domingo, 21 de outubro de 2012

RESUMO DOS JORNAIS E REVISTAS 21/10/2012

O Globo

Manchete: Corruptos são apenas 0,1% dos presos

Entre as 514 mil pessoas que lotam as prisões do país, só 632 cumprem pena por esse crime

A percepção geral de que corruptos não vão para a cadeia é confirmada por dados oficiais. Em dezembro de 2011, só 632 (0,1%) dos 514 mil presos no país cumpriam pena por esse crime, revelam Roberto Maltchik e Thiago Herdy. Número tão reduzido que, se os dez réus do mensalão condenados por corrupção passiva forem presos, essa parcela da população carcerária crescerá um sexto. (Págs. 1, 3 e 4)

PT já lidera em 3 capitais; PSDB, em 1

A uma semana das eleições, o PT lidera em três das 13 capitais onde haverá segundo turno, entre elas São Paulo, e está em empate técnico com o PSB em uma, Fortaleza. O PSDB lidera em uma capital, Manaus. (Págs. 1 e 10)

Pacotes inibem investidores

Analistas afirmam que a postura mais intervencionista do governo nos novos pacotes para a infraestrutura deve afugentar os investidores. Sem a adesão do capital privado, projetos podem não decolar. (Págs. 1, 41 e 42)

Bacha: inflação controlada na Constituição

Edmar Bacha, economista que ' ajudou a elaborar os planos Cruzado e Real, defende : emenda constitucional para garantir a Inflação baixa como conquista definitiva. (Págs. 1 e 44)

Novo Colorado enfrenta o velho

O crescimento do eleitorado ' latino, pró-democrata, tornou o Colorado, republicano por décadas, um estado-chave, relata Flávia Barbosa, Os evangélicos brancos, porém, ainda são maioria, e podem dar vitória a Romney. (Págs. 1 e 47)

Escambo eleitoral

Drogas, aparelhos ortodônticos, cadastro em programa social e até pó de café serviram como moeda para negociar algo supostamente inegociável: o voto. (Págs. 1 e 16)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Voto conservador amplia liderança de Haddad em SP

Pesquisa Datafolha mostra que petista bate Serra nesse segmento, além de vencer entre os eleitores liberais.

Líder nas pesquisas em SP, Fernando Haddad (PT) também venceria o tucano José Serra entre os eleitores conservadores - segmento no qual tinha o pior desempenho no Datafolha no fim de setembro (12% dos votos). Hoje, ele ganha de Serra por 46% a 33% nesse eleitorado.

No conjunto das intenções de voto, o petista lidera a disputa por 49% a 32%. Em pesquisa realizada antes do primeiro turno, em setembro, o líder isolado entre os conservadores era Celso Russomanno (PRB), com 41% desses votos. Serra tinha 21% das intenções.

Os conservadores representam 33% dos eleitores na cidade. É o maior contingente numa escala que vai de extremamente liberais (6%) a extremamente conservadores (9%), passando por liberais (28%) e medianos (23%). Haddad bate Serra em 4 dos 5 grupos. (Poder 1 e PODER A4)

Vamos falar de São Paulo?

Os planos de governo de Fernando Haddad (PT) e José Serra (PSDB) apresentam propostas semelhantes, mas têm divergências nas estratégias para implantá-las.

O petista quer reforçar as subprefeituras. O tucano pretende manter o poder nas seccretarias. Nos transportes, Serra dá ênfase ao metrô, e Haddad, aos ônibus. (Poder 1 e PODER A8)

Revista mostra os lugares preferidos de tucano e petista

São Paulo (Páginas 1 e 22)

Condenada, sócia do Rural diz que perdeu a esperança

Poder (Páginas 1 e PODER A12)

Entrevista: Eike Batista

Alguém vai ter que fazer uma estátua para mim

"Alguém vai ter que fazer uma estátua para mim em algum lugar. Vamos evitar o apagão", diz Eike Batista, sobre seus investimentos em usinas termelétricas.

A cristina Grillo e Lucas Vettorazzo, o empresário afirma que graças às empresas dele o país terá melhor infraestrutura. (Mercado págs 1 e B1)

Clérgio do Irã nega atuação em ataque na Argentina em 94

Sem poder sair do Irã devido a um mandado de prisão internacional, e apontado como o cérebro do antentado que matou 85 pessoas em Buenos Aires, em 1994, o clérgio iraniano Moshen Rabbani, 59, diz a Sammy Adfhirini, numa rara entrevista à mídia ocidental, que não participou dos ataques. Ele acusa os investigadores de terem agido sob pressão de Israel e EUA. (Mundo pags 1 e A18)

Henrique Meirelles: Para taxa de juros cair, o melhor é cuidar da inflação

Fala-se muito de taxa de juros no Brasil, e sua queda é um desejo da sociedade. A melhor maneira de derrubá-las é, ironicamente, não se preocupar tanto com elas; e sim com a inflação. (Opinião 1 e A2)

Editoriais

Leia "Antes tarde que nunca", sobre programas de Haddad e Serra, que enfim trazem mais detalhes sobre suas propostas para a cidade de São Paulo. (Opinião 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Por votos, Haddad e Serra investem nos redutos adversários

Petista vai a bairros centrais e tucano faz campanha na periferia

Na reta final da campanha pela Prefeitura de SP, Fernando Haddad (PT) investirá nos setores médios do eleitorado, nos bairros centrais da cidade. José Serra (PSDB) tentará se aproximar do eleitor de mais baixa renda, nos extremos das zonas leste e sul. Os candidatos também tentarão calibrar os ataques. O PT decidiu retirar as inserções mais críticas ao tucano. Serra reagirá ao discurso petista de que Haddad é o candidato que beneficia os pobres. (Págs. 1,NACIONAL A4 e A6)


Presidentes em campanha

Dilma e Lula participaram ontem de comício em Campinas, em apoio a Márcio Pochmann, do PT. (Págs. 1 e A6)

'Nunca entreguei ninguém', diz Genoino

O ex-presidente do PT José Genoino diz que lutará "todos os dias, semanas, meses e horas" para provar sua inocência no mensalão. Condenado por corrupção ativa, Genoino afirma que sua defesa não aponta o dedo para companheiros. "Nunca entreguei ninguém na minha vida. Nem no pau de arara. Muito menos num processo que virou um grande espetáculo midiático." (Págs. 1 e NACIONAL A10)

Com BVA, onda de problemas em bancos termina, diz BC

Normalmente avesso a fazer comentários públicos sobre a saúde do sistema financeiro, o Banco Central, desta vez, não hesita: a safra de problemas iniciada com o estouro da crise global, em 2008, terminou com a intervenção no BVA, sexta-feira. "Todas as fragilidades identificadas (nos últimos anos) foram integralmente endereçadas", disse ao repórter Leandro Modé o diretor de Fiscalização do BC, Anthero Meirelles. Sete bancos quebraram no País nos últimos dois anos. (Págs. 1 e ECONOMIA B8)

Luta política expõe fratura americana

O Estado percorreu 10 cidades, ouviu 79 eleitores e detectou que o voto obedece à clase social, à identidade étnica, à convicção religiosa e à idade, relata Lourival Sant'Anna. (Págs. 1,INTERNACIONAL A17 e A23)

Gênero e voto

Temas ligados à sexualidade surgem e desaparecem das campanhas de acordo com a conveniência eleitoral, como no segundo turno em SP. (Pág. 01)

Amir Khair: Tem novo tripé

O tripé meta de inflação, superávit primário e câmbio flutuante passou a ser, em 2012, meta de crescimento, resultado fiscal e câmbio administrado. (Págs. 1 e ECONOMIA B11)

João Bosco Rabello: A condenação do sistema

O recado do Supremo Tribunal Federal, explicitado em alguns votos históricos, é de intolerância com os modos e costumes arraigados no sistema político. (Págs. 1 e NACIONAL A12)

Notas & Informações: Mudanças e permanências

Censo mostra que Brasil melhora em diversos aspectos, mas ainda tem graves problemas. (Págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Manchete: Bem pagos, folgados e cheios de mordomias

A lista dos benefícios dos 513 deputados federais é tão extensa que eles podem viver sem colocar a mão no próprio bolso, só à custa dos ganhos que recebem para excercer o mandato. Apenas 1% dos brasileiros têm um salário igual ou superior ao de um parlamentar. R$ 26,7 mil. A essa dinheirama, somam-se 14º e 15ºsalários, auxílio-moradia, 50 dias de recesso por ano,aposentadoria integral, plano de saúde ilimitado e crédito de até R$ 34,2 mil por mês com direito a reembolso. (Págs 1 , 2 e 3)

Futuro: Jovens pagarão mais impostos

Com o envelhecimento da população, os futuros trabalhadores brasileiros gastarão mais para sustentar a previdência. A saúde também vai encarecer. (Págs 1, 14 e 15)

Poluição do ar afeta pulmão das crianças

(Págs 1 e 25)

A intricada busca pela paz com as Farc

(Págs 1 e 24)

10,5% dos alunos da UNB são cotistas

Antes do sistema de reserva de vagas, apenas 2% dos estudantes da Universidade de Brasília eram afrodescendentes. (Pàg. 01, 32 e 33)

------------------------------------------------------------------------------------

Estado de Minas

Manchete: Violência na mira

Medo de bandidos leva população a se armar cada vez mais, decisão radical e perigosa que divide até a opinião de especialistas em tiros.

