segunda-feira, 6 de setembro de 2010

RESUMO DOS JORNAIS 06/09/2010

O Globo

Sigilo de tucano foi quebrado em MG por outro filiado ao PT

Analista que acessou dados de Eduardo Jorge é do partido desde 2001

O analista tributário da Receita Federal, Gilberto Souza Amarante, que acessou dez vezes os dados fiscais do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, em Formiga (MG), é também filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), desde 2001, como comprova o cadastro do TSE. (Págs. 1 e 3 a 10)

Plínio: país vive pasmaceira

O candidato do PSOL à Presidência, Plínio Arruda de Sampaio, critica a despolitização do país, que, para ele, vive "uma pasmaceira". Plínio diz que não há diferença entre seus adversários. As declarações foram feitas ao GLOBO, que começa hoje uma série de entrevistas com os presidenciáveis. (Págs. 1 e 11)

Estudante é preso por atuar como médico

O estudante Silvino de Silva Magalhães, de 41 anos, do 9º período de medicina, foi preso ontem por uma policial civil que se disfarçou de paciente. Ele foi flagrado dando consultas como ginecologista no Hospital de Belford Roxo, na Baixada. (Págs. 1 e 13)

Cessar-fogo do ETA deixa Espanha cética

O anúncio de um novo cessar-fogo - o 11º desde 1981 - pelo grupo terrorista basco ETA foi recebido com ceticismo pelas autoridades espanholas, que julgaram insuficiente a nova suspensão do uso de violência e exigiram o abandono definitivo da luta armada. (Págs. 1 e 21)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Dado de vice tucano foi aberto por petista em MG

Escândalo da Receita: Servidor do órgão é o segundo integrante do PT envolvido o caso

Gilberto Souza Amarante, servidor da Receita Federal de Formiga (MG) que em 2009 acessou dez vezes os dados pessoais do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge Caldas Pereira, é filiado do PT desde 2001.
(Págs. Eleições e 1)

Caseiro se nega a depor para Serra e grava para o PSOL

Francenildo Costa, o caseiro cujo sigilo bancário foi quebrado em 2006, negou-se a dar depoimento para o programa de José Serra (PSDB). Preferiu gravar para Plínio Sampaio, do PSOL, ao qual está filiado. Serra compara o caso do caseiro ao da quebra do sigilo fiscal de sua filha. (Págs. Eleições, 1 e 5)

Câncer faz Quércia desistir de eleição para o Senado (Pags. 1 e A7)

Brasil amplia sua fronteira marítima para exploração

O Brasil não esperou aval da ONU e publicou na sexta resolução que expande para além das 200 milhas náuticas (370 km) as fronteiras de sua soberania sobre recursos minerais como petróleo e gás no fundo do mar. (Págs. 1 e B1)

Duelo do sol eterno

Um bilhete manuscrito pelo empresário Eike Batista é usado em ação movida por Rodolfo Landim, ex-executivo da holding EBX, no valor de R$ 670 milhões, informa Verena Fornetti. (Págs. 1 e B3)

Grupo terrorista ETA anuncia cessar-fogo

Fragilizado, o grupo terrorista basco ETA anunciou um cessar-fogo. Em vídeo, três encapuzados dizem que a decisão foi tomada há vários meses e prometem "pôr em prática um processo democrático" pela independencia do País Basco. Os partidos espanhóis desconfiaram do anúncio. (Págs. 1 e A8)

Minha história: Juíza relata vida como prisioneira de Hugo Chávez

A juíza Maria de Lourdes Afiuni, 47, foi presa após libertar ex-aliado do presidente venezuelano. "Era um prisioneiro político e agora sou mais uma". (Págs. 1 e A10)

Editoriais

Leia "10% verde", sobre a candidatura de Marina Silva à Presidência; e "Faltam professores", acerca dea formação de docentes para o ensino médio. (Págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Violador de IR de tucano em Minas também é filiado ao PT

Nome do analista Gilberto Souza Amarante aparece em lista do TSE entre os 276 petistas da cidade de Arcos

