domingo, 16 de dezembro de 2012

RESUMO DOS JORNAIS 15/12/2012

O Globo

Manchete: Massacre de crianças leva a pressão contra armas

Jovem mata a mãe e mais 26 pessoas em escola, na maior chacina infantil do país

Atirador transforma pequena cidade em palco de horror. Sem mencionar diretamente o controle de armamento, Obama pede ações significativas para evitar novas matanças, e o prefeito de Nova York protesta

Fortemente armado e com colete à prova de balas, um jovem de 20 anos invadiu a escola onde a mãe era professora, numa pequena cidade em Connecticut, e atirou mais de cem vezes, causando o maior massacre contra crianças na História dos EUA. Dos 27 mortos, entre os quais a mãe do rapaz, 20 tinham entre 5 e 10 anos. A tragédia transformou a bucólica Newtown, de apenas 27 mil moradores, em palco do horror, com crianças ensanguentadas e pais desesperados em busca de informações e levou o controle de armas de volta ao debate. O presidente Barack Obama chorou e pediu "ações mais significativas" para evitar novas tragédias, recorrentes no país, sem falar em restrição às armas, assunto que evitou durante a campanha eleitoral. Mas houve protestos em frente à Casa Branca, e o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, endossou o coro: "Isso tem que acabar hoje." Adam Lanza, o atirador, usava a identidade do irmão e teria se matado,. (Págs. 1, 53 a 55)

Rose e mais 23 são denunciados

O Ministério Público Federal denunciou ontem 24 pessoas, entre elas as ex-chefe de gabinete da Presidência Rosemary Noronha, suspeitas de envolvimento com a venda de pareceres fraudulentos de órgãos públicos para beneficiar interesses privados. Do grupo fazem parte 14 funcionários de instituições federais, agora afastados ou demitidos. Considerado o chefe da organização criminosa, denunciado por cinco crimes, o ex-diretor da Agência Nacional de Águas Paulo Vieira informou à procuradoria ter interesse no benefício da delação premiada. "(A delação) Depende da efetiva colaboração dele, que não é confissão, é muito mais que isso. Ele tem de trazer informações novas e trazer pessoas novas", afirmou a procuradora Suzana Fairbanks. Os acusados ainda podem responder a uma ação civil pública de improbidade e a uma investigação por lavagem de dinheiro. (Págs. 1 e 3)

Guerra dos royalties: SP ameaça recorrer ao Supremo

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, também anunciou que vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal caso o Congresso derrube os vetos da presidente Dilma ao projeto de lei que redistribui os royalties do petróleo. Juntamente com Rio e Espírito Santo, São Paulo é um dos grandes estados produtores. (Pág. 1)

Embargo à carne: Acordo com os russos não sai

Apesar da tentativa de fazer os russos voltarem a comprar a carne brasileira — há embargo ao produto de três estados —, a presidente Dilma retornou de Moscou sem acordo.
O Brasil, no entanto, acertou a compra de helicópteros para a Petrobras. (Págs. 1 e 45)

Reviravolta em Israel: Chanceler renuncia após indiciamento

O chanceler ultranacionalista de Israel, Avigdor Lieberman, deixou o governo após ser indiciado por fraude e quebra de confiança. A renúncia surpreendeu o premier Netanyahu, a seis semanas das eleições. (Págs. 1 e 56)

Extorsão contra turistas: Baderna de táxis também no Porto

Apenas minutos depois de uma operação da prefeitura, taxistas e até donos de vans voltaram a cobrar valores extorsivos de passageiros que chegavam à cidade de navio. Uma corrida até Copacabana saía por até R$ 250. (Págs. 1 e 14)

Mensalão: AGU vai atrás de bens

A Advocacia Geral da União anunciou ontem que aguardará a publicação do acórdão do julgamento, pelo STF, para recuperar o dinheiro desviado pelo esquema. E deve bloquear bens dos réus para assegurar a restituição. (Págs. 1 e 4)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Atirador mata 26 em escola primária nos EUA e morre

Principal alvo do homem seria a mãe dele, que é professora no local; entre as vítimas estão 20 crianças.

Um homem invadiu a escola de ensino fundamental Sandy Hook, em Newtown, Connecticut, nos Estados Unidos, e disparou ao menos cem tiros em duas salas de aula, matando 20 crianças e seis adultos. O atirador também morreu. A mãe dele, que seria professora de uma turma de jardim de infância e provável alvo, também estaria entre os mortos. A identidade do homem não havia sido confirmada até a noite de ontem. Segundo a imprensa americana, porém, ele seria Adam Lanza, de 20 anos, e de acordo com testemunhas levava quatro armas, usava roupas escuras, colete à prova de balas e máscara. A polícia apreendeu uma pistola automática e um fuzil. A morte de uma pessoa na casa do atirador também está sendo investigada e um suspeito teria sido detido em um bosque nas redondezas. Este é o pior massacre em escolas americanas desde Virginia Tech, em 2007. (Págs. 1 e Internacional A17 e A18)

Procuradoria denuncia Rose, irmãos Vieira e mais 20

O Ministério Público Federal denunciou à Justiça 24 integrantes do suposto esquema de compra de pareceres técnicos em órgãos públicos. Entre os acusados estão a ex-chefe de gabinete da Presidência da República em SP Rosemary Noronha (falsidade ideológica, tráfico de influência, corrupção passiva e formação de quadrilha) e o ex-diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) Paulo Rodrigues Vieira (corrupção ativa, falsidade ideológica, falsificação de documento particular, tráfico de influência e formação de quadrilha). (Págs. 1 e Nacional A4)

