quarta-feira, 27 de abril de 2011

Aprovada a concessão de obra em aeroporto



Alex Ricciardiagências


 

Brasília - O ministro-chefe da Casa Civil, Antônio Palocci, disse ontem que três aeroportos começarão a passar por reformas e que essas obras serão feitas em regime de concessão. A decisão foi tomada ontem pelo governo e, inicialmente, serão reformados os aeroportos de Guarulhos (SP), Viracopos (em Campinas, SP) e Brasília. A medida deverá ser estendida aos aeroportos de Confins, em Belo Horizonte, e do Galeão, no Rio de Janeiro. "Acabamos de constituir a Secretaria de Aviação Civil. Ontem, a presidente Dilma Rousseff definiu medidas para essa secretaria já estabelecer o critério de concessão de serviços para Guarulhos, Viracopos e Brasília. Teremos obras por concessão nesses três aeroportos", confirmou ela.

O presidente da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), Paulo Godoy, disse que o setor privado, interessado nessas concessões, quer a criação de um marco regulatório para contratos das obras de aeroportos que conte com mecanismos de aferição de desempenho dos mesmos, controle de custos e da qualidade dos serviços prestados. "É preciso haver uma revolução na gestão dos aeroportos", afirmou. Para Godoy, o surgimento, ontem, da autoridade aeroportuária, com a Secretaria de Aviação Civil, deve evitar que os órgãos federais nos aeroportos continuem "batendo cabeça" como acontece hoje, disse "Esse é o caminho para introduzir mecanismos de fiscalização e organização dos aeroportos."

De acordo com Palocci, o governo quer começar logo as obras, combinando ações privadas e públicas. "Vamos articular a expansão de aeroportos com recursos públicos e fazer concessões ao setor privado", explicou.

A preocupação com a infraestrutura aeroportuária também foi manifestada pela própria presidente Dilma Rousseff, que ressaltou que o gargalo existente hoje é um "bom problema" a ser administrado. Para Dilma, é preciso lembrar que os aeroportos lotados são consequência do aumento do poder de consumo da população nos últimos anos, que passou a viajar mais de avião.

"Sabemos que muitos dos problemas que vivemos hoje, e que temos o compromisso de enfrentar e resolver, podem ser chamados de bons problemas.

Fonte: http://www.dci.com.br/noticia.asp?id_editoria=7&id_noticia=371408&editoria=

Nenhum comentário:

Postar um comentário