domingo, 31 de março de 2013

RESUMO DOS JORNAIS 30/03/2013


O Globo

Manchete: Iphan preserva invasões no Jardim Botânico

Estudo sobre tombamento da área diz que 316 famílias podem ficar onde estão

Na queda de braço com os defensores das ocupações e com o Ministério do Meio Ambiente, diretor do parque perde a batalha e o cargo

Os invasores do Jardim Botânico têm motivos para comemorar. Parecer do Iphan sobre a abrangência do tombamento do parque – peça fundamental no processo no Tribunal de Contas da União que vai definir o futuro das ocupações – defende que 316 famílias permaneçam no local. Essa conclusão vai contra a proposta da direção do Jardim Botânico, que durante 30 anos pede a transferência dos invasores para a ampliação de sua área de pesquisa e do espaço aberto à visitação. O presidente Liszt Vieira será exonerado. (Págs. 1 e 10)

Institutos acumulam problemas

Mesmo com o governo incentivando o ensino profissionalizante, os institutos federais enfrentam problemas de evasão escolar, baixo índice de conclusão, falta de professores e infraestrutura insuficiente. Auditoria do TCU mostra que, em cursos para jovens e adultos que não terminaram a escola, o abandono é de 24%. (Págs. 1 e 3)


Corte de US$ 85 bi muda a vida nos EUA

Falta de acordo político leva a uma histórica redução de gastos

A partir da semana que vem, americanos passam a sofrer, na prática, os efeitos do corte histórico de US$ 85 bilhões nos gastos federais. Pelo menos 149 torres de controle de tráfego aéreo serão fechadas, falta papel higiênico em repartições públicas, milhares de tomografias deixarão de ser feitas e mais de 500 mil doses de vacinas não serão aplicadas. Até visitas guiadas à Casa Branca estão canceladas por falta de verba. O corte automático é fruto do impasse fiscal em que os EUA mergulharam por falta de acordo político para reduzir despesas e elevar impostos. (Págs. 1 e 21)


Produção de óleo da Petrobrás cai

A estatal registrou, em fevereiro, uma queda de 2,1% na produção de petróleo e gás natural, na comparação com janeiro. Segundo a Petrobrás, resultado é conseqüência de paradas programadas em plataformas. (Págs. 1 e 25)

Itália continua sem governo

Os principais partidos italianos rejeitaram a idéia de apoiar um premier tecnocrata, mantendo o impasse 32 dias após a eleição. O país pode continuar sem um governo funcional até maio, quando uma nova eleição deverá ser convocada. (Págs. 1 e 26)

BRT entra em obra outra vez

Inaugurado há apenas nove meses, o BRT Transoeste entrou em obras pela terceira vez. Agora, entre Campo Grande e Santa Cruz, é para tapar buracos e resolver problemas de drenagem. (Págs. 1 e 15)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Governo vai prorrogar redução de IPI para carros

Mau resultado no primeiro trimestre faz Fazenda avaliar se mantém alíquota indefinidamente

O governo vai adiar o aumento da alíquota do IPI para automóveis, que deveria ser elevada na segunda-feira. O imposto pode até ser congelado no patamar atual por tempo indeterminado, informa Eduardo Cucolo. O cronograma em 2013 previa três reajustes. O primeiro, em janeiro, aconteceu. O segundo seria o de abril. O último está marcado para julho. O fraco desempenho das vendas no início do ano levou a decisão de não aumentar o tributo. A informação de que o imposto não subiria foi antecipada na quarta-feira pela coluna Direto da Fonte, de Sonia Racy. (Págs. 1 e B1)

Emprego no setor

Industria automobilística contratou quase 2 mil pessoas em 2013 e, com 131,7 mil trabalhadores, está perto do recorde histórico. (Págs. 1, B4 e B5)

Dilma baseará campanha em tripé de energia, juros e comida

Um “tripé” de energia, comida e juros será a base da campanha da presidente Dilma Rousseff a reeleição em 2014. Esta linha já estará presente no programa de televisão do PT, a ser exibido em 9 de maio, informa Vera Rosa. Estratégia é mostrar que a desoneração da cesta básica, a queda dos juros e a diminuição do preço da energia fazem parte de um pacote para promover a distribuição de renda e transformar o Brasil em um país de classe média. Dilma avalia já ter marcas próprias para exibir na propaganda eleitoral. O pré-candidato do PSDB, Aécio Neves, disse que o governo tem muitos problemas e as bases da estabilidade “estão ameaçadas”. (Págs. 1 e A4)


Aeroportos fecharam 1.804 vezes em 2012

Os aeroportos brasileiros fecharam 1.804 vezes no ano passado, o que dá uma média de quase cinco fechamentos por dia. Os principais motivos foram meteorológicos: chuva, nevoeiro e vento. O aeroporto mais atingido foi Joinvile (SC), com 163 paralisações. Congonhas fechou 34 vezes. (Págs. 1 e C1)


Pasta de Portos reabre apuração

A mando da presidência, será reaberta investigação da Secretaria dos Portos para apurar suposto envolvimento do secretário executivo Mário Lima Júnior com o grupo flagrado na Operação Porto Seguro. O Estado mostrou que o responsável pelo caso foi subordinado de Lima. (Págs. 1 e A7)

