domingo, 30 de setembro de 2012

RESUMO DOS JORNAIS E REVISTAS 30/09/2012

O Globo

Manchete: Disputa por prefeituras tem 640 candidatos 'sujos'

Registros foram indeferidos, mas campanhas são mantidas com recursos no TSE

A sete dias da eleição, em 11% das cidades ao menos um concorrente poderá não tomar posse caso seja eleito por causa de condenações pela Justiça Eleitoral. Rio é o 2º estado com maior proporção de municípios nessa situação.

Em 602 cidades do país, caso o Tribunal Superior Eleitoral não julgue nos próximos sete dias recursos de 640 candidatos a prefeito, os eleitores poderão votar em políticos que correm o risco de não assumir o cargo porque tiveram candidatura indeferida nos TREs devido a irregularidades, revelam Juliana Castro e Vera Araújo. Nesses casos, os votos serão considerados nulos e assumirão os segundos colocados. O TSE diz que julgará os recursos até o fim de dezembro, antes da diplomação dos eleitos. (Págs. 1 e 3)

No mensalão, chega a vez de Dirceu e Genoino

Começa esta semana a fase mais importante do julgamento. A cúpula do PT, formada pelo ex-ministro José Dirceu, o ex-deputado Genoino e o ex-tesoureiro Delúbio, entra na mira do relator Joaquim Barbosa. Os três são acusados de corrupção ativa. (Págs. 1 e 14)

PCB também quer indenização

A direção do Partido comunista Brasileiro pediu à Comissão de Anistia indenização do Estado pelos períodos em que ficou na ilegalidade durante o Estado Novo e a ditadura militar. O PCB quer se transformar na primeira pessoa jurídica anistiada no Brasil. (Págs. 1 e 13)

Separação difícil para os dois lados

Questões econômicas atiçam o separatismo catalão, mas, sem a ajuda do governo espanhol, a região sofreria para bancar a Previdência e deixaria de integrar a União Europeia. Já a Espanha ficaria sem seu maior polo turístico e exportador. (Págs. 1 e 44)

Juros do comércio na mira do governo

Depois dos bancos, o governo quer que as lojas revelem ao consumidor que o parcelamento "sem juros", na verdade, tem custo. Taxas invisíveis custam ao brasileiro R$ 167 bi ao ano, informam Vivian Oswald e Demétrio Weber. (Págs. 1 e 37)

Apagões, trunfo contra Chávez

O sucateamento do setor elétrico faz a Venezuela sofrer uma média de 1,26 apagão por dia desde 2009. Neste ano, já foram 501 cortes de luz. Henrique Capriles promete uma "Venezuela iluminada" se derrotar Hugo Chávez no domingo que vem. (Págs. 1 e 45)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Paulistano rejeita influência religiosa na disputa eleitoral

Segundo Datafolha, 70% não votariam em candidato da Universal, e 57% refutam representante da Igreja Católica

A maioria dos eleitores da cidade de São Paulo afirma rejeitar candidatos de igrejas, mostra a mais recente pesquisa do Datafolha.

No levantamento, 70% dos entrevistados dizem que não votariam em nomes apoiados pela Universal — que controla o PRB, partido de Celso Russomanno, líder na disputa pela prefeitura com 30% dos votos. Ele se diz católico e refuta o rótulo de candidato da igreja. Os eleitores também rejeitariam candidatos da Igreja Católica - 57%) dizem que não votariam neles. Na capital paulista, 58% dos eleitores se declaram católicos.

Para 36% dos entrevistados pelo Datafolha, a Universal é favorável a Russomanno. Já 17% acreditam que a Igreja Católica é a favor do candidato José Serra (PSDB). (Págs. 1 e Eleições 2012)

Após 20 anos, Carandiru não terá perícia nas armas de PMs

Duas décadas após o massacre do Carandiru, que resultou na morte de 111 presos na extinta Casa de Detenção em São Paulo, em 2 de outubro de 1992, a Justiça decidiu que não serão feitos exames balísticos nas 392 armas apreendidas. O processo tem 103 réus, todos policiais militares. (Págs. 1 e Cotidiano C1)

Editoriais

Leia "Chavismo em questão", acerca de eleições presidenciais na Venezuela, e "Concursos transparentes", sobre provas de ingresso na magistratura. (Págs. 1 e Opinião A2)

TV Folha

Programa mostra mapa religioso da eleição em SP (Pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Na reta final, Russomanno já pensa no segundo turno

Candidato do PRB evita ataques pesados ao PT; Haddad cola em Dilma; Serra reforça discurso da experiência