Desconfiança

A ministra do STF Cármen Lúcia disse que vê com desconfiança as novas denúncias de Marcos Valério. Para ela, é preciso "prova cabal" de risco para se decidir por proteção ao empresário. (Págs. 1 e A10)

Sem Chávez, líderes da Alba se reúnem hoje na Venezuela

Liderados pelo boliviano Evo Morales, integrantes da Alba se reúnem hoje em Caracas, na véspera da eleição regional que deve definir forças em uma iminente disputa presidencial, prevista caso Hugo Chávez não reassuma o poder, informa o enviado especial Rodrigo Cavalheiro. (Págs. 1 e Internacional A23)

Discurso de ministra causa mal-estar em evento de bancos

Representante da presidente Dilma Rousseff, a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffman, causou desconforto ao cobrar a diminuição das taxas de juros durante jantar de fim de ano da Febraban, na quinta-feira. As palavras da ministra foram interpretadas por diversos dirigentes de bancos como uma mensagem clara de Dilma Rousseff de que os juros das operações financeiras ainda estão altos. (Págs. 1 e Economia B1)

Notas & Informações

Lula deve, sim, explicações

Pela primeira vez, o ex-presidente teme as consequências de seus atos. Mas ele prefere atacar. (Págs. 1 e A3)

Susan Rice

Jogo político e segurança

Jamais busquei de alguma maneira enganar o povo americano. Fazer isso iria contra meu caráter e minha vida de serviço público. (Págs. 1 e Visão Global A22)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Manchete: Até onde vai essa loucura?

A imagem das duas crianças em estado de choque retrata a perplexidade dos americanos depois de o país ser sobressaltado por mais um massacre. Elas estão diante da escola infantil de Newtown,em Connecticut, onde um homem entrou armado e disparou 100 vezes. Primeiro, matou a própria mãe, que era professora. Em seguida, 20 crianças do jardim de infância e cinco adultos. O corpo do assassino também foi encontrado. Em 7 de abril de 2011, um drama semelhante abalou o Brasil: um ex-aluno entrou numa escola de Realengo,no Rio,e matou 12 estudantes. Nos EUA, a matança de ontem reacendeu a discussão sobre o livre-comércio de armas de fogo."Já passamos demais por coisas assim", disse o presidente Obama (E), com lágrimas nos olhos. "Precisamos nos unir e tomar ações reais para evitar outras tragédias como essa." (Págs. 1, 24 a 26)

Nem CPI barra avanço das invasões no DF

Dezessete anos depois de investigação da Câmara Legislativa chamar a atenção do país para o escândalo da grilagem de terras em Brasília, as repórteres Ana Maria Campos e Lilian Tahan mostram que o crime permanece. Só nos primeiros 10 meses deste ano, houve pelo menos 4.914 tentativas de ocupação irregular no Distrito Federal. (Págs. 1 e 33)

------------------------------------------------------------------------------------

Estado de Minas

Manchete: O preço da Segurança

Novo modelo de concessão de rodovias permite pedágio mais caro se acidentes diminuírem

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) estuda a inclusão do chamado fator de qualidade nos editais de sete dos nove lotes de estradas que serão licitados nos próximos meses. A ideia é incentivar as empresas, com um multiplicador no preço do pedágio para as rodovias em queonúmero de acidentes seja reduzido. Em Minas,o bônus valeria para as reformas da BR-262, que atravessa o estado da divisa com São Paulo, no Triângulo, até o Espírito Santo, no Leste, e das BRs 050 e 153, que cortam o Triângulo de Goiás até São Paulo. Ficam de fora as BRs 040 (trecho de Brasília a Juiz de Fora) e 116 (Rio-Bahia), cujos processos estão mais adiantados. (Págs. 1 e 12)

Aeroportos - Colisões com aves crescem 69% em MG

Aumento de choques de pássaros com aeronaves superou a média nacional, ao passar de 55 em 2011 para 93 este ano. Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, registrou o maior número de casos (23). Desacordo entre Infraero e empresas acaba em nova tentativa frustrada de licitar o terminal 3 de Confins. (Págs. 1, 13, 21 E 22)

Ciência: Estudo liga a genética à homessexualidade

Segundo pesquisa nos EUA, a forma como um gene responsável pela sensibilidade à testosterona se manifesta pode influenciar a atração por pessoas do mesmo sexo, além dos fatores ambientais, sociais e psicológicos. (Págs. 1 e 20)

Meio Ambiente: Esgoto polui 77% dos rios no estado

Levantamento da qualidade dos mananciais de Minas feito pelo Instituto Mineiro das Águas (Igam) apontou níveis de coliformes fecais acima do tolerável em 441 das 573 amostras coletadas, o que indica contaminação pelo despejo de esgoto. (Págs. 1 e 25)

Confiança Congelada

Avaliação positiva do mandato da presidente Dilma Rousseff, que completou 65 anos ontem, se manteve estável entre setembro e dezembro. De acordo com pesquisa CNI/Ibope, 62% dos entrevistados consideraram ótima ou boa a condução do governo. Em viagem de negócios pela Rússia, a presidente Dilma enfrentou frio de quase 15 graus negativos ao participar de cerimônia militar no Kremlin. (Págs. 1 e 4)

------------------------------------------------------------------------------------

Zero Hora

Manchete: Massacre na Escola

Homem invade colégio nos EUA, mata pelo menos 20 crianças e seis adultos
e espalha o terror entre pais, professores e alunos na pacata cidade de Newtown (Págs. 1, 4 e 5)

"Nossos corações estão despedaçados pelos pais, avós, irmãos e irmãs dessas crianças" Barack Obama

------------------------------------------------------------------------------------

Fonte: Radiobrás

Nenhum comentário:

Postar um comentário