Oriente Médio é tema do Papa

O sofrimento de cristãos e muçulmanos no Oriente Médio por causa da violência da guerra e do terrorismo foi o tema escolhido pelo Papa Francisco para a celebração da Via-Sacra, ontem, diante do Coliseu. O pontífice pediu aos cristãos que respondam ao mal com o bem. (Págs. 1 e A13)


Evaristo E. de Miranda / A seca e o Bolsa-Família

Uma combinação virtuosa de ações sociais está obtendo resultado inédito na proteção dos mais pobres na pior seca do Nordeste em 30 anos. (Págs. 1 e A2)

David Kang e Vitor Cha / Mitos e verdades sobre o regime

Se Kim Jong-um de fato arriscar um ataque militar contra o Sul ou mesmo os EUA, estará colocando seu pescoço, e o de seu país, em risco. (Págs. 1 e A11)

Notas & Informações / A reforma política

Projeto que será posto em votação em abril finge mudar alguma coisa para, no fim, nada mudar. (Págs. 1 e A3)


------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Manchete: A morte: A ressurreição: A guerra

A morte: Professora de 37 anos sai para comprar ovos de Páscoa e é encontrada estrangulada no Parque da Cidade. Polícia prende suposto assassino.

A ressurreição: Mais de 90 mil pessoas sobem o Morro da Capelinha, em Planaltina, e se emocionam com a encenação da via-sacra mais famosa do DF.

A guerra: Ditador norte-coreano anuncia confronto com o país vizinho e põe tropas de prontidão em nova provocação aos EUA. Rússia pede calma. (Pág. 1)

Montadoras vencem: IPI de carro será congelado

Sem conseguir domar a inflação e temendo aumento no preço dos veículos, o governo anuncia na segunda-feira o congelamento do tributo em 2% para automóveis 1.0; em 7% no caso dos modelos flex 2.0 e em 8% para os de 2 mil cilindradas movidos a gasolina. (Págs. 1 e 11)


O vale-tudo das tarifas bancárias

Banco Central estabelece novas regras para aumentar a transparência e permitir um maior controle, pelos próprios clientes, das taxas cobradas. Algumas chegam a variar 227% de uma instituição financeira para outra. (Págs. 1 e 8)

Quem segura Feliciano na comissão

Além do próprio partido, o PSC, o deputado e pastor Marco Feliciano conta com o apoio de lideres do PMDB e do PR para se manter à frente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. (Págs. 1 e 2)


------------------------------------------------------------------------------------

Estado de Minas

Manchete: Dengue/ Onde mora o perigo

Triângulo, Norte e Vale do Aço registram maior incidência da doença, que já matou 34 pessoas.

Tempo favorável à proliferação do mosquito, como chuva e calor, mudança de prefeito e falta de prevenção são apontados pela Secretaria Estadual de Saúde como causas da maior incidência da doença no Triângulo, Norte e Vale do Aço. Mas até cidades consideradas de baixo risco sofrem com a epidemia, como Doresópolis, Oeste de Minas, que ocupou o topo do ranking em março com o maior número de notificações por 100 mil habitantes. Em uma semana, houve seis mortes no estado e o total de notificações passou de 123 mil para 148 mil, alta de 20%. Os casos suspeitos já superam mais de 25 mil os registrados no primeiro trimestre de 2010, até então a pior epidemia em Minas. (Págs. 1 e 17)

Venda de pílula terá maior rigor

Anvisa criou grupo multissetorial para estudar a obrigatoriedade da receita para venda de contraceptivos e anti-inflamatórios. Especialistas apoiam, mas alertam que muitos entraves podem sobrecarregar sistema público de saúde e gerar mais abortos e gravidez indesejada. (Págs. 1 e 7)

Domésticas/ Nova lei exige revisão do orçamento familiar

Com a entrada em vigor das mudanças trabalhistas, patrões terão maiores gastos, como pagamento de 40% do FGTS por demissão sem justa causa. (Págs. 1 e 12)
Webjet/ Demitidos sobrevivem de bicos

Funcionários dispensados pela companhia fazem atividades diversas, como vender sorvete em parque, enquanto aguardam decisão judicial. (Págs. 1 e 10)

------------------------------------------------------------------------------------

Zero Hora

Manchete: Humildade Franciscana

Em gesto de adoração, Papa rezou deitado no chão da Basílica de São Pedro na primeira Sexta-feira Santa de seu pontificado. (Pág. 1)

Páscoa da tolerância zero tem 5 mil multas na largada do feriado

Aperto na fiscalização se reflete no aumento de 83,7% nas infrações em 24 horas de Operação Viagem Segura, em relação ao mesmo período de 2012. (Págs. 1 e 28)

Imposto de Renda/ Só 20% dos gaúchos já entregaram declaração

Quem aproveitar o fim de semana para acertar as contas com o Leão poderá estar nos primeiros lotes de restituição. (Págs. 1 e 18)

------------------------------------------------------------------------------------

Fonte: Radiobrás

Nenhum comentário:

Postar um comentário