Funcionário da Receita Federal em Minas, o analista Gilberto Souza Amarante, que acessou os dados fiscais do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, é filiado ao PT desde 2001. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Amarante vota em Arcos, vizinha de Formiga, município onde o analista acessou o CPF do tucano em abril de 2009, por dez vezes em menos de um minuto. Os acessos aconteceram seis meses das violações no ABC paulista contra dirigentes tucanos e contra Verônica Serra, filha do candidato do PSDB à Presidência. Em entrevista ontem em Brasília, a candidata petista Dilma Rousseff, disse que a Receita precisa aprimorar controles, "pois não é possível conviver com vazamentos". Em São Paulo, José Serra afirmou não ter dúvidas do envolvimento do partido de Dilma nas violações.
"É do DNA do PT". (Págs. Nacional, 1, A4 e A6)

"Computador ligava sozinho"

A servidora de Mauá (SP) Adeildda Leão dos Santos disse que muitos usavam computador e várias vezes o encontrava ligado. "Diziam que ele ligava sozinho". (Pag. Nacional, 1 e A4)

ETA promete deixar a luta armada, mas gera dúvidas

Sem impor condições nem falar em processo de paz, o grupo radical Pátris Basca e Liberdade, o ETA, anunciou ontem um cessar-fogo que poderá ser o fim de 40 anos de lutas separatistas. O comunicado, gravado em vídeo e proferido por guerrilheiros encapuzados, foi enviado a jornais e recebido com cautela por autoridades espanholas e francesas. (Págs. Internacional, 1 e A10)

Negócios: A primeira crise longe de casa

A crise mundial pegou a Gerdau no auge de seu processo de internacionalização. Mas na visão do presidente do grupo, André Gerdau, a empresa reagiu rapidamente e aposta na recuperação da economia. "Saímos fortalecidos".(Pág. 1)

País tem quase 40 mil empresas importadoras

Pela primeira vez o número de empresas importadoras será mais que o dobro das exportadoras. De janeiro a julho, 3.883 novas companhias ingressaram no setor. Mercado interno aquecido e câmbio favorável explicam o fenômeno. (Págs. Economia, 1 e B1)

Estiagem já afeta a Amazônia e o Pantanal

A seca prolongada está afetando dois importantes biomas: a floresta amazônica e o Pantanal. No Amazônas, 4 municípios estão isolados por via fluvial e, em Mato Grosso, a Baía de Cancororé, um dos berçários do Pantanal, está ameaçada. (Págs. Vida, 1 e A13)

Tropas dos EUA ainda ajudam exército no Iraque (Págs. Internacional, 1 e A11)

Notas & Informações

Desaceleração moderada

A desacelaração do crescimento da economia não foi tão acentuada quanto muitos previam. (Págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil

Eleitor passa ao largo da crise do sigilo fiscal

Para analistas, Dilma vence no primeiro turno

A candidata do PT, Dilma Rousseff, aproxima-se a cada dia da vitória já no primeiro turno da eleição presidencial – na última pesquisa Datafolha, divulgada sábado, ela subiu 1 ponto percentual, chegando a 50%. Cientistas políticos consultados pelo JB avaliam: só uma grande e inesperada mudança no jogo seria capaz de fazer a petista perder o pleito. Nem mesmo as denúncias de vazamento de sigilos fiscais de tucanos e da filha do candidato José Serra (PSDB), Verônica Serra, têm surtido efeito nas intenções de voto dos eleitores. (Págs. País, 1)

Real em alta, preocupação de analistas também

A alta do real frente ao dólar atinge níveis polêmicos. Antes considerada uma vitória do governo Lula, a supervalorização da moeda já é vista com cautela pelos economistas, que temem uma crise na capacidade produtiva de indústria e setores competitivos.
(Págs. Economia, 1)

Nova esperança de paz com o ETA na Espanha

Em vídeo divulgado pela BBC, três pessoas que se apresentaram como representantes do grupo basco ETA disseram que os separatistas não vão mais realizar atentados na campanha por independência da Espanha. (Págs. Internacional, 1)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Manchete: Eleições 2010: Metade doa brasilienses não assiste ao horário político

Pesquisa do CB Data revela que apenas 53% dos eleitores do Distrito Federal acompanham a propaganda gratuita. Desses, 93% escolheram a tevê para conhecer as propostas dos candidatos, que disputam a atenção dos espectadores há exatas três semanas. (Págs. 1 e 19)

Efeito Lula

Depois de acelerar campanha de Dilma presidente desembarca em Valparaíso para comício de Agnelo (Págs. 1 e 20)

Reação azul

Roriz pede que militância faça campanha ostensiva para explicar aos eleitores que ele segue na disputa ao governo, apesar da decisão do TSE (Págs. 1 e 21)

Trabalho: 50% dos empregos brasileiros são de má qualidade

As pesquisas comprovam que 2010 será o melhor ano da história em criação de postos de trabalho no Brasil. Mas, apesar do aumento em vagas com carteira assinada, os trabalhadores ainda enfrentam condições ruins de trabalho e baixa remuneração. A situação é precária sobretudo no setor de serviços. (Págs. 1 e 9)

Seu bolso: Aprenda a investir em títulos do governo na internet

Aprenda a investir em títulos do governo via internet

O programa do Tesouro Direto já conquistou 197 mil investidores com rentabilidade que supera às dos fundos e da caderneta. Ao aplicar quantias de R$ 150, qualquer cidadão pode passar a ser um credor da União. Saiba como usar o serviço e fazer seu dinheiro render. (Págs. 1 e 11)

Saúde: Abortos resultam em 10% demortes em partos

Estatísticas do Ministério da Saúde mostram que uma em cada 10 mulheres mortas no ano passado em decorrência de problemas na gestação sofreu um aborto. Nos últimos 15 anos foram registrados 2.010 óbitos nessas circunstância. Um número que pode ser maior, já que exclui os casos clandestinos. (Pag. 1 e 6)

------------------------------------------------------------------------------------

Valor Econômico

Manchete: Varejo prevê alta de até 30% nas vendas de Natal

De São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e do Rio

Grandes redes de varejo esperam um aumento de vendas de 20% a 30% no Natal deste ano em relação a 2009. O crescimento da massa salarial, o avanço ainda constante do emprego e a oferta de crédito explicam a forte aposta do comércio, junto com a própria expansão física das empresas, que abriram novas lojas ao longo deste ano. A confirmação dos pedidos junto à indústria começa em outubro, mas algumas redes estudam antecipar encomendas para evitar prateleiras vezias no fim do ano. (Págs. 1, A3 e A4)

BNDES planeja volta ao mercado

O BNDES se prepara para voltar ao mercado e se captalizar em 2011, já que, ao que tudo indica, não contará com novos aportes do tesouro. O banco planeja o lançamento de debêntures simples entre R$ 1 bilhão a R$ 3 bilhões no mercado doméstico, provavelmente até novembro, e inicia nesta semana um "road show" para investidores europeus, visando a colocação de papéis no exterior. Procurado o BNDES não quis comentar o assunto. (Págs. 1 e C6)

Capitalização da Petrobras reforça o real

O real, uma das moedas que mais avançaram frente ao dolar no ano, pode se valorizar ainda mais. A tendência deve ser reforçada pela captalização da Petrobras. Desde junho, a expectativa com a operação fez o dólar cair 4,05% - 1,25% só na semana passada - para R$ 1,731. (Págs. 1, C1 e C2)

Foto Legenda: Com sotaque brasileiro

O plano da Rolls-Royce para dobras as vendas na Amércia Latina em dez anos inclui aumentar o conteúdo nacional dos equipamentos fornecidos aos clientes no Brasil, diz Andrew Heath, presidente mundial da área de energia. Em 2009, os negócios na região somaram US$ 700 milhões. (Págs. 1 e B7)

TST multa empresas quer recorrem de suas decisões

Em três meses, entre abril e junho deste ano, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) aplicou multas a advogados que tentaram recorrer de decisões da Corte no Supremo Tribunal Federal. A medida, segundo o presidente do TST, Moura França, é padagógica e tem o objetivo desestimular somente os recursos protelatórios, que não tem chances de prosperar do STF. (Págs. 1 e E1)

Projetos no Congresso põem em risco áreas de conservação

A exuberante paisagem da Serra da Canastra (MG) corre riscos. Ela é um dos alvos de 11 projetos de lei que tramitam no Congresso para reduzir as áreas federais de preservação ambiental. Nela se encontra possivelmente a maior reserva de diamantes do Brasil. Em um cenário conservador, de extração de 550 mil quilates (0,2 grama por quilate) em cinco anos, a produção do país dobraria. (Págs. 1 e A12)

