quarta-feira, 12 de maio de 2010

RESUMO DOS JORNAIS 12/05/2010

O Globo

Manchete: Acusado, Tuma JR. ignora ministro e sai só de férias
Controladoria Geral da União também inicia investigação do escândalo
Onze dias após a divulgação das denúncias de envolvimento do secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, com o chinês Li Kwok Kwen, preso pela PF por contrabando, o Palácio do Planalto enfim começou a pressioná-lo para que se afaste do cargo. Ontem, o Ministério da Justiça chegou a divulgar que Tuma Jr. se afastaria do cargo por 30 dias, para permitir o avanço das investigações. Mas o secretário, irritado, negou a informação. "Não tem essa história de licença. Eu jamais vou pedir licença. Isso não existe", protestou. De início, Tuma Jr. só aceitou sair de férias por dez dias, mas à noite concordou em tirar os 30 dias. "Vou pegar um sol. Volto quando estiver moreninho", ironizou. Além da PF e do Conselho de Ética Pública, a Controladoria Geral da União (CGU) também decidiu investigar as suspeitas contra o secretário. (págs. 1 e 3)

Zuenir Ventura
Ou o Tuma Jr. é muito forte ou o governo é muito fraco. Ou as duas coisas. (págs. 1 e 7)

Conservador assume no Reino Unido
O Reino Unido, enfim, tem um novo premier: o conservador David Cameron assumiu o cargo, após acertar uma coalizão com o líder liberal-democrata, Nick Clegg, que será o vice. (págs. 1 e 28)

Papa: 'Perdão não substitui a Justiça'
A caminho de Portugal, o Papa Bento XVI disse que os pecados da Igreja são sua maior ameaça e acrescentou: o perdão não substitui a Justiça. (págs. 1 e 29)

Grupos de mídia na mira de associações
A Associação Nacional dos Jornais e a Abert, de rádio e TV, querem investigação de grupos que teriam mais de 30% de capital estrangeiro. (págs. 1 e 27)

Socorro divide países europeus. EUA cobram ação rápida (págs. 1 e 21)
------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo

Manchete: Reino Unido tem premiê conservador depois de 13 anos
Cameron, o mais jovem a ocupar o cargo em quase dois séculos, vai governar em coalizão com liberais
Após 13 anos de governo trabalhista, os conservadores retornaram ao poder no Reino Unido. O novo primeiro-ministro é David Cameron, 43, o mais jovem a ocupar o cargo desde 1812.

Os conservadores chegaram ao poder graças ao que o próprio Cameron chamou, no primeiro discurso como premiê, de "coalizão plena" com os liberais-democratas.

Seu partido tem 306 das 650 cadeiras do Parlamento. Os liberais, 57. A soma (363) dá a maioria para governar.

Pela primeira vez em três décadas, uma coalizão definiu o primeiro-ministro no país. O líder liberal, Nick Clegg, será vice-premiê.

Para Cameron, será preciso tomar "decisões difíceis" - entre elas sobre o déficit público em alta e a respeito de questões sociais. (págs. 1 e A12)

Para presidente, é 'muito difícil' Tuma Jr. seguir em secretaria
O presidente Lula considera "muito difícil" que Romeu Tuma Jr. prossiga como secretário nacional de Justiça ao voltar das férias que ele anunciou ontem.
A Folha apurou que, para Lula, não há prova de crime, mas as conversas de Tuma Jr. com um acusado de contrabando tornam a situação quase "insustentável". Na TV, Tuma Jr. disse que vai se defender. (págs. 1 e A9)

Chacina debaixo de viaduto mata 5 moradores de rua na capital
Seis homens com idades entre 25 e 35 anos, cinco deles moradores de rua, foram mortos a tiros na madrugada de ontem sob um viaduto da rodovia Fernão Dias, no Jaçanã (zona norte de SP).
As vítimas - viciadas em crack, segundo a polícia - dormiam quando quatro pessoas em duas motos dispararam. Neste ano, já houve oito chacinas no Estado, com 27 mortes. (págs. 1, C1 e C3)

Líder supremo do Irã receberá Lula em visita
O presidente Lula será recebido em sua visita ao Irã, nos dias 16 e 17, pelo líder supremo, aiatolá Ali Khamenei. O tratamento é reservado só aos aliados mais próximos, como o venezuelano Hugo Chávez. (págs. 1 e A17)

