quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Resumo dos jornais 18/02/2010

18 de fevereiro de 2010

O Globo




Manchete: Tijuca acaba jejum de 74 anos


Paulo Barros ganha o carnaval e realiza, enfim, o sonho de três gerações de sambistas

Com seu estilo pop e uma nova concepção de carnaval, o carnavalesco Paulo Barros quebrou o jejum de 74 anos da Unidos da Tijuca. A escola conquistou seu segundo título do carnaval carioca, sonho acalentado por três gerações de sambistas. A outra vitória da Tijuca havia sido em 1936, quando pela primeira vez foram usadas alegorias para apresentar um enredo. Barros já havia levado o Estandarte de Ouro do GLOBO de melhor escola, com o enredo “É segredo”, além do prêmio de melhor comissão de frente. A Viradouro desceu para o Grupo de Acesso. (págs. 1 e 8 a 16)

A Sapucaí na era da modernidade

“Demorou, mas o moderno chegou”, disse Paulo Barros, que está há 6 anos no Grupo Especial.

Blocos arrastam mais de 3 milhões

Os 465 blocos do Rio levaram mais de três milhões de pessoas às ruas, bem acima do previsto.

Foto-legenda: O carnavalesco Paulo Barros ergue o troféu de campeã na festa da Unidos da Tijuca, que só havia conquistado o título em 1936.

Congresso do PT abre com disputa e polêmicas


O Congresso Nacional do PT começa hoje em Brasília com uma briga interna por cargos da direção partidária que ameaça manchar o lançamento da pré-candidatura presidencial da ministra Dilma Rousseff, previsto para sábado. As tendências já pensam em adiar o desfecho dessa disputa para uma nova reunião. O congresso também tratará de propostas polêmicas de governo que preocupam aliados, como o PMDB. (págs. 1 e 3)

Foto-legenda: Francês cearense está em final olímpica


Florent Amodio, nascido em Sobral, no Ceará, mas adotado por franceses aos dois anos, se classifica para as finais da patinação artística, em Vancouver. (págs. 1 e 27)

Arruda: mais 1 semana preso


O governador afastado do DF, José Roberto Arruda, fica pelo menos mais uma semana preso. O mérito do pedido de habeas corpus só será julgado pelo plenário do STF semana que vem. A CCJ da Câmara do DF aprova hoje pedido de impeachment do governador afastado. Para a defesa, Arruda está em depressão. (págs. 1 e 4)

Calor não anula ganhos com horário de verão


Mesmo com o calor forte levando a recordes no consumo de eletricidade, o país deve atingir a meta de economia de 2 mil megawatts de energia com o horário de verão, que acaba no domingo. Nas lojas, a falta de ar-condicionado continua: a espera para entrega pode chegar a 40 dias. (págs. 1 e 19)

Mossad é pivô de crise entre Europa e Israel


A suspeita de que israelenses, possivelmente agentes do Mossad, usando passaportes falsos de Irlanda, Reino Unido, França e Alemanha, sejam responsáveis pelo assassinato de um dirigente do Hamas em um hotel de Dubai abriu crise diplomática entre Israel e os países europeus. (págs. 1 e 24)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo




Manchete: Boatos valorizam ações da Telebrás em 35.000%


Valor sobe desde 2003 na crença de que a estatal assumirá banda larga

Declarações sem confirmação oficial e rumores sobre a participação da Telebrás no Plano Nacional de Banda Larga inflaram o valor das ações da empresa em 35.000% desde 2003, no início do governo Lula.

A valorização, relatam Marcio Aith e Julio Wiziack, baseou-se na suposição de que a estatal será crucial no projeto do governo federal para levar a internet rápida a 68% dos domicílios até 2014. (págs. 1 e B1)

Após trégua, chuva inunda bairros e fecha túneis em SP


Ruas e avenidas de São Paulo voltaram a alagar por causa das chuvas de ontem. Na zona leste, o Jardim Pantanal, que ficara alagado por 47 dias, voltou a encher.

A cidade registrou 64 pontos de alagamento em todas as regiões e três túneis interditados. O aeroporto de Congonhas chegou a fechar. (págs. 1 e C3)

Foto-legenda: Cruzamento das avenidas Francisco Matarazzo e Pompeia, na zona oeste de São Paulo, alagado pela chuva ontem no fim da tarde.

