domingo, 15 de setembro de 2013

RESUMO DOS JORNAIS E REVISTAS 15/9/2013

O Globo

Manchete: Polícia Civil se integra às UPPs

Com delegacias em comunidades, ficará mais fácil esclarecer crimes e receber denúncias de moradores
Até janeiro, Rocinha, Manguinhos, Alemão e Maré ganharão delegacias, onde só vão atuar policiais recém-formados. Segundo Beltrame, a ideia é evitar "os vícios da guerra e da corrupção''
Cinco anos após o início do processo de pacificação que devolveu cidadania a favelas do RiO, o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, planeja para os próximos meses a instalação de delegadas em três comunidades com UPP e no Complexo da Maré, que será ocupado em breve. Com isso, a Polícia Civil será integrada ao principal projeto de segurança du estado, hoje controlado basicamente pela PM. A medida também vai facilitar a vida dos moradores vítimas de violência e deve agilizar as investigações de
crimes cometidos nas comunidades. Pura evitar "os vícios da guerra e da corrupção" Beltrame diz que apenas delegados e inspetores recém-formados vão trabalhar nessas unidades, onde os cargos devem ser ocupados, prioritariamente, por mulheres. (Págs 1 e 16)

Ministro alerta para risco de perda de credibilidade

0 ministro do STF Marco Aurélio Mello afirma que, em termos de credibilidade, o tribunal está à beira do precipício" e diz que a sociedade ficará decepcionada se a Corte aceitar os embargos inftingentes e reabrir o julgamento. (Págs 1 e 8)

Mantega diz que país pode crescer uma década com leilões

Com investimentos em infra-estrutura, o ministro Mantega diz que Brasil pode crescer por uma década. Segundo ele. leilões de aeroportos, rodovias, ferrovias e pré-sal vão atrair investidores. Mas na sexla-fei-ra um dos leilões de rodovias fracassou. Tíara o ministro, em 2014 o mundo retomará o crescimento.

"Talvez devêssemos ter usado uma mão mais leve em 2011"

Cuido Mantega, ao fazer um inédito moa culpa, ministro diz que, se adivinhasse que a crise europeia estava se agravando em 2011, não teria imposto freio à economia, com a retirada de estímulos. (Págs 1 e 31 e 32)

Batalha judicial e burocracia ameaçam atrasar Mais Médicos

(Págs 1 e 3)

EUA e Rússia chegam a acordo

Síria tem uma semana para entregar lista de armas químicas. (Págs 1 e 40)

Parceria entre ditaduras: Brasil ajudou Chile a ter arma biológica

Investigação revela que bactéria usada contra dissidentes na era Pinochet saiu do Brasil (Págs 1 e 38)

Para onde pesará a balança do decano?

(Págs 1 e 10)

Morar bem:aluguel tem primeira queda em três anos

(Pág 1)

Colunistas

Caetano Veloso - "Entre máscaras e mídias".

Veríssimo: "Imagine", um hino a uma utopia possível".

João Ubaldo: "Nós já espionamos os EUA também" (Págs 1, Segundo caderno e 21)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Acordo entre EUA e Rússia dá ultimato à Síria sobre armas

Decisão suspende ataque americano e fortalece posição russa. Assad terá de entregar lista de arsenal químico.
Estados Unidos e Rússia fecharam ontem um acordo para desarmar o arsenal químico do regime de Bashar Assad, informa o correspondente em Genebra Jamil Chade. Na prática, ficam suspensos de forma indeterminada os planos do presidente Barack Obama de atacar a Síria. Após três dias de negociações, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, e o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, anunciaram que Assad tem
uma semana para entregar a lista completa de seu arsenal. Ficou estabelecido um cronograma para atuação da Organização para a Proibição de Armas Químicas. O Kremlin comemorou o fato de ter evitado um acordo que permitisse ação automática contra a Síria caso Damasco viole os entendimentos. O ultimato prevê que as primeiras inspeções internacionais ocorrerão até novembro e todo o arsenal terá de ser destruído até 2014. (Págs 1 e A15)

Para Hezbollah, ameaça do Irã fez Obama recuar

O recuo de Barack Obama com relação a um ataque è Síria e o plano russo de desmantelar as armas químicas começaram a tomar corpo durante visita ao Irã do diplomata americano Jeffrey Feltman, no dia 26, revela o enviado especial a Beirute Lourival Sant'Anna. Segundo membro de alto escalão do grupo xiita libanês Hezbollah, o chanceler iraniano Javad Zarif avisou que, se a Síria fosse bombardeada pelos EUA, o Irã atacaria Israel. A fonte disse que Feltman tentou convencer o Irã a não reagir, mas não conseguiu. (Págs 1 e A-17)

STF decide sob 'clamor das ruas', avaliam especialistas

A última sessão do julgamento do mensalão expôs a preocupação de ministros do STF com a opinião pública, avaliam especialistas ouvidos pelo Estado. Juristas dizem, porém, que está longe de o "clamor das ruas" ditar regras no tribunal. O julgamento está empatado e caberá ao decano Celso de Mello a tarefa de decidir sobre embargos infringentes. Ontem, o ex-presidente Lula criticou a imprensa, ao homenagear Luiz Gushiken, morto na sexta. Sem citar o julgamento, Lula disse que Gushiken "foi uma das vítimas das mentiras de parte da imprensa" (Págs 1, A4 e A6)

MP quer arquivar caso Palocci

O Ministério Público requereu arquivamento da investigação de sonegação fiscal atríbuída ao ex-ministro Palocci. (Págs 1 e A10)

Entrevista: Martin Wolf, economista

"Estímulos do governo não foram boa ideia"
Para especialista, o Brasil viveu uma desaceleração previsível nos últimos anos após um período dc bonança e a resposta não deveria ter sido a expansão dos gastos e a redução forçada das taxas de juros. (Págs 1 e E10)

Entrevista: Henrique Meirelles, Ex-presidente do Banco Central

'Na tempestade, recolha as velas e deixe passar'
Presidente do Banco Central na crise econômica de 2008, ele acredita cue Brasil vive momento de cautela e ajustes. E defende clareza de rumos nas políticas monetária e fiscal para o País transmitir confiança. (Págs 1 e B12)

Planalto liga fracasso de leilão a risco jurídico

(Págs 1 e B5)

Desmate ameaça São Félix do Xingu

(Págs 1, A28 e A29)

NOTAS & INFORMAÇÕES: Um trimestre ruim

O terceiro trimesire deve ser ruim, o que limitará o desempenho da economia no ano. (Págs 1 e A3)

Celso Lafer: Asilo diplomático

Eduardo Saboia teve a coragem de um homem de bem - ao ajudar na fuga do senador boliviano e agiu em consonância com a Constituição. (Págs 1 e A2)

Timothy Garton Ash: Crise síria diz muito sobre EUA

Os americanos estão cansados de suas intervenções militares e não acreditam que elas tenham feito algum bem ao Oriente Médio. (Págs 1 e A18)

De terra do nada a mapa da riqueza

Mesmo com logística deficiente e serviços públicos precários, o Vale do Araguaia, no nordeste de Mato Grosso, vive boom econômico sem precedentes, informa Mauro Zanatta Soja e milho estimulam uma corrida de grandes grupos privados para a região. (Págs 1 B6 e B7)

Cidade quase limpa

Acompanhado da idealizadora do Cidade Limpa, o Estado constatou que comércios usam banners e constroem fora de especificação para burlar a lei. Na gestão de Fernando Haddad (PT), houve uma queda de 90% nas multas. (págs 1, A22 e A23)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Nos salões da insegurança

Projeto de lei que propõe ofim das garantias trabalhistas aos profissionais da beleza divide a categoria. 0 que é melhor: autonomia ou carteira assinada? (Pág 1 e capa da Editoria de Trabalho).

Vai contratar um plano de saúde? Fique bem atento

(Págs 1 e 15)

Manchete: Negros conquistam mais emprego e renda

As diferenças de rendimento ainda persistem entre os brasileiros: os de pele negra continuam a ganhar bem menos que os de pele branca, mas essa realidade vem mudando significativamente. Em dez anos, o total de empreendedores que se declararam pretos cresceu 29%; os de pele clara, apenas 1%. Também nos salários houve mudança: desde 2009, subiram 22,5% entre homens negros contra 9,1% entre brancos. O fenômeno se repetiu com as mulheres: aumento salarial de 22% para negras e de 12,4% para brancas. Os negros também tiveram maior aceitação do mercado de trabalho, com uma redução mais acentuada da taxa de desemprego na comparação com os brancos (Págs 1, 10 e 11)

Os voluntários da pátria on-line

Os jovens brasileiros na internet curtem e compartilham muito mais que frivolidades. Como a empresária Thalita Gomes, milhões de internautas se dedicam a causas e projetos sociais dos mais variados, desde assinatura de petições públicas a ajudas efetivas a quem precisa. (Págs 1 e na Revista do Correio, de 22 a 27)

Um rasgo no Burle Marx

Pista de pouso avança sobre área verde, incomoda ambientalistas e preocupa moradores do Noroeste. (Págs 1 e 23)