A campanha paulistana entra na última semana com indefinição sobre quem irá ao segundo turno. Líder nas pesquisas, Celso Russomanno (PRB) tentará frear a queda já detectada nas intenções de voto respondendo aos ataques dos adversários, mas sem rupturas, em especial com o PT, de quem espera apoio no segundo turno, caso José Serra (PSDB) seja seu adversário. Fernando Haddad (PT) reforçará o argumento de que é o candidato da presidente Dilma Rousseff - que estará amanhã ao seu lado no palanque - e do ex-presidente Lula. Haddad concentrará esforços nos bairros da periferia. Sua estratégia é desconstruir a imagem de Russomanno. Serra buscará consolidar imagem de experiência. Também vai explorar o antipetismo presente em setores do eleitorado paulistano, usando o julgamento do mensalão. (Págs. 1 e Nacional A4)

As promessas de cada um

A pedido do Estado, especialistas em transporte, segurança, educação e saúde avaliam os planos de governo dos principais candidatos (Págs. 1 e A6)

Perfil: Teori Zavascki

Camisa 11 do 'explosivo'

Aluno de colégio interno, Teori Zavascki fundou seu próprio time de futebol: Os Explosivos. Adversários criaram Os Extintores e o primeiro jogo foi tão inflamado que a diretora mandou acabar com as duas equipes, relata Débora Bergamasco. Agora, o camisa 11 dos Explosivos, se passar pela sabatina do Senado, assumirá a 11ª vaga no STF, onde, segundo amigos, atuará como extintor. (Págs. 1 e Nacional A14)

Pesadelo da prisão volta para Dirceu

O julgamento de José Dirceu no mensalão deve começar quarta-feira. Quarenta e quatro anos depois que o regime militar o deportou do País, ele corre o risco de ser preso outra vez. (Págs. 1 e Nacional A13)

Usina eólica está pronta, mas não produz energia

Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mostram que 32 dos 71 parques eólicos leiloados em 2009 estão parados. As usinas estão prontas, mas faltam linhas de transmissão. "Houve um descasamento entre a entrega das usinas e do sistema de transmissão", afirma o diretor da agência reguladora, Romeu Rufino. (Págs. 1 e Economia B1)

'O clima político muda na Argentina'

Editor responsável do jornal Clarín, Ricardo Kirschbaum diz ao enviado especial Roberto Gazzi que reação popular a governo de Cristina Kirchner é vista com otimismo. (Págs. 1 e Internacional A19)

Aliás
Cristina Kirchner mantém o antagonismo, diz o historiador Luis Alberto Romero. (Pág. 1)

Carandiru: 'Quem não reagiu está vivo'

A morte de 111 presos, há 20 anos, mostra incapacidade da Justiça de lidar com casos assim, afirmam especialistas. "Quem não reagiu está vivo", diz o ex-governador Fleury. (Págs. 1 e Metrópole C1)

Gaudêncio Torquato: João Grilo era feliz e não sabia

Falta pouco para os defensores do conceito "politicamente correto", que censuram Monteiro Lobato, investirem contra outros autores. (Págs. 1 e Espaço Aberto A2)

Notas & Informações: Enquanto isso, no Senado...

Imposto devido ao Fisco pelos senadores vai para a conta do contribuinte. (Págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Manchete: Grevistas de aluguel

Sindicatos pagam até R$ 40 por dia, mais refeição e passagem, para que pessoas estranhas à categoria atuem em protestos e piquetes no DF. (Págs. 1 e 15)

Buriti Alegre, a terra onde Delúbio é rei

No municipio goiano, a 390 km de Brasília, o mensalão nunca existiu e o ex-tesoureiro do PT é somente uma vítima do jogo político, um bode expiatório. Se dependesse de seus conterrâneos, ele seria até mesmo prefeito da cidade. (Págs. 1 e 4)

DF se transforma em polo regional de transplantes

A unidade da Federação já está entre as cinco mais atuantes nessa
especialidade. Número elevado de doadores é um dos motivos do êxito. (Págs. 1 e 28)

Flagrante

GDF afasta professor pego fumando maconha com alunos no Parque da Cidade. (Págs. 1 e 32)

Brasil perde a rainha da tevê

Durante mais de 6 décadas, Hebe Camargo entrou na sala de estar dos brasileiros como se fosse uma amiga íntima. "A simpatia e espontaneidade", lembrou a presidnete Dilma, eram marca registrada da apresentadora, assim como os famosos selinhos. Ela lutava contra um câncer desde 2010. Seu coração parou de bater, ontem, aos 83 anos. (Págs. 1, 12 a 14)

------------------------------------------------------------------------------------

Estado de Minas

Manchete: A arte de envelhecer...

...e continuar trabalhando...

Cada vez mais trabalhadores acima dos 60 anos permanecem firmes na labuta. Como o arquiteto Jessé Guimarães de Brito, de 77, que garante traçar uma planta à mão mais rápido do que os colegas no computador. Em busca de realização ou para garantir a renda da família, hoje, um em cada quatro aposentados brasileiros continua no mercado e a experiência deles vem se valorizando na economia. É o que mostra série de reportagens do Estado de Minas que começa hoje.

...com qualidade de vida

Edição especial do caderno Bem Viver em homenagem ao Dia Internacional do Idoso, comemorado amanhã, traz especialistas aconselhando sobre o que fazer para chegar ativo e com saúde a idades mais avançadas. Também mostra os desafios que o aumento da expectativa de vida impõe à sociedade e dá dicas de planejamento pessoal e financeiro para chegar à maturidade sem atropelos. Pessoas com longa vivência ainda contam como enfrentar com dignidade a ação do tempo. (Págs. 1, 14, 15 e Bem Viver Especial)

Cotas levam mais alunos ao exterior

A Lei das Cotas, que reserva 50% das vagas em universidades federais para quem tenha cursado o ensino médio em escolas públicas, fez crescer o interesse de estudantes de colégios particulares em fazer graduação fora dopaís. Empresa especializada nesse serviço atesta que agosto, quando a lei entrou em vigor, foi o mês com maior quantidade de programas fechados. (Págs. 1, 25 e 26)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Commercio

Manchete: Geraldo fica próximo de vitória no primeiro turno

Nova pesquisa do Instituto Maurício de Nassau, na apuração dos votos válidos, Geraldo Júlio (PSB) tem 50%, Daniel (PSDB) 26%, Humberto (PT) 19% e Mendonça (DEM) 4%. Com apenas mais um voto, socialista venceria já no primeiro turno. (Págs. 1 e 3)

------------------------------------------------------------------------------------

Veja

Manchete: Força de vontade

O que aprender com Ronaldo, um campeão que venceu contusões gravíssimas e se tornou o maior artilheiro das Copas, em sua tentativa de emagrecer diante de milhões de olhos em um programa de televisão. (Pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

Época

Manchete: Especial cidades

Sua cidade precisa de você

O que fazer para melhorar educação, transporte, saúde, segurança e lazer onde você vive.

Na edição digital

Um guia para comparar sua cidade com o resto do país

A ficha de todos os candidatos a prefeito e vereador no Brasil

Védeos de ciclovias, parques, receitas e muito mais

No facebook
Ajude sua cidades a vencer o novo jogo Conhecidade (Pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

ISTOÉ

Manchete: Mais ricos, mais saudáveis, mais poderosos

População acima do 60 é a nova força econômica do País. (Pág. 1)

A organização milionária da mulher de Delúbio Soares (Pág. 1)


 

------------------------------------------------------------------------------------

ISTOÉ Dinheiro

Manchete: O futuro do dinheiro

US$ 600 bilhões é quanto os pagamentos via celular devem movimentar até 2016

Esqueça a cédula, o cheque e o cartão de crédito. Gigantes como Vivo, Cielo, Google, Apple, Visa e Mastercard querem transformar seu celular numa carteira digital capaz de efetuar pagamentos de todo tipo. E já travam uma batalha feroz para ver quem lidera essa nova revolução. (Pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

Carta Capital

Manchete: Um time de especialistas faz previsões para daqui há 18 anos (Pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

EXAME

Manchete: Por que somos tão improdutivos

Fato: um único trabalhador americano produz o mesmo que cinco brasileiros. O que precisamos fazer para atacar a baixa produtividade de nossa economia - e voltar a crescer de verdade. (Pág. 1)

Investimentos

Conheça os novos milionários do mercado financeiro - eles estão bem longe de São Paulo. (Pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

Zero Hora

Manchete: A fórmula para acertar na escolha do vereador

Experiência, ficha limpa e coerência são ingredientes que um candidato deve ter para merecer o seu voto. (Págs. 1, 10 e 11)

Como o pais podem participar da vida escolar de seus filhos

Reportagem responde à terceira pergunta da campanha lançada pelo Grupo RBS. (Pags. 1, 23 a 26)

O Rio Grande que dá certo

Na estreia da série, como o herdeiro de uma pousada ergueu uma das maiores redes de hotéis do Brasil. (Pág. 1)

Construtora de sonhos

Bia Kern treina mulheres para a construção civil e ajuda a elevar, pelo trabalho, a autoestima de centenas de gaúchas. (Pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

Fonte: Radiobrás

Nenhum comentário:

Postar um comentário