domingo, 20 de junho de 2010

RESUMO DOS JORNAIS E REVISTAS 20/06/2010

20 de junho de 2010

O Globo

Manchete: Alemão: tráfico faz feira de drogas a céu aberto.

Área reúne chefes de favelas que foram ocupadas pela PM

Três anos após ser palco da maior operação policial do estado - que resultou em 19 mortos - o complexo de favelas do Alemão, na Zona Norte, concentra hoje o maior número de chefes de quadrilhas de uma só facção criminosa com grande poderio bélico (mais de mil fuzis), revela Ana Cláudia Costa. Eles instalaram no local um verdadeiro shopping de drogas a céu aberto, com tendas e negociações no atacado e no varejo. Migraram para lá os chefes do tráfico de favelas ocupadas pela PM com as UPPs. O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, disse que "vai ter trauma, vai ter baixa", mas a ação no Alemão será definitiva. (Págs. 1 e 17)

Hospitais filantrópicos têm dívida de R$ 5,6 bi

Responsáveis por metade das internações do SUS, hospitais filantrópicos acumulam dívida de R$ 5,6 bilhões. A crise ameaça o atendimento, principalmente em cidades pequenas. Entre as causas da crise estão má gestão e defasagem da tabela do SUS. (Págs. 1 e 14)

Desemprego atinge mais as mulheres

O desempregado brasileiro é, na maioria, mulher, tem entre 25 e 49 anos, ensino médio completo e já trabalhou alguma vez, segundo o IBGE. (Págs. 1, 27 e 28)

Merval Pereira

Reviravolta no Rio

A lei da Ficha Limpa pode levar Garotinho a desistir de candidatura e apoiar Fernando Gabeira. (Págs. 1 e 4)
------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo

Manchete: Lula triplica quantidade de carreiras no Executivo

Desde 2003, o governo Lula fez saltar de 31 para 108 o número de carreiras civis litadas na tabela de remuneração de servidores federais, relata Gustavo Patu.

Esse salto é acompanhado pela multiplicação dos tipos de cargos citados na tabela. Passaram de 97 (início da gestão petista) a 317, descendo a detalhes como motorista do IPEA e técnico de laboratório da Agricultura. (Pags. 1 e A11)

BNDES Já exige estádio 'verde' para Copa-2014

Para conseguir financiamento do banco estatal, as arenas deverão ter coleta seletiva de lixo, reciclar material de demolição e aproveitar água da chuva nos seus banheiros e gramados, entre outros pontos. (Págs 1 e B4)

Discurso Mutante

José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), os candidatos à Presidência que lideram as pesquisas, capricham no regionalismo durante as suas viagens eleitorais.

Serra usou o futebol e até cantou para se aproximar do eleitor do Nordeste. Dilma se definiu como mineira, gaúcha e paulista. (Págs. 1 e A12)

Executivos da China adotam 'cinto apertado' ao visitar o Brasil (Págs. 1 e B1)

Editoriais

Leia “Genoma humano, 10”, sobre a leitura do mapa genético da espécie, há dez anos; e “O futuro do emprego”, que analisa o mercado de trabalho. (Págs. 1 e A2)
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo

Manchete: Indústria faz Sudeste voltar à liderança do crescimento

Menos dependente de programas de transferência de renda, região desbanca Nordeste como polo de expansão

Um estudo mostra que a retomada da indústria começa a mudar a distribuição geográfica do crescimento no Brasil. Depois de o Nordeste ter sido o astro regional da expansão nos últimos anos, o protagonista agora é o Sudeste. Ao contrário do que vinha ocorrendo, o desenvolvimento será dinamizado pelos investimentos na indústria e serviços e menos por transferências de renda promovidas por programas como o Bolsa Família e aumento do salário mínimo. O levantamento, da MB Associação, projeta para São Paulo um crescimento médio anual de 8,1% até 2015, contra média de 2,9% entre 2003 e 2008, a mais baixa do País. Na visão de Sergio Vale, autor do estudo, a expansão do Sudeste “será mais dinâmica e menos dependente do governo, vindo da própria expansão da economia”.

54,6% é o porcentual de recursos que o BNDES destinou ao Sudeste até abril

(Págs. 1 e Economia B1)

80 mil mortes por ano no país têm 'causa desconhecida'

Em 2008, 80 mil mortes no País, do total de pouco mais de 1 milhão, não tiveram causa identificada, segundo dados do Ministério da Saúde. “Motivos ignorados” ou “indefinidos” são a quinta maior causa de óbitos no Brasil. Em várzea da Roça (BA), o dado oficial mais recente registra 73% das mortes nessa categoria, informa a enviada especial Marta Salomon. (Págs. 1 e Vida A21)

Alianças regionais não garantem espaços na TV

Por incongruências entre a coligação nacional e as regionais, Dilma Rousseff pode ficar sem espaço na TV em 10 dos previstos 48 palanques físicos. E José Serra não está garantido em 6 dos seus 23 palanques. (Págs. 1 e Nacional A4)

Celso Lafer – Erros da política externa

No governo Lula, a diplomacia brasileira está optando pelo inefável do prestígio em detrimento da realidade dos resultados. (Págs. 1 e Espaço Aberto A2)

Notas & informações

Franqueza durou um dia

O primeiro e único balanço honesto oferecido ao público num site oficial saiu logo do ar. (Págs. 1 e A3)
------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Brasil

Manchete: Dia de espantar a zebra africana

Vitória sobre Costa do Marfim classifica Brasil

Em copa do Mundo não há muito espaço para meio termo. Hoje, às 15h30 (de Brasília), o Brasil se encaixa na definição. Se vencer, garante vaga nas oitavas. Mas, se empatar ou perder, fica em situação muito delicada, dependendo do saldo de gols e da calculadora. (Págs 1 e Esportes D4 e D5)

A coerência na esquerda

O ex-ministro e o apartheid social

Fernando Lyra é um nome conhecido na política brasileira. O ex-ministro da Justiça no governo Sarney conta a Mauro Santayana como acompanhou, entre outros fatos históricos, de dentro do antigo MDB, a conspiração para articular a candidatura do “conservador” Tancredo Neves, que o escolhera. Homem de esquerda critica o apartheid social no país, apesar da melhor distribuição de renda. (Págs. 1 e Tema do dia A2 a A4)
------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense

Manchete: Em guerra, PMDB fecha com Agnelo

Em convenção tumultuada, que teve pancadaria entre militantes, o partido aprova, com 97 votos a favor e 22 contrários, a coligação com o candidato do PT ao GDF . Mas peemedebistas saem rachados da disputa. PDT e PSB confirma Cristovam e Rollemberg ao Senado, enquanto o PSOL lança Toninho ao Buriti. (Págs. 1, 27 e 28)

Bullying – Brasília lidera casos

Levantamento do IBGE mostra que o DF é o líder do ranking nacional dos caso de humilhação nas escolas. Provocações são mais comuns entre os garotos, mas as meninas também passaram a ser alvo desse tipo de situação. (Págs 1, 30 e 31)

Pisando na bola: Escolinha dribla a lei

Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Ministério Público se unem para evitar a exploração de crianças e adolescentes que treinam futebol em clubes do DF. Os responsáveis pelas aulas, muitas vezes são acusados de desrespeitar a legislação. (Págs. 1 e 14)
------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Commercio

Manchete: Vale a vaga, Brasil (Pág. 1)

Chuvas espalham destruição no Estado (Pág. 1)
------------------------------------------------------------------------------------
Veja

"Cala boca Galvão"

O fenômeno planetário que engolfou o locutor da Globo na Copa mostra a fúria do Twitter. (Pág. 82)

Câncer

Como o "efeito celebridade" ajuda no tratamento. (Pág. 102)

Entrevista - José Serra (Pág. 19)

O candidato do PSDB à Presidência da República diz que o loteamento de cargos no governo do PT turbinou a corrupção e dá sua receita de governabilidade sem clientelismo.

Blogosfera (Pág 54)

Lula confirma em palanque: Dilma não existe.

O tom das campanhas.

Datas (Pág. 58)

Exonerado do cargo de Secretário Nacional de Justiça Romeu Tuma Júnior, acusado de envolvimento com o chinês Paulo Li, chefe de uma quadrilha de contrabandistas em São Paulo.

Holofote (Pág. 62)

Os dois PPs.

120.000 ricos.

Companheiro no tribunal.

O Ceará dispensou um estaleiro.

Radar (Pág. 66)

O vice de Serra.

E o DEM?

Divórcio nas bodas de prata.

Estilo trator.

Duda em Minas.

Dilema para Patrus.

O braço direito.

Escutas no parlatório.

Ordem para espionar

Delegado da Polícia Federal depõe no Congresso e confirma que foi convidado por pessoas contratadas pelo PT para montar um grupo de espionagem ilegal contra adversários e inimigos internos. (Pág. 74)

Governo - A responsabilidade fiscal

Quanto valem 54 reais? (Pág. 78)
------------------------------------------------------------------------------------
Época

Como vai a nossa saúde

Uma pesquisa exclusiva mostra que o brasileiro está comendo pior, bebendo mais e fazendo menos exercícios. Como você pode fugir desse padrão e evitar doenças no futuro (Págs. 1 e Época Debate 82)

Fala, Brasil

Como será o RIC, o substituto do RG (Pág. 21)

Vamos combinar

O otimismo de Lula (Pág. 39)

Eleições

Os problemas da campanha de Serra (Pág. 44)

Lula ganha com o reajuste para aposentados (Pág. 48)

A greve de fome do fundador do PT (Pág. 50)


Investigação

Pistas de corrupção no quintal de procuradora (Pág. 52)

Congresso

O Estatuto da Igualdade Racial sem cotas (Pág. 54)

Meio ambiente

O desafio do Congresso com as florestas (Pág. 60)

Nossa política

Guilherme Fiuza e a fraude na política (Pág. 55)

Nossas ideias

Paulo Nogueira e o poder dos políticos (Pág. 93)
------------------------------------------------------------------------------------
ISTOÉ

Serra por Serra

Numa semana decisiva para sua campanha, o candidato do PSDB, em entrevista exclusiva, ataca o governo Lula, responde ao dossiê, defende a militarização da fronteira e anuncia mudanças na política de câmbio e juros.

Semana (Pág. 33)

Aviação - Novas regras beneficiam passageiros.

Brasil Confidencial (Pág. 38)

Barreto aperta o cerco

O Ministério da Justiça instaurou sindicância para investigar os atos do ex-secretário Nacional de Justiça Romeu Tuma Júnior.

Ricardo Boechat

Bolada

Só em agosto o BC receberá as primeiras cédulas de R$ 50 e R$ 100 da família do Real. A previsão era abril. Tudo em razão de atrasos na montagem de impressoras importadas pela Casa da Moeda. (Pág. 42)

Leonardo Attuch

Essa terra é deles

O PT de ontem faz greve do fome. O de hoje está com a família Sarney. Qual é o seu? (Pág. 65)

Dilma Rousseff

Como foi a vida da candidata do PT à Presidência em colégio católico. (Pág 58)

Educação

Conheça os institutos de ensino que atendem crianças superdotadas de baixa renda. (Pág. 88)

Ficha Suja

Ronaldo Lessa acumula mais de 30 processos na Justiça e ainda quer governar Alagoas. (Pág. 80)
------------------------------------------------------------------------------------
ISTOÉ Dinheiro

A carne do brasileiro Marfrig invade o Big Mac

Patrocinador global da Copa, o frigorífico brasileiro conquistou o mundo. Coma a compra da Keystone por R$ 1,2 bilhão, a empresa fornecerá toda a carne dos hambúrgeres do McDonald’s e do Subway no planeta. Saiba como essa jogada foi construída.

Marcos Molina, presidente do Marfrig: Investimento de US$ milhões nas Copas de 2010 e 2014 (Págs. 1 e 56)

Entrevista: Erenice Guerra, ministra-chefe da Casa Civil

“Se o Estado tiver de intervir, ele o fará”

A ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, tem mantado popular para defender o interesse público e não deve ter receio de ser acusado de intervencionista ao fazê-lo. “Se há necessidade de intervir um pouco mais, nós o faremos”, afirmou, citando. (Pág 32)


Poder

Mantega na torcida por juros menores

Sempre otimista, agora o ministro Guido Mantega quer ficar na lnterninha das previsões e fingir que a economia brasileira não está está assim tão aquecida, para não reforçar os argumentos do Banco Central sobreo aumento de juros. A previsão oficial do Ministério ainda é de 5,5% e só sera revisada em julho. No mercado, a previsão já subiu para 7%, em alta há 13 semanas consecutivas. (Pág 18)

Sustentabilidade

Rios do Nordeste em perigo

Apesar de o Brasil contar com cerca de 12% da reseva de água doce do planeta, o país corre o risco de enfrentar graves problemas de abastecimento nos próximos anos. Isso tem relação direta com as mudanças causadas , principalmente, pela emissão de dióxido de carbono (CO²). O alerta consta do Economia da Mudança do Clima no Brasil: custos e oportunidades. (Pág. 24)

Líderes

A francesa Sephora desembarca no Brasil

A Sephora, maior rede de cosméticos e perfumaria do mundo, deve pousar em definitivo no Brasil, no primeiro semestre de 2011.
O empresário Carlos André Montenegro, filho do presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, poderá ser o parceiro local da Sephora, que pertence ao grupo LVMH, o maior conglomerado do luxo do mundo. (Pág. 26)

Agricultura: Como o agronegócio está mudando a face do Cerrado Baiano

Um outro (e tão valioso) pré-sal

É o agronegócio, que, assim como o pretróleo, pode trazer bilhões em divisas e também gerar energia nas fronteiras agrícolas do País – desde que exista infraestrutura. (Pág. 75)

Artigo

O Estatuto da Igualdade Racial

O senador Demóstenes Torres, relator do projeto do Estatuto da Igualdade Racial no Senado, disse que substituiu a palavra “raça” por “etnia”, “para combater a falsa ideia de que existe outra raça além da humana”. Demóstenes tem razão. Está cego quem diz que não existe preconceito racial no Brasil. Brancos podem dizer isso, por desconhecimento, mas é só. (Pág. 114)

Dinheiro da Redação

Reajuste eleitoreiro (Pág. 06)
------------------------------------------------------------------------------------
CartaCapital

O Irã por dentro

Uma visita à terra dos aiatolás revela a vida sob o véu da repressão

Sob o véu da censura

A crescente repressão leva os iranianos a uma vida dupla: desconfiada nas ruas, descontraída e ocidentalizada entre quatro paredes (Pág. 54)

A ganância vitima o Morumbi

A exclusão do estádio deixa são Paulo à mercê de projetos nebulosos (Pág. 28)

O pecado da carne

Maior "vilã" do clima, a pecuária busca de crescer sem desmatar e com menos emissão de gases que causam o efeito estufa (Pág. 34)

O Brasil no radar bélico

Com a promessa de investimento de 100 bilhões de dólares nos próximos 30 anos, a indústria da defesa sonha em voltar aos áureos tempos dos anos 1980 (Pág. 40)

O efeito inércia

Os problemas são conhecidos, as soluções também. Por que então é quase impossível melhorar o trânsito nas grandes cidades? (Pág. 43)

Delfim Netto faz a análise crítica da economia em Sextante (Pág. 37)

Rosa dos ventos - Maurício Dias

A imprensa tenta oxigenar a candidatura de Marina Silva (PV), que patina em torno dos 10% em todas as pesquisas mais recentes de intenção de voto.

Cresce a convicção, no meio político, de que, sem ela no páreo, Dilma Rousseff (PT) poderia ganhar a eleição presidencial de José Serra (PSDB) ainda no primeiro turno. (Pág. 18)
------------------------------------------------------------------------------------
Zero Hora

Manchete: Robinho encara o “Elefante” Drogba (Pág. 1)

Cresce pressão por concursos mais seguros contra fraudes

Esquema desmontado pela Polícia Federal desperta debate sobre a fiscalização das seleções. (Pág. 1)

Peso da eleição: Como Lula decidiu conceder os 7,7%

Presidente cobrou de ministros que viabilizassem aumento para os aposentados. (Pág. 1 e 11)
------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário