sábado, 28 de julho de 2012

RESUMO DOS JORNAIS 28/07/2012

O Globo

Manchete: Governo recua e remédio pode voltar às prateleiras

Anvisa muda regra de 2009 e alerta para os riscos da automedicação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu que os medicamentos que não precisam de receita médica poderão novamente ficar nas prateleiras e gôndolas das farmácias e drogarias de todo o país. A medida representa um recuo em relação à decisão tomada em 2009 pela agência e que obrigava qualquer medicamento a ficar atrás do balcão. A Anvisa torna obrigatória a fixação de cartazes para advertir os consumidores sobre os riscos da automedicação. Ao explicar a nova regra, o presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, acusou as farmácias e laboratórios de prática de cartel durante a vigência da norma anterior. Também admitiu que o órgão era pressionado a voltar atrás: há mais de 70 processos judiciais movidos pelas empresas contra a norma anterior. (Págs. 1 e 23)

Manifestantes depredam cinco ônibus

Moradores de uma favela em Costa Barros, na Zona Norte, depredaram cinco ônibus ontem à tarde em protesto contra uma operação do Bope em que uma menina de 11 anos foi baleada. O estado da criança é grave.(Págs. 1 e 13)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Mensalão foi o mais "atrevido" esquema, afirma procurador

Responsável pela acusação, Roberto Gurgel diz em peça enviada a ministros do STF que escândalo foi o maior do país

Às vésperas do julgamento do mensalão, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, enviou documento aos ministros do STF em que diz que o caso "foi, sem dúvida, o mais atrevido e escandaloso esquema de corrupção e de desvio de dinheiro público" do país. O procurador diz que pinçou das 50 mil páginas do processo as principais provas. Ele visa, assim, facilitar o trabalho dos ministros caso as defesas dos réus contestem provas da acusação. O procurador conclui que se colheu um "substancioso conjunto de provas".

Segundo Gurgel, elas "não deixam dúvidas à procedência de acusação" e dizem que o Ministério Público tem convicção de que a "atuação do STF servirá de exemplo [...] a toda a sociedade". (Págs. 1 e A4 / Poder)

Mônica Bergamo

Ministro do STF quer novo exame de decisão do TCU usada por Valério. (Págs. 1 e E2 / Ilustrada)

Kassab diz que, se eleição fosse hoje, votaria em Dilma

Em plena campanha para fazer de José Serra (PSDB) seu sucessor, o prefeito Gilberto Kassab declarou apoiar Dilma em 2014. "Se fosse hoje, me sentiria muito confortável em apoiar a reeleição", diz. (Págs. 1 e A8 / Poder)

Homenagem

Luta pela floresta faz Marina Silva estar entre os que levaram bandeira olímpica (Págs. 1 e D3)

Editoriais

Leia "Agências desreguladas", sobre atuação recente da Anatel, ANS e Anac, e "Mal da Espanha é europeu", acerca da extensão da crise espanhola. (Págs. 1 e A2 / Opinião )

Cidade síria vive clima da "mãe de todas as batalhas"

No norte da Síria, em Aleppo, o clima tenso é um prenúncio da "mãe de todas as batalhas", relata Marcelo Ninio. O ruído de explosões é constante. O QG rebelde é guardado por 30 homens armados de fuzis. (Págs. 1 e A12 / Mundo)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Dilma exige empregos para manter incentivos à indústria

Redução de IPI para montadoras termina em 31 de agosto; Anfavea rebate críticas e nega onda de demissões

A presidente Dilma Rousseff advertiu ontem que a indústria nacional e, principalmente, as montadoras, não continuarão a receber incentivos fiscais se isso não se reverter em empregos e no fim das demissões. A redução do IPI se encerra em 31 de agosto. "Todos os setores que receberem incentivos do governo, não só as montadoras, têm de saber que nós fazemos isso por um único motivo: garantir o emprego e a renda do povo brasileiro", disse. AGM pode demitir 1,5 mil trabalhadores da fábrica de São José dos Campos. A Anfavea, associação das montadoras, rebate as críticas e diz que os fabricantes encerraram junho com 127 mil empregados, 3 mil a mais do que há um ano. (Págs. 1, Economia B1 e B3)

Desoneração ampla

O governo estuda desonerar a folha de pagamentos de todos os setores da economia (Págs. 1 e B4)

Russomanno fez lobby por doador e sócio

O candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, usou o seu mandato de deputado federal para defender o empresário Laerte Codonho, que foi condenado à prisão pela Justiça por crime contra a ordem tributária e hoje é seu sócio, informam Julia Duailibi e Fernando Gallo. Dono da marca de refrigerantes Dolly, Codonho foi o principal doador de Russomanno na campanha de 2010. (Págs. 1 e Nacional A4)

Dígito extra no celular pode causar falhas

A Anatel informou ontem que o acréscimo do nono dígito nos celulares com DDD 11, a partir da oh de amanhã, poderá gerar "instabilidades" no serviço por causa da migração de equipamentos e sistemas por parte das empresas. Com a mudança, as empresas terão mais 48 milhões de combinação de números para oferecer aos clientes. (Págs. 1 e Economia B10)

Cresce temor de massacre em Alepo

Um ataque de helicópteros do regime de Bashar Assad deixou ao menos 20 rebeldes mortos em Alepo. A Cruz Vermelha anunciou que estava deixando a cidade. Com a iminência de uma grande batalha, cresce o temor de um novo massacre na Síria. (Págs. 1 e Internacional A12)

Notas e Informações

A proteção dos juizes criminais

É fundamental assegurar a proteção dos juizes, mas sem a supressão de garantias constitucionais. (Págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Manchete: STF monta plano contra manobras no mensalão

Decididos a concluir o julgamentos do mensalão até setembro, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) cercaram-se de cuidados para evitar medidas que retardem o processo. Um deles foi pedir à Defensoria Pública da União (DPU)que preparasse um grupo de profissionais para ficar de prontidão. A iniciativa partiu do presidente da Corte, o ministro Ayres Britto. Isso porque não é comum réus trocarem de advogado às vésperas de serem julgados para ganhar tempo. Se isso ocorrer, a intenção do STF é acionar um defensor público para substituir o advogado e evitar atrasos. Formada por seis defensores, a equipe da DPU estudou as mais de 50 mil páginas do caso e já está pronta para entrar em ação caso necessário. O Supremo começa a julgar os 38 acusados na quinta-feira. (Págs. 1, 2 e 6)

Gripe H1N1 causa primeira morte no DF

A vítima é um homem de 54 anos, morador da Asa Norte. Este ano, a cidade registrou 66 suspeitas da doença e seis casos foram confirmados. (Págs. 1 e 31)

Dois americanos se curam da Aids

Casos relatados em conferência internacional envolvem tratamento à base de células-tronco da medula óssea e são esperança de cura para 34 milhões de pessoas em todo o mundo. (Págs. 1 e 28)

------------------------------------------------------------------------------------

Estado de Minas

Manchete: Eles pararam todos perderam

Greve dos caminhoneiros paralisa estradas de Minas e causa imensos transtornos a quem está viajando

No terceiro dia do movimento nacional, houve pelo menos nove grandes bloqueios no estado, nas BRs 040, sentido Rio, 381, rumo a São Paulo. 116, em Governador Valadares, e 050, em Itaúna. O resultado foram gigantescos engarrafamentos e gente retida nas rodovias por até mais de 10 horas. Somente na 381, somadas as quatro retenções, os congestionamentos superaram os 40 quilômetros. Os
prejuízos ainda são incalculáveis para pessoas e empresas.

Cargas perecíveis se perdem. O preço do tomate subiu 81% na CeasaMinas nos últimos dias. A previsão é de mais caos no fim de semana, com a volta das famílias que estão em viagem nas férias de julho. (Págs. 1, 12 e 13)

Após o acidente, horas de espera

O já saturado trânsito de BH fica ainda mais engarrafado se ocorrem batidas, devido à demora de policiais e peritos. Por falta de maior efetivo e estrutura no Batalhão de Trânsito, a PM admite que em 54% dos casos leva mais de meia hora para chegar ao local do desastre.

Quando há feridos ou mortos, a lentidão da perícia, que tem apenas dois profissionais por turno, é ainda maior: duas horas em média. (Págs. 1, 21 E 22)

Mensalão: Força-tarefa para evitar adiamento

Defensoria Pública da União designou time de seis defensores para substituir advogados que eventualmente abandonem a causa dos réus em cima da hora. Estratégia é comum em julgamentos para ganhar tempo. Equipe estudou as mais de 50 mil páginas do processo. (Págs. 1, 3 e 4)

Avanço contra Aids

Estudos indicam que dois pacientes foram curados com transplante de células-tronco de medula óssea. (Págs. 1 e 20)

Encontro na Corte

Depois de almoçar com atletas do Brasil, a presidente Dilma Rousseff conversou com a rainha Elizabeth II em coquetel no Palácio de Buckinghan. (Págs. 1 e 6)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Commercio

Manchete: Eles fazem greve e você é quem sofre

Mais de 50 mil alunos das federais sem aulas no Estado e delegacias fechadas. Para piorar, população e empresas estão reféns das paralisações de órgãos como Anvisa, Receita, Incra e IBGE. (Págs. 1 e cidades 5)

Decisão da Anvisa provoca fortes reações

Liberação da venda de remédios livres de receita nas gôndolas das farmácias é vista como retrocesso por entidades. (págs. 1 e 9)

------------------------------------------------------------------------------------

Zero Hora

Manchete: Motoboys gaúchos ainda ignoram o curso obrigatório

Menos de 1% dos 350 mil motociclistas que trabalham com transporte no Estado fez aulas de segurança, que serão exigidas a partir do dia 4. (Págs. 1 e 30)

Sinal Ruim

Antenas amplificam polêmica do celular. (Págs. 1 e 16)

------------------------------------------------------------------------------------

Fonte: Radiobrás

Nenhum comentário:

Postar um comentário