Governo conta como obra sua universidade que já existia


Das 13 universidades contabilizadas pelo governo Lula como obra sua, 9 são mero resultado de fusão, desmembramento ou ampliação de instituições federais de ensino superior inauguradas por outros presidentes - que, em sua época, também recorreram a estruturas preexistentes. (págs. 1 e A7)

EUA vão a Cuba para conversar sobre migração


Os EUA confirmaram que o subsecretário-adjunto de Estado para a América Latina, Craig Kelly, participará amanhã em Havana de conversas sobre migração.

Kelly é o funcionário mais graduado do governo norte-americano a pisar na ilha em décadas. (págs. 1 e A13)

Apresentador é preso depois de admitir eutanásia


A polícia do Reino Unido prendeu Ray Gosling, apresentador de documentários da BBC, que confessou na TV ter sufocado um antigo parceiro que estava com Aids em estado terminal.

O caso traz de volta o debate sobre autorizar o suicídio assistido no país. (págs. 1 e A10)

Cotidiano


Programa de socorro financeiro a faculdades não sai do papel. (págs. 1 e C4)


Editoriais


Leia "A hora da sagração", sobre Dilma e o PT; e "Torneio de despesas", acerca dos gastos previstos para a Copa de 2014. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo




Manchete: Dengue vira epidemia em 5 Estados


Ministério da Saúde diz que movimentação de turistas no carnaval poderá agravar o quadro

O Ministério da Saúde confirmou que já há epidemia de dengue em cinco Estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre, Roraima e Goiás. Ainda segundo a pasta, com a maior movimentação no carnaval, cresce o risco de que a doença – até agora concentrada em áreas com menor densidade populacional - se espalhe pelo País. As autoridades de saúde classificam de epidemia a ocorrência de ao menos 300 casos por 100 mil habitantes. No início do mês, o governo federal já havia alertado sobre o risco de epidemia por causa da volta do vírus tipo 1, que não circulava havia dez anos. A ausência de infecções faz com que muitas pessoas, principalmente crianças, ainda não estejam imunizadas contra ele, o que facilita a expansão dos casos. Além disso, especialistas dizem que o forte calor reduz em cerca de 40% o tempo de desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. (págs. 1 e A18)

Lula evita Paulo Octávio e cresce hipótese de renúncia


O presidente Lula evita dar sinais de que trabalha pela sustentação política do governador interino do Distrito Federal, Paulo Octávio, que desde a semana passada tenta agendar um encontro. Assessores de Octávio chegaram a informar que o presidente o receberia ontem, o que não aconteceu - o Planalto não pretende se associar ao escândalo do “mensalão do DEM”. Isolado, o governador admitiu a interlocutores que a sua renúncia é fato consumado. (págs. 1 e A4)

Combate à crise global reduz carga tributária


A crise e os incentivos ao consumo reduziram a carga tributária brasileira a 35,2% do PIB em 2009, ante 35,8% em 2008, segundo estudo. Para 2010, a tendência é de aumento da carga. (págs. 1, B1 e B3)

Governo russo dá mais um passo contra o Irã


A Rússia anunciou ontem a suspensão temporária da entrega de mísseis terra-ar S-300 vendidos ao Irã. A medida é mais uma indicação de que o governo russo está disposto a unir-se à pressão do Ocidente contra o programa atômico iraniano. (págs. 1 e A12)

Brasil vai resgatar dois reféns das Farc


O governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) aceitaram que o Brasil dê apoio logístico à operação para resgatar dois reféns da guerrilha. Entre eles está um soldado capturado há mais de 12 anos. (págs. 1 e A17)

Jornalista que confessou eutanásia na TV é preso


O jornalista britânico Ray Gosling, de 70 anos, confessou num programa da TV BBC que matou um ex-companheiro para que ele não sofresse mais com a aids. Gosling foi preso. (págs. 1 e A18)

Farmácias: Novas regras entram em vigor


Resolução proíbe venda de alimentos, mas 60 mil obtêm liminar. (págs. 1 e A18)

Notas e informações:


Malandragem na zona do euro: Será preciso resolver a crise grega e aperfeiçoar o controle dos países-membros. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil




Manchete: Segredos que valem ouro


Depois de 74 anos, a Unidos da Tijuca vence o desfile do Grupo Especial

O jejum custou a ser quebrado, mas aconteceu: a Unidos da Tijuca levou o título de campeã dos desfiles do Grupo Especial depois de 74 anos sem vencer. A escola tradicional da Zona Norte ganhou a simpatia dos jurados e das arquibancadas da Marquês de Sapucaí com o criativo enredo sobre o segredo contado pelo carnavalesco Paulo Barros. A surpresa ficou por conta da lanterna: a antes poderosa Viradouro vai desfilar em 2011 no Grupo de Acesso. (pág. 1 e Tema do dia, págs. A2 a A4)

Cuidar dos dentes, mas de olho no orçamento


A contratação de planos odontológicos deve ser precedida de cuidadosa pesquisa. O consumidor precisa avaliar quanto costuma gastar com consultas e procedimentos, e comparar com os preços dos pacotes oferecidos pelas empresas. Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a procura pelos planos disparou nos últimos oito anos, com crescimento de 500% entre dezembro de 2000 e março de 2009. Os preços cobrados por planos similares podem variar até 400%. (pág. 1 e Economia, pág. A17)

Foto-legenda: Carnaval 'very good'


Vão voltar - A jornalista francesa Cecile Mouries, 30 anos, é uma das muitas turistas que gostaram do que viram no Carnaval carioca. Ela diz que ficou satisfeita com a limpeza da cidade durante o Carnaval, mas ficou impressionada com a quantidade de lixo produzida diariamente pelos foliões. Outros visitantes elogiaram a rapidez do trabalho dos garis após a passagem de cada bloco. (pág. 1 e Cidade, págs. A12 e A13)

França anuncia ajuda ao Haiti


Durante a primeira visita de um presidente francês a Porto Príncipe, capital do Haiti, Nicolas Sarkozy prometeu ontem ajudar na recuperação do país com um pacote de 326 milhões de euros (US$ 444 milhões) e o cancelamento de uma dívida de 56 milhões de euros (US$ 76 milhões) que o Haiti tinha com a França. (pág. 1 e Internacional, pág. A20)

Calor registrado em números


O calor do verão carioca, que vem batendo recordes a cada dia, parece ainda maior quando se percebe que choveu em apenas 16 de seus 58 dias. Em 46 dias a temperatura superou 35 graus, e em oito ultrapassou os 40. A temperatura média em fevereiro está em 39 graus, 5,2 graus acima da média histórica do mês. (pág. 1 e Vida, Saúde & Ciência, pág. A24)

Editorial


Um balanço deste Carnaval 2010. (págs. 1 e A10)

Hildegard Angel


A folia de amor entre Paes e Sérgio Cabral. (págs. 1 e B5)

Informe JB


PT trava disputa pelo governo do DF. (págs. 1 e A4)

Anna Ramalho


Tucanato está feliz com as bicadas de FHC. (págs. 1 e A16)


Sociedade aberta: Marcos Cintra - vice-presidente da FGV


Classe média não suporta o peso dos impostos. (págs. 1 e A11)

Sociedade abeta: Bayard do Coutto Bolteux – professor


Turista merece atenção o ano todo. (págs. 1 e A13)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense




Manchete: Impeachment na pauta da Câmara


Quando o relator Batista das Cooperativas (PPR) apresentar hoje o voto na Comissão de Constituição e Justiça pela abertura de processo contra José Roberto Arruda, o destino do governador começa a ser selado na Câmara Legislativa. Chico Leite (PT) é categórico: “Se a CCJ não iniciar esse processo hoje, desta vez vão nos atropelar com a intervenção”. Os cinco integrantes da comissão estão fortemente inclinados a recomendar o início do julgamento que pode cassar o mandato de Arruda. “O meu palpite é que serão 5 votos a favor”, aposta Bispo Renato (PR). Completam o colegiado da CCJ o novato Cristiano Araújo (PTB) e o ex-colega de partido de Arruda Paulo Roriz. (págs. 1 e 41)

As razões do STF

Supremo só deve analisar habeas corpus de Arruda na próxima semana. O ministro Marco Aurélio Mello está despreocupado quanto à permanência do governador na prisão: “Tantos outros ficam, por que não ele?” (págs. 1 e 43)

Paulo Octávio tenta, sem sucesso, conversar com Lula. (págs. 1 e 44)

Ameaça do Democratas põe em jogo 600 cargos no GDF. (págs. 1 e 45)

Ato pró-Arruda na porta da PF acaba em confusão. (págs. 1 e 43)

Feriado violento no trânsito: oito mortes no DF neste carnaval (págs. 1 e 49)




Seleção pelo Enem só até amanhã


Estudantes em busca de vagas no ensino superior com base no Enem têm prazo até sexta-feira para se inscrever no sistema unificado do MEC. No DF, houve 2.652 adesões. (págs. 1 e 11)

429 vagas para médicos no DF


Secretaria de Saúde abrirá inscrições em 1º de março para concurso público. Salário, para 20 horas semanais de trabalho, é de R$ 3.726,61. (págs. 1 e 16)

Regras contra automedicação


Anvisa proíbe a venda de analgésicos e antitérmicos nas prateleiras das farmácias. Clientes terão que pedir esses remédios no balcão. (págs. 1 e 10)

------------------------------------------------------------------------------------

Valor Econômico




Manchete: BNDES poderá antecipar R$ 20 bilhões à Petrobras


A Petrobras pode usar a linha de crédito de R$ 20 bilhões reservada no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) caso o Congresso não vote até abril o projeto de lei que prevê a cessão onerosa de 5 bilhões de barris de petróleo e gás à companhia e sua subsequente capitalização. O banco emprestou R$ 25 bilhões à estatal em 2009 e colocou à disposição outros R$ 20 bilhões. Até agora, acreditava-se que esse segundo empréstimo stand-by poderia não ser necessário, uma vez que a Petrobras ficará com um caixa robusto depois da capitalização prevista no projeto de lei. Segundo projeção do banco Credit Suisse, o valor pode chegar a US$ 50 bilhões.

A estatal tem sido cuidadosa ao afirmar que a capitalização é importante no longo prazo porque melhora a estrutura de capital, mas não é urgente e nem atrasaria investimentos. Contudo, a divulgação do plano estratégico para o período 2010/14 ainda não tem data, uma vez que a companhia não sabe com que recursos poderá contar. O projeto de lei deve ser colocado em votação na Câmara dias 2 e 3 de março. (pág. 1)

Reais bancam a disputa pela Cimpor


Na disputa pela empresa de cimento Cimpor, de Portugal, a Companhia Siderúrgica Nacional e a Camargo Corrêa recorreram a financiamentos em reais, aproveitando-se da grande liquidez no mercado interno. É uma situação inusitada: antes da crise de crédito que eclodiu no fim de 2008, as companhias brasileiras tomavam empréstimos em dólar para fazer suas aquisições no exterior. Segundo o Valor apurou, os bancos foram bastante agressivos na oferta de crédito para a aquisição da Cimpor pela CSN, que teria recebido um total de R$ 32 bilhões de mais de nove bancos.

Ontem, o conselho de administração da Cimpor rejeitou mais uma vez a oferta pública de ações da CSN. (págs. 1, C1 e B7)

Foto-legenda: O câmbio e seus riscos


O ex-ministro Delfim Netto acha a política cambial brasileira um desastre, mas o déficit externo não o assusta. O país pode crescer 7% ao ano com endividamento até que comecem a entrar os dólares do pré-sal. O que o preocupa é o impacto negativo do câmbio na indústria nacional. (págs. 1 e A12)

Dilma volta-se para ciência e educação


Para aumentar o nível de competitividade da economia brasileira e transformar o país em uma “sociedade do conhecimento”, o próximo governo precisará de investimentos maciços em educação, infraestrutura e ciência e tecnologia. Essa é a essência do discurso que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, fará sábado no 4o Congresso Nacional do PT, quando será lançada sua candidatura à Presidência. O discurso será um resumo do programa de governo a ser votado amanhã pelos delegados do partido.

O documento a ser referendado pelo PT traz de volta a ideia do socialismo sem ruptura. Com esse programa, o partido busca preservar a unidade alcançada no fim do primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando - a partir da saída de José Dirceu e Antonio Palocci do governo - a esquerda petista passou a participar com mais desenvoltura na determinação dos rumos políticos e econômicos do governo. (págs. 1 e A5)

Bertin une-se a coreanos para disputar trem-bala


O grupo Bertin, mais conhecido pelos frigoríficos e abatedouros, negocia com empresas coreanas como Samsung e Hyundai para assumir a função de líder brasileiro em um consórcio para disputar o trem de alta velocidade. Com receita anual de cerca de R$ 8 bilhões, o Grupo Bertin tem atuação na área de infraestrutura por meio da Contern (construtora), da Cibe (concessões rodoviárias, de saneamento e energia) e da Gaia, criada em 2008 para disputar leilões de geração. Juntas, as empresas de infraestrutura e construção do grupo faturaram cerca de R$ 1,4 bilhão em 2009. (págs. 1 e B1)

Dirigentes da Randon são réus por insider


Seis sócios e diretores da Randon - do setor de transporte de cargas, com empresas de implementos rodoviários, ferroviários e autopeças, entre outras - são réus em ação penal pelo crime de “insider trading”, em tramitação na Justiça Federal de São Paulo. Eles são acusados de usar informações privilegiadas, às quais tinham acesso em razão de seus cargos, na compra de ações da Randon e de outra empresa do grupo dois meses antes da entrada da empresa americana Arvin Meritor como sócia, em 2002. As ações se valorizaram 120% nos 12 meses seguintes, segundo o Ministério Público.

Esta é a segunda ação penal desse tipo aberta na Justiça brasileira. O primeiro processo foi movido contra dois ex-executivos da Sadia e também do banco ABN AMRO, acusados de utilizar informações privilegiadas sobre uma oferta de compra feita pela Sadia à Perdigão, em 2006. A ação ainda está em curso na primeira instância da Justiça Federal. (págs. 1 e D1)

Samsung tem a maior fatia do mercado mundial de TVs na história (págs. 1 e B9)




Recuperação americana


A produção industrial nos EUA aumentou 0,9% em janeiro, acima do esperado, em todos os principais setores. O uso da capacidade instalada subiu de 71,9% para 72,6%. A construção de moradias aumentou 2,8%, abaixo do esperado. (págs. 1 e A9)

Comodidade em Buenos Aires


A partir de 26 de abril, a TAM deverá operar quatro voos diários com destino ao Brasil a partir do Aeroparque Jorge Newbery, em Buenos Aires. A Aerolíneas estreia a rota em 14 de março. (págs. 1 e B4)

Concorrência africana


Empresas da Europa arrendam terras em países africanos para produzir etanol e exportar o produto aos mercados europeus com isenção de tarifas. (págs. 1 e B11)

Usinas otimistas


Após dois anos difíceis, as perspectivas de boa demanda internacional por açúcar e as apostas renovadas na consolidação do etanol como novo combustível global trazem otimismo ao setor sucroalcooleiro. (págs. 1 e B12)

Aperto monetário


Os países emergentes vão liderar o movimento de alta dos juros neste ano e o Brasil será provavelmente o mais agressivo deles, segundo estimativa do Instituto Internacional de Finanças. (págs. 1 e C1)

Ideias: Maria Clara R. M. do Prado


Unificação europeia vira pesadelo. (págs. 1 e A11)

Ideias: Maria Inês Nassif


Chance de radicalização de Dilma, com a coalizão que lhe dará apoio, é próxima de zero. (págs. 1 e A8)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Commercio




Manchete: Turista alemã é morta no Recife


Jovem de 23 anos levou quatro tiros. Ela havia sido refém por dois bandidos durante assalto na saída do TIP, onde foi comprar passagem com o companheiro brasileiro, o filho e os sogros. (pág. 1)


Foto Legenda: Carnaval 2010:


Recife / Olinda / Salvador / Rio. (pág. 1)

Abertura de processo de impeachment de Arruda em votação (pág. 1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário