-la. (Págs. 1 e 92)

"Não podemos ter medo dos governantes", afirma um líder da rebelião digital. (Pág. 1)

"Os Estados precisam se defender", diz a Época o maior caçador de hackers. (Pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

ISTOÉ

Manchete: O mundo particular do craque Neymar

A intimidade, o estilo e os negócios do maior ídolo do esporte brasileiro na atualidade

O primeiro milhão aos 14 anos, pai aos 19

Os investimentos em imóveis e a nova mansão de R$ 4 milhões

O Porsche que ganhou em uma aposta

Os contratos que o tornam um máquina de fazer dinheiro

As baladas, os amigos, a fama de conquistador e o dízimo de R$ 40 mil (Pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

ISTOÉ Dinheiro

Manchete: O novo Walt Disney

A incrível história de Jhon Lasseter, o gênio criativo da Pixar e da companhia que criou o Mickey Mouse. Em entrevista à Dinheiro, ele conta a fórmula do sucesso global de filmes como Toy Story, Carros, Procurando Nemo e outros blockbusters que faturaram US$ 40 bilhões. (Pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

Carta Capital

Manchete: # protesto

Convocados pela internet e sem a mediação de partidos ou sindicatos, manifestações explodem de Norte a Sul (Pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

EXAME

Manchete: Classes A e B - O mercado que mais cresce

No Brasil, nenhum estrato social cresce tanto em proporção quanto as classes A e B. Hoje, são 20 milhões de ricos. Serão mais de 30 milhões até 2014 (Pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

Zero Hora

Manchete: Guerrilha virtual - Hackers atacam site da Brigada

Depois da violação de dados do governo federal, invasores agem no Estado (Págs. 1 e 27)

Mordida no Real: Por que no Brasil os preços são mais altos

A comparação desalentadora dos preços de produtos no Exterior e no Brasil (Págs. 1 e Dinheiro)

------------------------------------------------------------------------------------

Fonte: Radiobrás

Nenhum comentário:

Postar um comentário