Cotidiano: Cabo se rompe e deixa o centro de São Paulo sem luz por 8 horas (págs. 1 e C7)

Editoriais
Leia "Partido da economia", sobre José Serra; e "Biodiversidade em queda", acerca de relatório da ONU. (págs. 1 e A2)
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo

Manchete: Suspeita de elo com mafioso faz governo afastar Tuma Jr.
Ministro da Justiça dá licença de 30 dias ao secretário em meio a indícios de sua ligação com criminoso chinês
O ministro Luiz Paulo Barreto (Justiça) decidiu afastar por 30 dias o delegado Romeu Tuma Júnior da Secretaria Nacional de Justiça. Informalmente, o secretário disse que decidiu "tirar férias" para se defender. Tuma Júnior sai uma semana depois de o Estado revelar suas ligações com Paulo Li, chefe da máfia chinesa paulista. A PF tem indícios que transformam o secretário em suspeito de tráfico de influência e de crimes contra a administração pública. Após receber relato detalhado da PF, o Planalto abandonou Tuma Júnior politicamente. Apesar do discurso de que não pode condenar ninguém a priori, o presidente Lula esperava que o secretário tomasse a iniciativa de deixar o cargo, o que não ocorreu. A solução intermediária foi a da licença. (págs. 1 e Nacional A4)

Corregedoria da PF pediu investigação
A Polícia Federal informou ontem que a corregedoria da corporação em São Paulo deu parecer favorável em fevereiro, à abertura do inquérito para investigar acusações envolvendo o secretário nacional de Justiça, Tuma Júnior. Segundo a PF, os indícios sobre a ligação entre Tuma Júnior e o chefe da máfia chinesa Paulo Li estão sob segredo de Justiça. (págs. 1 e Nacional A4)

Câmara conclui votação de 'ficha limpa'
Um acordo entre os líderes de todos os partidos permitiu ontem a derrubada na Câmara de todos os destaques que desfiguravam o texto do projeto de lei que proíbe a candidatura de políticos condenados pela Justiça. Pelo texto, quem renunciar também não poderá se candidatar. A proposta de "ficha limpa", de iniciativa popular, será agora votada pelos senadores, mas não deve ter validade já neste ano. (págs. 1 e Nacional A8)

Em SP, cinco são mortos sob viaduto
Seis pessoas morreram e uma ficou ferida em chacina na madrugada de ontem no Jaçanã, na zona norte. Cinco moradores de rua foram assassinados a tiros sob um viaduto. Perto dali, um homem foi morto enquanto fumava um cigarro. (págs. 1 e Cidades C1)

Cameron é o novo premiê da Grã-Bretanha
Líder do Partido Conservador, David Cameron, de 43 anos, tornou-se ontem o mais jovem primeiro-ministro da Grã-Bretanha em 200 anos. Sua escolha foi aceita pela rainha Elizabeth II minutos após a renúncia do então premiê, Gordon Brown. (págs. 1 e Internacional A10)

Rolf Kuntz: É hora das Cartas ao Povo
O quadro político ficaria mais nítido se Serra e Dilma explicassem, de papel passado, a extensão de seu compromisso com a estabilidade. (págs. 1 e Economia B4)

Notas & Informações: Esse Mercosul não serve
O melhor seria abandonar a união aduaneira e reduzir o Mercosul a área de livre comércio. (págs. 1 e A3)
------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Brasil

Manchete: Agora é a China que assusta
Inflação elevada e temor de aperto monetário fazem crise migrar da Europa para a Ásia
O alívio com a ajuda à Grécia e a outros países em apuros durou apenas um dia. A taxa de inflação na China, de 2,8%, gerou temor da adoção de medidas de aperto monetário, além da valorização do yuan, que reduziria sua competitividade comercial. Com isso, as bolsas da Ásia caíram e arrastaram as outras. A Bovespa fechou em queda de 1,57%, e o dólar em alta de 0,34%. (págs. 1 e Economia A15)

Reino Unido dá guinada à direita
Após a renúncia do trabalhista Gordon Brown, o líder oposicionista britânico David Cameron, cujo Partido Conservador formou a maior bancada na eleição da semana passada, foi convidado pela rainha Elizabeth II para formar um novo governo. (págs. 1 e Internacional A17)

Ficha Limpa na mira do Senado
Com texto que proíbe por oito anos a candidatura de políticos condenados na Justiça em decisão colegiada - tomada por vários juizes ou desembargadores -, a Câmara dos Deputados concluiu ontem a votação do projeto Ficha Limpa, que irá a votação no Senado. (págs. 1 e País A6)
------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense

Manchete: Só resta torcer
Coerência e comprometimento. Essas foram duas palavras repetidas por Dunga, ontem, ao divulgar a lista dos 23 jogadores para a Copa do Mundo.

Enquanto isso, na Argentina...
Maradona convoca 7 atacantes (págs. 1 e Super Esportes, 2 a 15)

Cerco se fecha sobre bandarra
Corregedora aponta falhas graves na conduta do chefe do Ministério Público do DF. Conselho nacional pode pedir afastamento. (págs. 1 e 21)

Seis enterros e um mistério
Os corpos dos jovens assassinados em Luziânia serão sepultados hoje. Exames tentam identificar a sétima vítima de Ademar de Jesus. (págs. 1 e 23)

Reino Unido e conservador
Novo primeiro-ministro britânico, David Cameron promete um governo forte para reduzir deficit e reformar o sistema eleitoral. (págs. 1 e 16)

Ficha limpa vai ao Senado
Câmara aprova texto sem alterações. Para valer em outubro, regras têm de ser sancionadas pelo presidente até junho. (págs. 1 e 5)

Servidores vão desafiar Lula
Categorias cobram acordos fechados em 2008 e prometem manifestações pela reestruturação dos planos de carreira. (págs. 1 e 12)
------------------------------------------------------------------------------------
Valor Econômico

Manchete: Governo estimulará crédito privado para investimentos
Na reta final do mandato, o governo Lula prepara medidas para estimular a oferta de crédito de longo prazo na economia e, dessa forma, diminuir a pressão sobre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O plano é incentivar o setor privado a atender parte da demanda que hoje é suprida quase que exclusivamente pelo banco oficial.

Estão sendo avaliadas várias iniciativas. Uma delas é reduzir ou até isentar do pagamento de Imposto de Renda os investimentos em debêntures de prazo superior a cinco anos emitidas pelas empresas. O benefício interessa a grandes companhias, que hoje recorrem aos empréstimos do BNDES e a captações no exterior. (págs. 1 e A2)

Diniz põe mais R$ 1 bi na 'nova' Casas Bahia
O Pão de Açúcar vai aportar cerca de R$ 1 bilhão a mais que o previsto na empresa resultante da associação com a Casas Bahia para manter o controle acionário. As negociações entre Abílio Diniz e a família Klein para rever o contrato assinado em dezembro se aproximam do fim, embora ainda existam pendências. Ajustes foram feitos para promover um realinhamento da avaliação dos ativos de lado a lado. O Pão de Açúcar amplia seu aporte na "nova" Casas Bahia e os Klein reduzem o seu, mantidas as fatias acionárias de 51% e 49%, respectivamente. Além do aumento de capital na "nova" Casas Bahia pelo Pão de Açúcar - parte em dinheiro e parte em créditos -, os Klein vão elevar em R$ 100 milhões a fatia de recebíveis de vendas da Casas Bahia que reterão. Os Klein também deverão ter poder de veto em algumas decisões e ainda negociam uma "porta" de saída do negócio. (págs. 1 e B4)

Ford agora vai usar mais engenheiros brasileiros
Na atual fase de contenção de custos, a Ford vai passar a usar mais as equipes de engenharia dos países de baixo custo, preferencialmente as que atingiram competência suficiente para desenvolver produtos mundiais. O time de engenheiros da fábrica da Bahia já começou a trabalhar sob esse conceito: fazer a empresa crescer sem aumentar custos, diz Jim Farley, no comando da operação na América do Sul há sete meses.

O Brasil é terceira operação para a Ford fora dos EUA. Mas, em breve, tende a ultrapassar o Reino Unido em volume de vendas. A projeção baseia-se em dois pilares. O primeiro está no surgimento de novos clientes: "O governo Lula colocou o mercado em posição de decolagem, abrindo espaço para uma nova geração de classe média que está comprando carro zero quilômetro pela primeira vez na vida". (págs. 1 e B1)

Brasil quer o comando da FAO
Na reta final de seu mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reivindicou para o Brasil o comando da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), um dos mais cobiçados cargos em organismos multilaterais. A pretensão de Lula para garantir a inédita direção-geral da FAO a um brasileiro começará oficialmente com um aviso do Itamaraty aos 186 países-membros sobre a intenção de dirigir as políticas e o orçamento anual superior a US$ 1 bilhão do organismo internacional. O candidato de Lula é o ex-ministro José Graziano, hoje diretor da FAO para América Latina e Caribe. O embaixador Rubens Ricupero é apontado como um dos favoritos do candidato presidencial José Serra (PSDB). A China ensaia lançar um candidato único da Ásia. (págs. 1 e A4)

Projeto siderúrgico de Morales sob ameaça
Corre o risco de fracassar o que seria o maior investimento de uma empresa na Bolívia, o complexo siderúrgico de Mutún. Depois que o governo boliviano expulsou a EBX, do empresário Eike Batista, o grupo indiano Jindal ganhou em 2007 a concorrência para explorar a gigantesca jazida de ferro em troca de um investimento de US$ 2,1 bilhões em oito anos.

A Jindal não conseguiu, porém, equacionar de onde virá a energia e de que forma escoará o que espera produzir. Além disso, troca acusações com o governo de Evo Morales sobre o atraso das obras, dizendo que não recebeu a concessão das terras da mina e adjacências. Já a Empresa Siderúrgica Mutún, criada pelo governo para ser parceira da Jindal, descontou garantias bancárias que só poderiam ser sacadas se o investimento não fosse feito. (págs. 1 e A10)

Com imagem arranhada pela crise, Citibank reestrutura gestão de fortunas no país (págs. 1 e D2)
Venezuela aperta controle do câmbio para conter preços (págs. 1 e A11)
Em aliança com liberais, David Cameron assume o governo britânico (págs. 1 e A14)

Oportunidades para investir
Infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016 vai exigir mais de R$ 300 bilhões em investimentos. "São grandes negócios em diversos segmentos por todo o país", diz Joilson Ferreira, diretor da Previ. (págs. 1 e Caderno especial)

Avanço lento e gradual
Participação de software pirata no mercado brasileiro caiu dois pontos percentuais em 2009 - oito pontos em cinco anos -, mas ainda é de 56% do total. (págs. 1 e B2)

'Private equity' na TI
O fundo de participações DGF Investimentos entrou no capital da Mastersaf, especializada em software para a área tributária. Os recursos serão usados para aquisições. (págs. 1 e B3)

Demanda aérea
O transporte aéreo de passageiros no país registrou crescimento de 23,4% em abril, em relação ao mesmo período de 2009. Foi o décimo mês consecutivo de expansão acima dos 20%. (págs. 1 e B4)

A revolução dos bichos
Redes de hotéis e companhias aéreas aumentam a oferta de serviços para clientes que fazem questão de viajar com seus animais de estimação. (págs. 1 e B5)

Apostas navais
Em negociação para adquirir o Estaleiro Rio Grande, em construção pela WTorre no Sul do país, a Engevix prepara um segundo empreendimento no Sudeste. (págs. 1 e B9)

Consolidação das teles
Portugal Telecom rejeita oferta da Telefónica, de 5,7 bilhões, por sua participação na Vivo. Ações da operadora disparam e analistas acreditam em elevação da proposta. (págs. 1 e D1)

Torcida corporativa
A menos de 30 dias para o início da participação brasileira na Copa, companhias preparam esquemas especiais para que os funcionários acompanhem as partidas. (págs. 1 e D12)

Ideias
Martin Wolf
Da forma como foi projetada, a zona do euro fracassou e só terá êxito se for radicalmente reformada. (págs. 1 e A13)

Ideias
Carlos Lessa
É perversa a combinação brasileira de taxa de juro real elevada e endividamento familiar crescente. (págs. 1 e A13)
------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Commercio

Manchete: As estrelas do Brasil
O técnico Dunga anunciou, ontem, os 23 jogadores que irão à Copa da África do Sul. (pág. 1)

Viciados em crack lotam clínicas do Estado (pág. 1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário