domingo, 23 de maio de 2010

RESUMO DAS REVISTAS 23/05/2010

Veja

A confissão da bruxa
Eu chamei a menina de cachorra mesmo”

Lan house de garagem
Como 32 milhões de brasileiros acessam a internet

Entrevista – Jader Diamond – A liberdade enriquece – O cientista e escritor diz que, para enriquecer, os países quentes precisam vencer as doenças tropicais e que se democracia nem a China vai muito longe. (págs. 19, 22 e 23)

Compra-se petistas – Para apoiarem a candidatura da governadora Roseana Sarney, petistas estão recebendo ofertas de pacotes de dinheiro que chegam a 40 000 reais. Nos últimos dias, treze companheiros mudaram de lado. Por que será? (págs. 88 e 89)

Golpes na impunidade – O Supremo pune político e o Congresso aprova o Ficha Limpa, que veta a eleição de condenados em segunda instância. São dois bons passos rumo à moralidade política. Mas ainda há muito que fazer nesse sentido. (págs. 90 a 92)

Assim, vai acabar em CPI – O governo usa atraso nas obras da Copa para justificar regras mais frouxas em licitações e despejar 5 bilhões de reais em estatal que já promoveu desvios de meio bilhão. (págs. 96 e 97)

Colômbia pós-Farc – A promessa dos candidatos de não negociar com o terror e a preocupação das pessoas com outros temas mostram um país rumo à normalidade. (págs. 108 a 112)

Esperteza atômica – Passada a marolinha diplomática do Brasil no Oriente Médio, ficou claro que o megalonanismo da diplomacia brasileira serviu mesmo para acobertar os objetivos bélicos dos iranianos. (págs. 114 a 116)

A internet de 32 milhões de brasileiros – Improvisadas, clandestinas e lentas, as “lan houses de garagem” conectam quase metade dos usuários de computador do país. (págs. 122 a 130)

Os palanques vespertinos – Programas como os de Ratinho e Datena ganharam relevância inédita na atual corrida eleitoral. O que os candidatos e os apresentadores buscam faturar com isso. (pág. 163)

J.R. Guzzo – Preço a pagar – “O ponto que merece todos os olhares é simples: para ser grande, como a UE quer, é preciso pagar um preço alto, tão alto quanto o tamanho do sonho”. (pág. 174)

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Época

Por que tudo é tão caro no Brasil?
Comparamos os preços em 13 países e descobrimos os motivos: impostos, impostos e mais impostos

A festa durou pouco, mas a ressaca... – As consequências para o Brasil e para o presidente Lula do revés causado pelo acordo firmado com o iraniano Ahmadinejad. (págs. 44 a 47)

A estreita terceira via de Marina – A candidata do PV, Marina Silva, escolhe o vice e monta a equipe que vai tentar a difícil missão de quebrar a polarização entre Dilma e Serra. (pág. 50 a 57)

Quem tema ficha suja? – A lei que proíbe a candidatura de condenados foi aprovada no Congresso, mas deixa dúvidas sobre a quem se aplica. (pág. 61)

Quem será o novo Uribe? – Empatados nas pesquisas, o candidato governista e o da oposição têm histórico de sucesso no combate à violência. Agora, o desafio do país é gerar empregos. (pág. 100)
------------------------------------------------------------------------------------
ISTOÉ

Confronto dos “caras”
Ao enfrentar os EUA de Obama no impasse nuclear do Irã, o presidente Lula faz sua maior jogada global e coloca o Brasil no seleto tabuleiro das nações que decidem o destino do mundo

Militares candidatos
Eles saem dos quartéis e tentam formar uma bancada própria no Congresso

A jogada global de Lula – Como o presidente do Brasil assumiu o papel de “o cara” e entrou em conflito com os EUA ao mediar a crise com o Irã. (págs. 37 a 42)

Dois tesoureiros muito discretos – Cuidadosos e com bom trânsito entre os empresários, Sérgio Silva de Freitas e José Filippi Jr. têm a missão de levantar os recursos que financiarão as campanhas de Serra e Dilma. (págs. 44 e 45)

Mãos ao alto, Gabeira – Ao acusar Fernando Gabeira de sequestrador, Marta Suplicy ataca por tabela companheiros do PT e, mais uma vez, cria constrangimento no partido. (págs. 46 e 47)

Empate técnico – Depois de registrarem resultados divergentes, em nova rodada os institutos de pesquisa mostram o avanço da candidatura de Dilma Rousseff. (págs. 48 a 50)

O vice de US$ 2 bilhões – Guilherme Leal, dono da Natura, aceita compor a chapa de Marina para provar que a defesa do meio ambiente não se apõe ao crescimento econômico. (pág. 54)
------------------------------------------------------------------------------------
ISTOÉ Dinheiro

Sua casa, meu bilhão
Uma geração de jovens empreendedores aproveita o impressionante crescimento do setor imobiliário e constrói fortunas apostando em mercados e consumidores ainda não desbravados pelas grandes incorporadoras

Irã: O novo tamanho do Brasil no mundo

Entrevista – Markku Wilenius, vice-presidente do Grupo Allianz – “A próxima bolha já está em formação” – O mundo ainda sente os efeitos do estouro da bolha do mercado imobiliário americano, que devastou o crescimento em dezenas de países em 2008 e 2009. Enquanto governos e empresas elaboram estratégias para driblar a recessão e o desemprego elevado neste e nos próximos anos, o executivo finlandês Markku Wilenius está de olho nas tendências desta e da próxima década. Responsável pela área de macrotendências do Grupo Allianz, maior seguradora da Europa, Wilenius enxerga no mercado de tecnologias limpas o risco da próxima bolha financeira global. (págs. 34 a 36)

Lula venceu no Irã? – Com apoio da Turquia, Brasil fecha inédito acordo nuclear com o duro regime dos aiatolás. Pode não resolver o impasse com os Estados Unidos, mas coloca o País em novo patamar na diplomacia global. (págs. 38 a 41)

Espetáculo do crescimento – O Banco Central diz que a economia brasileira cresce 10% no primeiro trimestre, um autêntico desempenho chinês. Mas há controvérsias. (págs. 42 e 43)

Um empresário sobe no palanque – Candidato a vice-presidente na chapa de Marina Silva, o dono da Natura, Guilherme Leal, quer provar que é possível conciliar políticas ambientais com desenvolvimento econômico. (págs. 44 a 47)

O retrato do caos – Medo de colapso nas finanças públicas da União Europeia derrete as bolsas mundo afora. E agora? (págs. 100 e 101)
------------------------------------------------------------------------------------
CartaCapital

Desafio ao Império
A missão de paz de Lula e Erdogan a Teerã é mais um capítulo do rearranjo do poder mundial

Sucessão
Para enfrentar o presidente “santo” e sua candidata, no Nordeste Serra busca a intercessão do Padim Ciço

Rosa dos Ventos – Mauricio Dias – Candidato do feito vs. candidato do por fazer – Os resultados das pesquisas qualitativas não mostram anseio de mudança dos eleitores. (págs. 14 e 15)

Editorial – Mino Carta – Os interesses do Império e os nossos – A mídia nativa, contra Lula, defende aqueles. (pág. 16)

Aos pés do Padim – Eleições 2010 – Para enfrentar o “santo” Lula e reduzir a vantagem de Dilma Rousseff no Nordeste, Serra visita a estátua de Padre Cícero e se faz passar por ministro. (págs. 22 a 26)

Herança maldita 6 – Disputa trabalhista – Um contingente estimado em 45 mil servidores dispensados durante a reforma do Estado na era FHC tenta retornar ao serviço público. (págs.28 a 30)

Sextante – Antonio Delfim Netto – Barbas de molho – Enquanto a Comunidade Europeia patina, o Brasil atravessa um momento positivo. Mas um maior controle fiscal, para melhorar a execução do Orçamento e reduzir a relação dívida/PIB, é fundamental se quisermos evitar problemas futuros e manter o ritmo de crescimento. (pág. 31)

O advogado da esquerda herética – D’Alema – O ex-líder comunista aponta a semelhança entre o velho PT e o PCI. (págs. 32 e 33)

A capital da inovação – Iniciativa – Com duas universidades e modernos centros de pesquisa, São Carlos vira paraíso tecnológico. (págs. 34 a 36)

O Império contra-ataca – Irã – O acordo negociado por Lula e Erdogan é rejeitado por Hillary, mas os EUA acusam o golpe. (págs. 38 a 42)

A nova corrida do crédito – Finanças – Os bancos privados querem buscar o terreno perdido para os rivais públicos. (págs. 46 e 47)

Nenhum comentário:

Postar um comentário