sábado, 20 de fevereiro de 2010

Resumo dos jornais 20/02/2010

20 de fevereiro de 2010

O Globo

Manchete: PT aprova programa radical para a campanha de Dilma

Ministra fará discurso hoje com tom moderado em defesa da estabilidade

Ao aprovar diretrizes do programa de governo para a pré-candidatura da ministra Dilma Rousseff ao Planalto, o congresso do PT incluiu no documento teses mais radicais e à esquerda do texto base da Executiva. Entre elas, taxação gradativa das grandes fortunas, combate ao monopólio dos meios de comunicação e mudança na legislação sobre telecomunicação. Por pressão da CUT, os 1.300 delegados aprovaram o compromisso de tentar reduzir a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais. Foi derrotada a emenda que previa a inclusão do nome do PMDB como aliado preferencial na campanha presidencial. O congresso termina hoje, com o lançamento da pré-candidatura da ministra. Em seu discurso, Dilma fará um contraponto às teses esquerdistas, reafirmando o compromisso com a estabilidade econômica. (págs. 1, 3 a 8, Merval Pereira e editorial "Dilma e o petismo")

Lula diz ser contra palanques duplos

A afirmação do presidente Lula de que nem ele nem Dilma subirão em dois palanques onde a base estiver dividida causou forte reação de petistas e aliados. Dirigentes do PT voltaram a defender, por exemplo, que, no Rio, Dilma suba nos palanques de Garotinho (PR) e Cabral (PMDB). (págs. 1 e 8)

Arruda muda de cela e perder privilégios

Ministério Público Federal recomenda que o governador afastado permaneça na prisão

O governador afastado do DF, José Roberto Arruda, foi transferido pela Polícia Federal para uma cela sem banheiro e só com uma janela. A cela anterior – o gabinete de um diretor da PF – era maior, tinha banheiro privativo e quatro janelas. Na nova cela, Arruda fica fora do alcance de fotógrafos e também de manifestantes. A PF alegou razões de segurança para a mudança. O Ministério Público Federal enviou ao STF parecer recomendando que Arruda permaneça preso, por causa da tentativa de suborno de uma testemunha do escândalo do mensalão no DEM. (págs. 1, 10 e Zuenir Ventura)

Ampla deixa de Serra às escuras

Pousadas, comerciantes e veranistas de Petrópolis e seus arredores estão vivendo desde novembro sob apagões intermitentes. A falta de luz teve seu ápice na terça-feira de carnaval. A concessionária Ampla culpa as chuvas, mas moradores dizem que não tem chovido tanto neste verão. (págs. 1 e 18)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: PT apresenta programa mais radical para Dilma

Partido aprova reforma agrária, jornada menor e taxação de fortunas

O 4º Congresso Nacional do PT, que hoje oficializa a ministra Dilma Rousseff como o nome do partido à sucessão do presidente Lula, radicalizou propostas que serão apresentadas ao plano de governo da candidata.

Compromisso com a redução da jornada de trabalho, taxação de grandes fortunas, avanços na reforma agrária e combate ao "monopólio" da imprensa agora fazem parte das diretrizes da campanha petista.

Nos bastidores, porém, dirigentes petistas dizem que as alterações têm o objetivo de aumentar a coesão interna. Antes de prevalecerem, devem ser submetidas à própria candidata e aos partidos que comporão a chapa.

O discurso de Dilma hoje no encerramento do congresso vai enfatizar a manutenção da política econômica. Ela deve destacar o que chama de "desenvolvimento integrado" – crescimento com progresso social. (págs. 1 e A4)

Mundo

Lula admite retomada de diálogo entre Brasil e governo de Honduras. (págs. 1 e A10)

SP terá chuva acima de média por mais 3 meses

São Paulo deve continuar a enfrentar chuva acima da média pelos próximos três meses, aponta previsão do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climático). Para especialistas, entre março e maio, a cidade pode registrar mais problemas causados pelas cheias.

Segundo Lincoln Alves, do Cptec, no decorrer do próximo trimestre as condições atmosféricas e oceânicas verificadas nos últimos meses não devem mudar. Com isso, o país continuará a sofrer a influência de El Niño (aquecimento anormal das águas do Pacífico). (págs. 1 e C8)

Navio-escola com 64 a bordo afunda; todos sobrevivem

Sessenta e quatro pessoas sobreviveram ao naufrágio do veleiro canadense Concórdia, utilizado como navio-escola, a 555,6 km do litoral do Rio. Segundo a Marinha, não houve mortes.

