domingo, 7 de junho de 2009

Jornalismo 2.0


Amanda Lopes(*)


Jornalismo 2.0 como sobreviver e prosperar, um guia de cultura digital na era da informação, escrito por Mark Briggs. Utiliza uma linguagem simples e resumida. Contendo 11 capítulos explicativos. Propondo aos leitores testar e aprender praticando as técnicas desenvolvidas por outros jornalistas.

O capítulo 1º ensina como um jornalista pode sobreviver e prosperar na era digital. Havendo uma mudança de perfil, onde o profissional é multimídia. Ser um jornalista capaz de dominar todas as mídias. O autor explica o funcionamento da rede e define a função do RSS e feed.

A pergunta o que seria web 2.0 é respondida com exemplos próprios para instruir. “Os leitores criam, compartilham e comentam... Esperam poder fazer isso também nos sites de notícias”. Briggs discute a respeito de pen drives, smartphones, ipods que são os novos instrumentos utilizados pelos jornalistas.

Jornalista móvel, aquele que carrega diversas ferramentas para o local do acontecimento. E para produzir as notícias em tempo real, tem em suas mãos notebook com conexão sem fio, gravadores, câmera digital. Equipamentos básicos de um verdadeiro jornalista multimídia, preparado para escrever e publicar a notícias, fotos, vídeos e áudios nos blog e sites especializados.

Sugere-se que o profissional de comunicação pare de usar papel e arquive no computador os dados importantes. Mais tarde, podem cruzar e trocar informações com toda redação ou compartilhado com grupo de pessoas. Sendo um novo método de reportagem utilizado na era digital.

Todo um capítulo é dedicado na construção e manutenção de blogs. Leva o leitor começar seu próprio blog. E indica ler outros, principalmente os 100 primeiros da lista Technorati (site que monitora blogs – http://www.technorati.com/). Informa exemplos de jornalistas que fizeram seus blogs e a forma como ajudaram melhorar as coberturas jornalísticas em suas áreas de atuação.

Segundo o autor, o texto escrito para a web deve ser objetivo. Utilizar palavras simples e diretas. E empregar a linguagem coloquial nas notícias. Saber com editar entrevista em áudio, usando softwares disponíveis para download. Como um verdadeiro atlas web, Mark Briggs exemplifica e ensina passo a passo os mecanismos que os novos jornalistas possuem a disposição.

Mesmo nas administrações de fotos ou escrevendo roteiros, ensina com clareza a produção de um ótimo roteiro para entrevistas e gravações em off. Além de ensinar coloca ao alcance exemplos que poderão ser seguidos facilmente. E diz que: “experimente colocar conteúdo em qualquer um destes meios e procure fazer você mesmo, mesmo que seja apenas para praticar”.

O livro é indicado aos jornalistas e estudantes da área de comunicação. Nesta nova era digital não podemos deixar de fazer parte. A notícia em tempo real é mais difundida e equipes são contratadas com exclusividade para a produção de material jornalístico web.

--------------------------------------------------------------------------------(*) Amanda Lopes é estudante de jornalismo na Faculdade de Comunicação Social do UNICESP.

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