domingo, 14 de outubro de 2012

RESUMO DOS JORNAIS 14/10/2012

O Globo

Manchete: Paes alega defasagem e admite reajustar IPTU

Contrariando promessa de campanha, prefeito reeleito estuda alterações no imposto

Uma delas é rever a planta de valores: "Não é sanha arrecadatória. É questão de justiça fiscal, porque o sistema não está organizado"

Embora tenha afirmado durante a campanha que não mexeria no IPTU "de jeito nenhum", o prefeito Eduardo Paes já estuda mudanças na cobrança do tributo. Segundo ele, um dos problemas é a defasagem dos valores do metro quadrado cobrado em cada rua. Paes analisa também o IPTU progressivo e disse que não é justa a manutenção do desconto para imóveis vizinhos a favelas pacificadas. Ao assinar as 78 promessas de campanha publicadas pelo GLOBO, o prefeito fez várias ressalvas. E anunciou mais uma vez que vai romper o contrato com a Embrapark, para acabar com os flanelinhas. (Págs. 1, 15 e 16)

Rampa do Elevado da Perimetral será demolida ainda este ano

Um pequeno pedaço do Elevado da Perimetral será derrubado ainda este ano. O fim da rampa da Avenida Barão de Teffé, na Saúde, servirá de ensaio para a demolição do restante, que começará em 2013. O maior impacto no trânsito é esperado para o ano seguinte. (Págs. 1 e 16)

A hora da decisão - Mensalão: reta final no 2º turno

A reta final do julgamento do mensalão, quando o Supremo decidirá se os acusados agiam como uma quadrilha, vai coincidir com a última semana do segundo turno das eleições. Especialistas divergem sobre o impacto do julgamento no resultado das urnas, mas destacam que a punição do STF a corruptos leva o eleitor a pensar melhor na hora de votar. (Págs. 1 e 3)

Na mira dos arapongas

Nos anos 80, um discurso do então promotor Celso de Mello chamou a atenção dos órgãos de segurança da ditadura. Como ele, outros futuros ministros do STF foram espionados. (Págs. 1 e 4)

Em SP, corrida com fé

Na disputa pelo eleitor de Celso Russomanno, ligado à Universal, e Gabriel Chalita, ligado à Igreja Católica, José Serra e Fernando Haddad garimpam o apoio de lideranças religiosas. (Págs. 1 e 8)

Pobre país rico: Imigrante ilegal se aposenta no Brasil

Governo reconhece que bolivianos clandestinos recebem aposentadoria e Bolsa Família

Embora milhões de brasileiros persistam na pobreza, o crescimento nos últimos anos faz o país enfrentar desafios de nações desenvolvidas, como imigração ilegal, relatam Gabriela Valente e Henrique Gomes Batista. O governo reconhece que bolivianos clandestinos entram no Brasil para receber benefícios, como Bolsa Família e aposentadoria. "Já sabemos disso", disse o ministro José Eduardo Cardozo. (Págs. 1 e 23 a 25)

O dilema de New Hampshire

Menor dos estados decisivos na eleição americana, New Hampshire hesita entre o alinhamento com a agenda econômica republicana e a rejeição ao conservadorismo social do partido, relata Fernanda Godoy. (Págs. 1 e 32)

Mascote - Bola da vez

Símbolo da Copa de 2014, o tatu-bola é natural da caatinga, tem hábitos noturnos, alimenta-se de cupim e está ameaçado de extinção. (Pág. 1 e Revista O Globo)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Dilma prepara cotas raciais para servidor

Pacote prevê também incentivo fiscal à empresas que contratam negros

O Planalto prepara para este ano o anúncio de um pacote de ações afirmativas defendidas pela presidente Dilma Rousseff que inclui a adoção de cotas para negros no funcionalismo federal, informam João Carlos Magalhães e Natuza Nery.

O pacote, com três eixos (trabalho, educação e cultura/comunicação), atingirá cargos preenchidos por concurso e nomeação política.

As propostas preveem metas de vagas públicas para negros e incentivos a empresas que fizerem o mesmo.

O Executivo tem cerca de 574 mil funcionários civis.

No campo da cultura, a ministra Marta Suplicy disse na semana passada que serão lançados editais exclusivos para criadores negros. A medida causou polêmica ao ser anunciada.

No ensino, está previsto o auxílio financeiro durante a graduação. No último Censo, 48% dos brasileiros se declararam brancos, 43%, pardos e 7,6%, pretos.

As ações devem beneficiar tanto a população negra quanto a mestiça.
(Págs. 1 e Cotidiano C1)

Não é brinquedo

Sob garoa, consumidores atrasados lotam a 25 de março, no comércio popular paulistano, atrás de presentes para as crianças (Págs. 1 e Poder A9)

Governo e PIB fraco inibem capital externo, diz investidor

Investidores estrangeiros dizem que o intervencionismo de Dilma Rousseff e o baixo crescimento do PIB estão diminuindo o interesse deles pelo Brasil.

"É uma decepção: o Brasil terá crescimento de cerca de 1,5% a 2%, nem a metade da média dos emergentes", afirma Ruchir Sharma, da área de Mercados Emergentes do Morgan Stanley em Nova York. (Págs. 1 e Mercado B1)

Uruguai se destaca com leis liberais de direitos civis

Às vésperas de aprovar a liberação da maconha, o aborto e o matrimônio gay, o pacato Uruguai aos poucos se posiciona como vanguarda no que diz respeito a leis relacionadas a direitos civis na América Latina, informa Sylvia Colombo.

As leis estão no Congresso e a previsão é que terminem de ser votadas ainda neste ano. (Págs. 1 e Mundo A15)

Serra diz que vitória eleitoral no 2º turno não absolverá o PT

0 candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, rechaça a tese do ex-presidente Lula e diz que uma vitória eleitoral não absolverá o PT do mensalão. Em entrevista a Daniela Lima, ele chama Fernando Haddad (PT) de "despreparado" e vê fogo cruzado na disputa. "Tenho o direito de me defender." (Págs. 1 e Poder A10)

Mauro Paulino

Voto de última hora é um ato consciente

O prefeito é reconhecido como o cargo público que mais intensamente pode afetar a vida dos cidadãos.
Aguardar o último lance das informações — como fizeram mais de 1,5 milhão de eleitores paulistanos — é ato de valorização da utilidade do voto. Esse comportamento deve ser considerado pelos estrategistas. (Págs. 1 e Poder A11)

TV Folha

Prefeito Eduardo Paes sobrevoa o Rio e brinca: "Até Dilma tem inveja de mim" (Págs.1)

Editoriais

Leia "São Paulo quer saber", a respeito dos diversos problemas que acometem a cidade e que precisam ser debatidos de forma clara pelos candidatos.(Págs. 1 e Opinião A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: PT e PMDB usam 2º turno como prévia para aliança em 2014

Eleições 2012 - Estratégia é montar palanque forte para a reeleição de Dilma

A presidente Dilma Rousseff quer reeditar a aliança com o PMDB em 2014, quando pretende concorrer a um segundo mandato. A estratégia começou a ser construída em São Paulo, com o apoio do PMDB a Fernando Haddad, e já virou prioridade em outras praças do País. O objetivo é montar um palanque nacional pró-Dilma, isolar o PSDB e dar um sinal de alerta ao PSB do governador Eduardo Campos (PE), que se movimenta para assumir posição de destaque. O mapa político indica que o PT terá o PMDB ao seu lado em pelo menos 10 das 22 cidades onde disputa o segundo turno das eleições municipais. (Págs. 1 e Nacional A4)

Eduardo Campos mira disputa do Planalto

Cacifado pelo resultado das eleições municipais, o governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos, se consolidou como uma possibilidade real na corrida pelo Palácio do Planalto em 2014, relata o repórter João Domingos. Enfrentando Luiz Inácio Lula da Silva e o PT, ele ganhou no Recife, com Geraldo Júlio (PSB), e em Belo Horizonte, reelegendo Mareio Lacerda (PSB), com apoio de Aécio Neves. Neto de Miguel Arraes (1916-2005), Campos admite lançar-se à disputa em 2014 nem que seja para não vencer, dizem amigos. (Págs. 1 e Nacional A6)

"O objetivo do kit gay era doutrinar", diz Serra

Em entrevista ao Estado, o candidato do PSDB à prefeitura, José Serra, criticou o material didático de combate à homofobia idealizado na gestão de Fernando Haddad (PT) no Ministério da Educação. "(O kit gay) quer doutrinar em vez de educar." Serra também disse que as pesquisas eleitorais são um "retrato borrado". (Págs. 1 e Nacional A8)

Aliás, reflexões eleitorais

No xadrez político, estão em jogo mais do que as eleições municipais


PT, PSDB e as origens próximas
Roberto Romano

0 voto-desalento
José de Souza Martins

Nos detalhes da lei, o diabo
Oscar Vilhena Vseirss

Meu amigo Zé Dirceu
Flávio Tavares (Págs. 1 e Aliás)

Estrangeiros compram o dobro de empresas locais

O total de aquisições de participação majoritária ou minoritária em empresas nacionais por estrangeiros dobrou desde 2006, passando de 106 para 209, segundo levantamento da empresa de auditoria PwC. Os setores ligados ao consumo e aos serviços são alguns dos preferidos.(Págs. 1 e Economia B1 e B3)

Obama tenta evitar fiasco no segundo debate

Ciente de seu desempenho pífio no primeiro debate, o presidente dos EUA e candidato à reeleição, Barack Obama, enfrentará na terça-feira o republicano Mitt Romney sem alternativa senão a vencer, informa a enviada especial Denise Chrispim Marin. (Págs. 1 e Internacional A14)

Especial - 52 anos de violência em SP

Do esquadrão ao PCC, 130 mil homicídos.

Em uma epidemia, a média de homicídios em SP passou de menos de um por dia, em 1960, para quase uma morte por hora em 1999, revela o repórter Bruno Paes Manso. (Págs. 1 e Metrópole C8 e C9)

Leôncio M. Rodrigues

Eleições difífeis de analisar

É arriscado considerar apenas os resultados do 1° turno para avaliação final das eleições de domingo. O 2° turno pode mudar tudo.(Págs. 1 e Espaço Aberto A2)

Notas & Informações

A justiça cobra Maluf

Ex-prefeito de São Paulo tem de devolver mais de R$ 21 milhões aos cofres municipais. (Págs. 1 e A3)

João Ubaldo Ribeiro

A culpa não é da imprensa

O portador de más notícias é a imprensa, mas não adianta cortar a cabeça do mensageiro. A culpa é dos destinatários das más notícias. (Págs. 1 e Caderno 2 D3)

Estádios da copa - Fonte Nova

Conheça o novo estádio de Salvador, em projeto multimídia que traz detalhes da arquitetura. (Págs. 1, E4 e E5)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Manchete: Brasileiros investem mais em casa própria

Imóveis se valorizam e quantia média financiada pela Caixa dobra nos últimos seis anos. (Págs. 1, 13 e 14)

Brasilienses gastam além do que podem?

A média de endividamento já é 122% maior do que a nacional (Págs. 1, 25 e 26)

Mensalão: Torcida por pena branda

Com o término do julgamento dos envolvidos no mensalão, resta aos condenados torcer por uma pena reduzida. Quem cometeu mais delitos não deverá escapar da prisão em regime fechado. (Págs. 1, 2 e 3)

Educação: Salas de aula sob vigilância

Pelo menos três escolas privadas do DF adotaram câmeras de segurança como forma de controlar as atividades de alunos e professores. Em uma delas, houve manifestação dos estudantes contra a iniciativa. (Págs. 1, 30 e 31)

Pensar Brasília

Especialistas defendem "volta" de ideias de Lucio Costa para organizar a expansão urbana nas demais cidades. (Págs. 1 e Suplemento Especial)

------------------------------------------------------------------------------------

Estado de Minas


 

Manchete: O tribunal da fé

Dispara o número de processos na Igreja Católica para a extinção de casamentos mal-acertados.

No Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de BH, aumentaram 549% em quatro anos os pedidos para declaração de nulidade de matrimônio. Em 2008, havia 98 processos em tramitação e são 636 atualmente. Para a dissolução, porém, é preciso demonstrar que houve uma união "viciada". Entre os motivos frequentes estão falta de uso suficiente da razão, casamento sob pressão, imaturidade do casal, erro na qualidade da pessoa – distúrbio psíquico ou prática criminosa escondida por um dos noivos – e a não consumação do ato sexual. O presidente do tribunal, padre Mário Sérgio Bittencourt, ressalta que não anula o casamento, o que é atribuição da Justiça. "Com a declaração de nulidade, é como se o matrimônio nunca tivesse existido. Então, a pessoa não se casa de novo, simplesmente se casa na igreja", explica. (Págs. 1, 25 e 26)

Mulheres: Presença feminina diminui nas Câmaras municipais.

Embora com mais candidatas disputando, o número de eleitas é proporcionalmente inferior. (Págs. 1 e 8)

Há vagas: Sem José Dirceu, PT tenta encontrar novos líderes

Partido se ressente do comando de mão forte do réu, condenado no STF por causa do mensalão. (Págs. 1 e 3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Commercio

Manchete: Bancos ignoram leis de segurança

Mesmo derrotada no STF, Febraban insiste em descumprir norma que determina uso de equipamentos de vigilância nas agências. Valor total das multas, no Recife, já chega a R$60 milhões. (Págs. 1 e Cidades 2)

Oposição não deve incomodar Geraldo Julio

Resultado das urnas indica que falta força para confrontar o prefeito. Veja nomes esquisitos de futuros vereadores e detalhes da eleição. (Págs. 1 e 3 a 10)

------------------------------------------------------------------------------------

Veja

Manchete: Vitória suprema!

O Brasil tem razão de comemorar.

A condenação dos mensaleiros lava a alma de todos os brasileiros vítimas dos corruptos. (Pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

Época

Condenados

O exemplo que o Supremo Tribunal Federal dá ao país ao condenar José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares por corrupção. (Pág. 1)

Colunas

- Eugênio Bucci e a receita de Celso Russomanno - perder votos. (Pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

ISTOÉ

Condenados

Os chefes do mensalão irão para a cadeia. (Pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

ISTOÉ Dinheiro

Manchete: O maior negócio do ano

Amil é dos americanos por R$ 10 bilhões

Edson de Godoy Bueno vende a maior operadora de planos de saúde do País para a gigante UnitedHealth, dos Estados Unidos

- Os bastidores da transação;

- O que muda para a empresa e para os seis milhões de clientes;

- Por que o empresário irá trabalhar mais cinco anos após receber R$ 6,5 bilhões;

- Como fica a disputa no setor privado de saúde. (Pág. 1)

Dinheiro Ltda.

O caderno especial das pequenas e médias empresas. (Pág. 1)

Eike Batista reage ao mercado

"Me pegaram para Cristo. That's ok!"

------------------------------------------------------------------------------------

Carta Capital

Manchete: 2º turno em São Paulo - O embate final

Em uma eleição nacionalizada, Haddad luta para se tornar uma nova liderança. Serra, por uma sobrevida política. (Pág. 1)

"Mensalão"

Dirceu condenado pelo "domínio do fato". (Pág. 1)

Venezuela

Chávez quer tornar "a revolução irreversível". (Pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

EXAME

Manchete: Guia dos salários (e dos bônus)

A economia esfriou. E o bônus ficou menor.

Mas o Brasil ainda tem os maiores salários do mundo.

Surpresa: a Região Sul passou o Sudeste.

As empresas brasileiras pagam mais que as múltis. (Pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

Zero Hora

Manchete: Nomes fortalecidos pelas urnas para 2014 e 2018

Políticos emergentes, como o petista Jairo Jorge, e revigorados, como o peemedebista José Ivo Sartori, surgem como alternativa aos caciques na disputa ao governo gaúcho. (Págs. 1, 8 e 9)

Na batalha: Gaúcho trabalha bastante, mas...

...IBGE mostra que salário e produtividade não são tão altos como a jornada. (Págs. 1 e Dinheiro)

Por que apenas 2% dos estudantes querem seguir a carreira de professor?

Em discussão, a quarta pergunta da campanha pela qualidade na educação. (Págs. 1, 29 a 31 e Rosane de Oliveira, 12)

Mensalão: Mudam a política e os tribunais

Julgamento terá reflexos na forma de agir dos políticos e em futuras decisões do Judiciário. (Págs. 1 e 6)

------------------------------------------------------------------------------------

Radiobrás

Nenhum comentário:

Postar um comentário