O veleiro viajava de Recife a Montevidéu quando sofreu o acidente, atribuído a fortes ventos e ondas. Havia na embarcação pessoas de dez nacionalidades (nenhuma brasileiro), a maioria entre 17 a 20 anos. (págs. 1 e C1)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Petistas decidem radicalizar projeto de governo de Dilma

Texto do partido defende taxa sobre fortunas e jornada de 40 horas semanais

O PT decidiu radicalizar a programa de governo da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), que será aclamada hoje como candidata do partido à sucessão do presidente Lula. A guinada à esquerda foi reforçada ontem, quando o 4º Congresso Nacional do partido aprovou emendas às diretrizes do programa de governo de Dilma. As mudanças pregam o combate ao monopólico dos meios de comunicação eletrônicos, cobrança de impostos sobre grandes fortunas, apoio total ao polêmico Plano Nacional de Direitos Humanos e jornada de trabalho de 40 horas semanais sem diminuição do salário. Em entrevista ao Estado, publicada ontem, Lula afirmou que nos congressos do PT sempre aparecem teses para todos os gostos: "É que nem uma feira de produtos ideológicos". (págs. 1, A4, A6 e A7)

Comando do PT vai impor alianças

Sem protestos, o Congresso Nacional do PT deu ontem ao comando do partido poderes totais para fechar as alianças eleitorais que quiser e para intervir em qualquer seção estadual que as contrariar. O objetivo foi não criar obstáculos para a coligação em torno da candidatura de Dilma Rousseff. O presidente Lula reiterou que não haverá palanques duplos na campanha de Dilma nos Estados onde PT e PMDB não chegarem a acordo. Ele citou dificuldades em Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Pernambuco. (págs. 1 e A4)

Lobby nos EUA quer retaliação ao Brasil

Lobbies americanos estão pedindo ao governo dos EUA que rebaixe a classificação do Brasil na lista de países que desrespeitam propriedade intelectual. A medida seria resposta à possibilidade de o Brasil quebrar patentes para obrigar os EUA a cortar subsídios ao algodão, conforme autorizado pelo OMC. Entidades empresariais brasileiras, com apoio de companhias americanas, pediram que os EUA retirassem o País da lista da pirataria. (págs. 1 e B4)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil

Manchete: PT puxa Dilma para esquerda

O Congresso Nacional do PT deixou claro que a candidata do partido, Dilma Rousseff, terá um programa de governo para apresentar na campanha contendo propostas consideradas polêmicas. O movimento mais à esquerda do partido em relação ao mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, definido nas votações dos delegados, terá como pontos-chave, por exemplo, a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais. A idéia é rejeitada pelo empresariado e causa temor em setores da legenda pelo efeito que pode trazer a uma fatia importante do eleitorado. O pacote inclui ainda o fortalecimento das estatais, a taxação das grandes fortunas, o combate ao monopólico dos meios de comunicação, a aceleração da reforma agrária e a defesa do polêmico Programa Nacional de Direitos Humanos. As propostas ainda terão de ser submetidas ao partidos aliados antes de entrarem na plataforma de Dilma. (págs. 1, País, A4 e A5)

Argentina contra seus fantasmas

A Argentina vai pedir apoio oficial dos países vizinhos para impedir a Inglaterra de explorar petróleo nas Ilhas Malvinas, arquipélago cuja soberania da Grã-Bretanha é contestada por Buenos Aires. Nomes de 4.300 agentes, militares e civis, que integraram a repressão na ditadura Argentina foram divulgados ontem pela primeira vez. (págs. 1 e Internacional, A20)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Manchete: Licença para cassar distritais

Correio apurou que o corregedor da Câmara Legislativa, Raimundo Ribeiro, vai pedir a abertura de processo para perda de mandato dos deputados flagrados com propina. (págs. 1 e 29)

Saúde admite falhas contra a dengue

O registro de 390 casos no Distrito Federal este ano — 106 só na Vila Planalto — mobiliza as autoridades. Secretário diz que não há pessoal suficiente para a prevenção. (págs. 1 e 37)

PT vai radicalizar na eleição

Congresso do PT decide que programa de governo da ministra Dilma Rousseff contemplará bandeiras históricas de esquerda, abandonadas por Lula, como a jornada de 40 horas de trabalho. (págs. 1, 2 e 3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário