quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

RESUMO DOS JORNAIS 01/01/2013

O Globo

Manchete: Rio na era de ouro

Maior réveillon de todos os tempos recebe 2013 e abre temporada de grandes eventos internacionais que vão preparar a cidade para a Copa e as Olimpíadas

Um espetáculo grandioso, com fogos de cores e efeitos variados e sincronizados com músicas de diferentes estilos, emocionou, durante 16 minutos, o público recorde de 2,3 milhões de pessoas (sendo 700 mil turistas) que foi a Copacabana saudar a chegada de 2013. Até a natureza ajudou: depois de quatro passagens de ano com chuva, 2012 despediu-se dos cariocas com sol, mar caribenho e luar, abrindo as portas da cidade a uma nova era de ouro, em que três grandes eventos internacionais — Copa das Confederações, Jornada Mundial da Juventude e Rock in Rio — aquecem as turbinas para a Copa e as Olimpíadas. Pacificada, a cidade, mais uma vez, fez uma festa só, nas lajes dos morros e no asfalto. (Págs. 1 e 6 a 9)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Haddad diz que só falará com líderes, mas Câmara duvida

Prefeito afirma que não será refém de negociações 'no varejo'. Vereadores apostam que nada muda

Fernando Haddad (PT) assume hoje a Prefeitura de São Paulo com a promessa de mudar a relação com a Câmara Municipal. O petista quer evitar conversas, cobranças e até apoios individuais. A meta é negociar a aprovação de projetos de lei diretamente com os líderes das bancadas partidárias. Hoje, além do prefeito, tomam posse os 55 parlamentares eleitos em outubro – que apostam que nada muda no trato com o Executivo.

"No começo se finge que existe uma diretriz. Depois volta a ser tudo a mesma coisa", duvida o agora senador Antonio Carlos Rodrigues (PR), ex-presidente da Câmara por quatro mandatos consecutivos. Em dois decretos, Haddad anunciou a criação de cinco comitês de gestão: cidadania, desenvolvimento social, desenvolvimento sustentável, ordenação territorial e gabinete. De saída, Gilberto Kassab (PSD) recomendou ao sucessor que reveja os contratos da prefeitura. (Págs. 1 e Metrópole, C1 e C4)

Sai o síndico, entra o pensador

Se fosse para comparar estilos, o gosto pelo corpo a corpo de Kassab parece com o de Lula. Já Haddad, e sua queda por assuntos ligados ao dia a dia da gestão, lembra Dilma. (Págs. 1 e C3)

Quenianos vencem São Silvestre mais uma vez

Mesmo representado por atletas de segundo escalão, o Quênia dominou a tradicional prova paulistana. Edwin Kipsang garantiu a 13ª vitória queniana entre os homens e Maurine Kimpchumba foi a 10ª mulher do país africano a terminar na frente. Quarto colocado, Giovani dos Santos foi o único brasileiro a subir no pódio. A brasileira Tatiele Carvalho chegou em sexto. Cerca de 25 mil inscritos participaram da 88ª edição da prova, pela primeira vez realizada de manhã. A mudança foi feita para não atrapalhar a organização do Show da Virada na Avenida Paulista. (Págs. 1 e Esportes, E1)

Brasileiro promete e cumpre

Mudança de trajeto favorece Giovani dos Santos, que melhorou cinco posições em relação a 2011. (Págs. 1 e Esportes, E1)

Chávez piora e Caracas cancela festa de réveillon

O estado de saúde do presidente da Venezuela Hugo Chávez, hospitalizado em Cuba para tratamento de câncer, piorou e as autoridades venezuelanas suspenderam as festas públicas de réveillon na capital, Caracas. O vice-presidente Nicolás Maduro anunciou que Chávez sofreu complicações respiratórias nas últimas horas. O governo pediu para a população rezar em casa pela saúde do presidente, reeleito em outubro, e cuja posse está marcada para o próximo dia 10. (Págs. 1 e Internacional, A8)

Hospital privado terá 'selo de qualidade'

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) vai testar a qualidade dos hospitais privados do País por meio de 26 indicadores, divididos em seis áreas. Serão observados, por exemplo, níveis de infecção, taxa de mortalidade e tempo de espera. Inicialmente, a participação dos estabelecimentos é voluntária, mas será obrigatória para hospitais da rede dos planos no segundo semestre. A fase de testes terá 42 hospitais voluntários, 18 de São Paulo. Quem alcançar ao menos a nota mínima de qualidade vai ganhar selo da agência. Os que não atingirem a meta, porém, não sofrerão punições. (Págs. 1 e Vida, A11)

Incra muda e descentraliza atividades

O governo federal leva adiante o maior projeto de reforma no Incra. Uma das principais mudanças será a descentralização do repasse e da administração de recursos. Cada vez 4 menos assentamentos serão criados: o governo deve focar na melhoria dos atuais. (Págs. 1 e Nacional, A4)

Ilan Goldfajn: Implicações para o ano-novo

O risco de quebra na zona do euro caiu e não houve recessão global. Mas o crescimento baixo deve continuar em 2013, inclusive no Brasil. (Págs. 1 e Opinião, A2)

Notas & Informações

O que se espera de Haddad

Resta esperar que o novo prefeito tenha reunido equipe capaz de trabalhar com eficiência. (Págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Manchete: 13 razões para celebrar 2013

Emagrecer, ter um filho, mudar de hábitos...

A cada 365 dias, as esperanças se renovam e o ritual se repete. No mundo inteiro, milhões de pessoas fazem juras de mudar de vida no ano que se inicia. Na capital do país, não poderia ser diferente. Na edição de hoje, o Correio retrata os anseios de 13 brasilienses que planejam viver dias melhores em 2013. Nenhum deles se propôs a tornar realidade metas mirabolantes, quase sempre inatingíveis. Eles ancoraram o espírito de mudança em pequenos projetos viáveis. Isabela Franco realizará o sonho de integrar um programa de voluntariado na Colômbia. O empreendedor Júlio César Gomes vislumbra perspectivas de bons negócios na empresa enfim regularizada. O casal Vivian e Leonardo entrou em um grupo de corrida: quer aumentar o fôlego para acompanhar a energia do filho que planeja ter. Como se vê, são ideais simples, mas que farão de 2013 um ano especial. (Págs. 1, 16 e 17)

------------------------------------------------------------------------------------

Estado de Minas

Manchete: Alegria e emoção na Pambulha

O espetáculo pirotécnico e as apresentações da dupla sertaneja goiana João Neto e Frederico e do grupo paulista Turma do Pagode reuniram milhares de pessoas na orla da Lagoa da Pampulha para receber o ano novo com muita alegria e animação. O 23º Réveillon da Alterosa brindou famílias inteiras, pessoas de todas as gerações, com 15 minutos de fogos disparados de seis pontos do espelho d'água. (Págs. 1 e 2)

Lacerda: Novo mandato para velhos problemas

Vinte novatos se unem a outos 21 vereadores com a responsabilidade de melhorar a imagem da Câmara de BH, desgastada por escândalos (Pág. 1)

Minas: Ficha Limpa ameaça 32 prefeitos

Em todo o país, 404 chefes do Executivo podem não cumprir até o fim o mandato que assumem hoje. Eles correm risco de ser condenados por irregularidades pelo Tribunal Superior Eleitoral. (Págs. 1 e 3)

Investimentos: Indústria aposta na recuperação

No embalo da previsão de alta de 4% do PIB, setores automobilístico, de produtos de linha branca e alimentos, mineração e siderurgia esperam acelerar crescimento. (Págs. 1 e 12)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Commercio

Manchete: ProUni exigirá nota no Enem de 450 pontos

Ministério da Educação aumenta em 50 a pontuação mínima para conceder bolsas do Universidade para Todos. (Págs. 1 e 8)

Quenianos dominam a São Silvestre

Edição 88 da tradicional corrida paulistana teve como vencedor da versão masculina Edwin Kipsang (C). Maurine Kipchumba ganhou entre as mulheres. (Págs. 1 e Cidades/Esportes, 6)

------------------------------------------------------------------------------------

Fonte: Radiobrás

Nenhum comentário:

Postar um comentário