Greening avança em são Paulo

Pesquisa do Fundecitrus mostra que quase 40% dos talhões de laranja em São Paulo - grupos de aproximadamente 2 mil árvores - estão contaminados pela praga do greening. (Págs. 1 e B11)

Refis da crise

A Receita e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional prorrogaram até 30 de setembro o prazo para as empresas que aderiram ao Refis da Crise desistirem de processos judiciais e administrativos. (Págs. 1 e E1)

'Private equity' no sacolão

O fundo FIP Governança Corporativa, da BR Investimentos, que tem o Banco do Brasil entre seus cotistas, assumiu 30% do capital da rede Hortifruti, hoje com 21 lojas no Rio e Espírito Santo. (Págs. 1 e B1)

P&G aposta na lavagem a seco

Há dois anos, a Procter e Gable abriu três lavanderias em Kansas City para testar o mercado. Agora, o plano é levar a rede Tide Dry Cleaners a todo os EUA, por meio de franquias. (Págs. 1 e B5)

Marketing olímpico

A Rio 2016 contratou o ex-diretor da marketing do COI, Michel Payne, para assessorá-la nas negociações de patrocínios para a Olimpíada. Segundo o executivo, os preços das cotas estão cada vez mais altos e não há valores definidos. "Custarão quanto o mercado aceitar pagar". (Págs. 1 e B5)

Serviços de TI

Na esteira do avanço da Microsoft no mercado de software de gestão, a brasileira MSBS Tridea adota um plano agressivo de internacionalização. (Pag. 1 e B3)

Líder em catering amplia o foco

Maior empresa catering (refeição para aviões) do mundo, a LGS Skychefs, controlada pela Lufhtansa, passará a prestar serviço também para hospitais, escolas e lojas de conveniência no Brasil. (Págs. 1 e B5)

Preços da praticagem

O governo vai criar uma comissão para discutir os preços da praticagem nos portos. o grupo terá representantes da Marinha, Casa Civil, Fazenda, praticagens e armadores. (Págs. 1 e B7)

Chineses miram usinas no país

A estatal Cofco, empresa de alimentação da China, entrou na disputa pelas usinas da companhia Nacional de Açúcar e Álcool. Poderá ser o primeiro negócio da China no setor fora da Ásia. (Págs. 1 e B12)

Fibra reforça presença no varejo

As operações de varejo do banco Fibra, do grupo Vicunha, tradicionalmente voltado às emnpresas de médio porte, já somavam R$ 2 bilhões em junho, 28% da carteira de crédito. (Págs. 1 e C8)

Baixa produtividade

Estudo da London Scholl of Economics mostra que a produtividade das empresas brasileiras está entre as mais baixas do mundo. As companhias americanas e alemãs lideram o ranking. (Págs. 1 e D8)

Ideias

Gustavo Loyola

Restrição à compra de terras por estrangeiros é medida inadequada e funciona contra os interesses do próprio país. (Págs. 1 e A11)

Ideias

Luiz Werneck Vianna

Falta discutir que socialdemocracia é esta, em que só há lugar para o Estado e a sua ação paternal sobre a sociedade. (Págs. 1 e A6)

------------------------------------------------------------------------------------

Zero Hora

Justiça busca dar pai a 200 mil gaúchos

Mutirão liderado pelo Conselho Nacional de Justiça tenta preencher lacuna na certidão de nascimento de filhos só registrados pelas mães. (Págs. 4 e 5)

Senado: Ana Amélia lidera Ibope com 49%

Paim e Rigotto disputam a segunda vaga, aponta a pesquisa. (Págs. 6 e 10)

Fogaça: PDT pede alma nos programas

Cúpula pedetista critica propaganda de rádio e TV da aliança. (Págs. 1 e 7)

Violação: Outro petista envolvido em sigilos

Analista da Receita acessou 10 vezes dados de líder do PSDB. (Págs. 1 e 8)

ETA em xeque: Espanha duvida de cessar-fogo

Grupo basco anuncia o fim das ações armadas, mas o governo desconfia da promessa. (Págs. 1 e 20)

Fonte: Radiobrás

Nenhum comentário:

Postar um comentário