PF nas asas do desperdício

Maior aeronave da corporação está parada há nove meses por falta de cuidados com o patrimônio público. (Págs 1 e 8)

O adeus a um injustiçado

Foi esse o tom do velório e do sepultamento do ex-minis-tro petista Luiz Gushiken. "Eu sei o que ele sofreu com as infâmias que levantaram contra ele", afirmou o ex-presidente Lula. A presidente Dilma Rousseff também compareceu à despedida de um dos fundadores do PT. (Págs 1 e 5)

EUA e Rússia selam acordo para a Síria

Depois de três dias de negociações, os dois países acertaram um prazo de uma semana para que o presidente sírio apresente um inventário completo de seu arsenal químico que deverá ser inutilizado até a metade de 2014. Os elogios foram largos: vieram da União Europeia, da ONU e de diversos chefes de Estado. (Págs 1 e 18)

------------------------------------------------------------------------------------

Estado de Minas

Manchete: As novas vítimas da seca

O mal que assola o Norte de Minas agora assombra também o Noroeste, maior produtor de grãos do estado. Os repórteres Mateus Parreiras (textos) e Beto Novaes percorreram 3 mil quilômetros na região e contam, na primeira reportagem da série, como o desmatamento e a agropecuária desordenada influíram no clima, reduzindo as chuvas, e fizeram secar nascentes e ribeirões. Resultado: 180 mil hectares- o equivalente a cinco vezes e meia a extensão de BH - de terras férteis estão virando deserto, enquanto cidades racionam a água. (Págs 1, 23 E 24)

As cidades de MG campeãs de corrupção

(Págs 1,3 a 5)

Fugitivo da guerra da Síria

"Saí de um inferno e sinto falta da família. A Síria já acabou", lamenta Shvan Frho, de 25 anos, refugiado em Santa Luzia, na Grande BH. Ele tenta reconstruir a vida depois de escapar do conflito. Mas o barulho de bombas ainda atormenta o sono. • Rússia e EUA dão uma semana para Síria entregar arsenal químico. (Págs 1, 17 e 25)

Cinco anos da crise que não acaba

Em 15 de setembro de 2008, a quebra do banco Lehman Brothers, um gigante do sistema financeiro, deflagrou a mais grave crise econômica global das últimas décadas. O Estado de Minas publica esta semana uma série sobre os efeitos da recessão, ainda não superada. (Págs 1, 12 a 14)

------------------------------------------------------------------------------------

ISTOÉ

Manchete: Virada do Mensalão: Será que eles vão escapar?

José Dirceu, José Genoino, João Paulo Cunha, Delúbio Soares, Marcos Valério e mais sete mensaleiros.

O STF está a um voto de garantir mais uma chence de defesa aos condenados. A decisão poderá até reduzir o tamanho das penas e livrar alguns deles da prisão em regime fechado. Mas o novo julgamento jamais transformará culpados em inocentes (Pág 1)

------------------------------------------------------------------------------------

ISTOÉ Dinheiro

O pacificador

Entrevista exclusiva com William Ury, o homem que acabou com a guerra na Chechênia e conseguiu um acordo entre Abilio Diniz e o novo dono do Pão de Açúcar (Pág 1).

Manchete: Petrobras espionada

O escândalo da espionagem cibernética pelo governo americano chega à maior empresa brasileira um mês antes do bilionário leilão do Campo de Libra, uma das joias do prê-sal, e aumenta a pressão por mais investimentos na defesa do patrimônio nacional.
E mais:
- Os segredos da Petrobras que interessam aos americanos
- Os bastidores da reação do governo
-Como foi feita a invasão nos computadores da estatal (Pág 1)

sobre os recursos dos condenados. A palavra final sabe agora a Celso de Mello (Pág 1)

------------------------------------------------------------------------------------

EXAME

Especial remuneração

0 bônus secou. E agora? Boa notícia: as mulheres já ganham tanto quanto os homens (Pág 1).

Manchete: O fim e o começo

Depois de mais de cinco décadas, o empresário Abílio Diniz deixa o Pão de Açúcar. Aos 76 anos, ele começa de novo - e tem 5 bilhões de reais para investir (pág 1)

------------------------------------------------------------------------------------

Zero Hora

Manchete: Setembro de 1835: Porto Alegre é tomada pelos revolucionários

Zero Hora relembra personagens e episódios da Revolução Farroupilha, como a conquista de Porto Alegre, marcada pelo combate na Ponte da Azenha. (Pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

Fonte: Radiobrás

Nenhum comentário:

Postar um comentário