O avanço de crimes violentos e a dificuldade do poder público para conter assaltos estão provocando uma corrida por armas para defesa pessoal. Entre 2008 e 2011, a expedição de portes em Minas cresceu 406%, segundo a Polícia Federal. Além disso, a demanda em clubes de tiros cresceu até 200% em cinco anos.

É o caso da estudante de direito Isabela, de 25 anos, para quem o poder público não garante a segurança e limita o direito do cidadão à autoproteção. Especialistas consideram a decisão legítima e outros alertam para o risco de que a arma caia nas mãos de criminosos e seja usada contra o próprio portador. (PÁG. 25 E 26)

Vereadores lavam roupa suja em BH

Vinte dos 41 vereadores de BH não conseguiram se eleger, alguns depois de cinco mandatos consecutivos. As desculpas são variadas: o partido, o adversário, o poder econômico e até os bonecos de animais espalhados pela cidade. (PÁG. 01 e 12)

BRT vira solução em 25 municípios brasileiros

Principal aposta de BH para garantir a mobilidade até a Copa de 2014, o transporte rápido por ônibus, ágil e de baixo custo de implantação, se espalha por várias cidades do país. (PÁGINAS 28 E 29)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Commercio

Manchete: Desafios do "novo Recife"

Para confirmar a mudança prevista no seu slogan de campanha, prefeito eleito precisa concluir "velhas" obras. Como exemplos, ficarão para Geraldo Julio entregar 14 habitacionais, retomar programa de saneamento e finalizar a Via Mangue. (Pág. Cidades 06 e 07)

Pedágio é visto como saída para caos no trânsito

Governo do Estado aposta na concessão de rodovias para resolver problemas de mobilidade. (Pàg. 01 e Economia 09)

Nosso petróleo

Até março do próximo ano, Petrobrás define se é viável a perfuração de poços no litoral de Pernambuco. (Pág. 01 e Economia 04)

Os planos da futura primeira-dama

Apesar da alegria pela vitória do marido, Geraldo Julio, no Recife, a médica Cristina Melo se diz assustada com a nova função. Em entrevista ao JC ela revela alguns projetos e fala de seus hábitos mais comuns. (Pàg. 06)

------------------------------------------------------------------------------------

Veja

Manchete: China sob suspense

O país que sustenta a economia de todas as nações troca de comando em um momento crucial para o mundo. (Pág. 01)

------------------------------------------------------------------------------------

Época

Manchete: Filhos e felicidade

As crianças deveriam tornar a vida dos casais mais feliz. Por que nem sempre é assim?

Colunas

Felipe Patury conta que Duda Mendonça largará o marketing político. (Pág. 01)

------------------------------------------------------------------------------------

ISTOÉ

Manchete: A dieta do glúten

Por que este regime virou moda entre celebridades e anônimos.
Saiba o que é esta proteína, em que produtos ela está presente e o que pode causar.
Um cardápio para passar a semana sem glúten. (Pág. 01)

------------------------------------------------------------------------------------

ISTOÉ Dinheiro

Manchete: O homem que clona empresas (E ficou bilionário)

"A ideia é só uma parte do processo. A outra é a execução. Sem isso, não há sucesso"

Maior investidor estrangeiro na internet brasileira, o alemão Oliver Samwer criou, em menos de dois anos, 16 empresas de tecnologia e comércio eletrônico no País - como a Dafiti e a Mobly- e já fatura R$ 2 bilhões por aqui. Em entrevista exclusiva à Dinheiro, ele fala abertamente de sua fórmula: copiar o que os outros fazem. (Pág. 01)

------------------------------------------------------------------------------------

Carta Capital

Manchete: "Mensalão" Dizem que o Brasil mudou.

Mudou? São 190 processos contra políticos parados no STF, alguns há mais de uma década.
De verdade? O mensalão do PSDB mineiro e o do DEM de Brasília esperam na fila. Assim como a Satiagraha, a Castelo de Areia etc. etc. (Pàg. 01)

------------------------------------------------------------------------------------

Zero Hora

Manchete: Um preso morre a cada três dias no RS

Gestão precária, falta de atendimento médico e guerra de faccções provocam extermínio em cadeias. (Págs 1, 34 e 35)

Direito do consumidor

TVs pagas têm mais clientes e mais queixas. (Pág. 01)

------------------------------------------------------------------------------------

Fonte: Radiobrás

Nenhum comentário:

Postar um comentário