sábado, 19 de novembro de 2011

RESUMO DOS JORNAIS 19/11/2011

O Globo

Manchete: Empresa não cumpre plano de emergência em vazamento

Chevron teria que estar recolhendo óleo derramado, de acordo com exigência

Não foi a empresa americana Chevron que conseguiu identificar o vazamento de petróleo iniciado há 11 dias no Campo de Frade, na Bacia de Campos. Segundo fontes ouvidas pelo GLOBO, a multinacional foi avisada do problema pela Petrobras, que opera um campo próximo, o de Roncador. Ela ainda precisou de robôs cedidos pela brasileira, sua sócia minoritária no Frade. A Chevron e a Petrobras são a terceira e a quarta maiores petroleiras do mundo em valor de mercado, A Chevron não vem cumprindo ainda o plano de emergência para acidentes. Ela deveria estar, por exemplo, recolhendo o óleo vazado e não apenas jogando areia, como faz. Para o oceanógrafo David Zee, perito no caso, o crime compensa: "Tá ficando vantajoso", diz ele, lembrando que a multa máxima é pequena frente aos prejuízos provocados: R$ 50 milhões. (Págs. 1, 31 a 33 e Flávia Oliveira)

Esclarecendo o passado

Dilma sanciona Comissão da verdade

Ex-presa política, a presidente Dilma sancionou a Lei de Acesso à Informação Pública e a que cria a Comissão da Verdade. Na presença de ex-ativistas contra a ditadura e dos comandantes militares, ela destacou o fato histórico e garantiu que não haverá revanchismo. (Págs. 1, 12 e Ilimar Franco)

STJ quebra sigilo de Agnelo e Orlando

O ministro Cesar Asfor Rocha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou ontem a quebra do sigilo bancário e fiscal do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e de Orlando Silva, ex-ministro do Esporte, por suspeita de desvio de verbas no programa Segundo Tempo. Agnelo antecedeu Orlando na pasta. Eles e outros 24 suspeitos vão depor. (Págs. 1 e 3)

Promessa de Lupi: devolver diárias

O ministro Carlos Lupi anunciou que devolverá o valor de três diárias da polêmica viagem ao Maranhão, em 2009, quando teve agenda partidária. Ameaçado de perder o cargo, Lupi divulgou ontem os dados de emprego: foi o pior outubro desde 2008. (Págs. 1, 4 e 35)

"Gatos" e ratos caçados na Rocinha

A Light prepara-se para cortar pelo menos seis mil ligações clandestinas, que consomem ilegalmente 65% da energia fornecida à Rocinha. Enquanto isso, agentes da Comlurb espalham raticida pelos becos. (Págs. 1, 18 a 24 e Zuenir Ventura)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Justiça manda afastar presidente do Metrô

Sentença determina ainda a suspensão de contratos da linha-5; Estado vai recorrer

A Justiça de SP determinou o afastamento do cargo do presidente do Metrô, Sérgio Avelleda, e a suspensão dos contratos de extensão da linha 5-lilás por suspeita de fraude na licitação.

A partir da notificação, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos terá de pagar R$ 100 mil por dia que Avelleda permanecer no cargo. A multa vale para a manutenção dos contratos. (Págs. 1 e Cotidiano C1)

Tribunal quebra Sigilos de governador do DF

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) determinou a quebra dos sigilos fiscal e bancário de dois ex-ministros do Esporte: Orlando Silva, que deixou o cargo sob denúncias em outubro, e Agnelo Queiroz, atual governador do DF.

A decisão atende a um pedido do procurador-geral da República, Roberto Gurgel. O inquérito vai investigar desvio de verba no Esporte. (Págs. 1 e Poder A10)

Governo quer restringir venda de terra à China

O governo prepara projeto, que pode ser baixado como Medida Provisória, endurecendo as restrições para estrangeiros, principalmente chineses, adquirirem terras no Brasil, informam Valdo Cruz e Lúcio Vaz.

A ideia é identificar empresas de capital estrangeiro e evitar que investidores burlem a lei. (Págs. 1 e Mercado B10)

Agência quer criar plano de saúde especial para idosos

A ANS criará até o final de 2012 um tipo de plano de saúde que unirá assistência médica e previdência, informa Cláudia Collucci. A medida visa ofertar planos mais baratos na velhice, quando a renda cai e o gasto em saúde sobe. O segurado pagará ao longo da vida um valor maior que irá para um fundo de capitalização.

Para que o plano seja superavitário, a Receita não poderá taxá-lo. (Págs. 1 e Cotidiano 2)

Argentina deteve brasileiro banido e o entregou a militares

Relatório feito em 1971 pela Embaixada do Brasil no Uruguai detalha o sequestro do guerrilheiro brasileiro Edmur Camargo, 57, em Buenos Aires e seu transporte ilegal em avião da FAB para o Rio, onde desapareceu.

Ligado a grupo que roubava bancos, ele havia sido preso no Brasil, trocado por um embaixador e se refugiado no Chile. (Págs. 1 e Poder A16)

Fernando Rodrigues

Comissão da Verdade começa a encarar desafio (Págs. 1 e Opinião A2)

Editoriais

Leia "Porteira fechada", sobre os escândalos de corrupção no governo federal, e "Alerta no mar", acerca do vazamento em campo de petróleo no Rio.' (Págs. 1 e Opinião A2)

Foto legenda: Mar sujo

Barco tenta conter óleo que vazou da plataforma na bacia de Campos; plano contra vazamento, de 2003, não saiu do papel. (Págs. 1 e Mercado B6)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Chevron é suspeita de ir além do permitido e tentar atingir pré-sal

Após vazamento no litoral do Rio, que a Polícia Federal investiga, a ANP discute se a empresa petrolífera americana está explorando áreas fora de seu contrato

A Polícia Federal investiga se a petroleira Chevron teria perfurado além dos limites permitidos no campo de Frade, no litoral fluminense. Na tentativa teria ocorrido o acidente que deu origem ao vazamento de petróleo que já dura 11 dias. A possibilidade de a Chevron estar tentando alcançar indevidamente a camada pré-sal é discutida internamente na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), já que foi utilizada sonda com capacidade para perfurar a até 7.600 metros. A PF também investiga a suspeita de que a Chevron empregue estrangeiros em situação irregular no País.

Foto-legenda

Dano. Vista aérea da mancha de óleo provocada pelo vazamento: para PF, crime ambiental já está configurado

"Erro de cálculo"

A Chevron atribui o vazamento a um erro de cálculo na injeção de lama pesada no reservatório para impedir o retorno do óleo e nega perfuração maior que a permitida. (Págs. 1 e A24 / Vida)

Criação de empregos cai 38,4% em outubro

O mercado de trabalho brasileiro criou 126,1 mil vagas com carteira assinada, uma queda de 38,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Foi o pior resultado para meses de outubro em três anos. "Sentimos a crise internacional, principalmente na área da indústria", disse o ministro do Trabalho, Carlos Lupi. Apesar da proximidade do Natal, a média mensal das contratações acima das demissões em outubro foi de 5,2 mil, contra 68,1 mil ao longo do ano até setembro. (Págs. 1 e B6 / Economia)

STJ quebra sigilo fiscal de Agnelo e Orlando Silva

O ministro Cesar Asfor Rocha, do Superior Tribunal de Justiça, determinou ontem a quebra do sigilo bancário e fiscal do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), e do ex-ministro do Esporte Orlando Silva (PCdoB). O acesso aos dados foi requerido pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que conduz as investigações sobre suspeitas de um esquema de corrupção no Ministério do Esporte. O policial militar João Dias Ferreira e mais oito empresas e entidades também terão o sigilo quebrado. (Págs. 1 e A7 / Nacional)

ONU pede que Brasil revogue Lei da Anistia

A ONU elogiou o Brasil por instalar uma comissão para investigar os crimes cometidos durante o regime militar, oficializada ontem, mas pediu a revogação da Lei da Anistia. Para Navi Pillay, alta-comissária para direitos humanos, a lei "impede o fim da impunidade". (Págs. 1 e A4 / Nacional)

Judith Brito: Indivíduo x sociedade

Numa democracia, o direito individual, sobretudo dos agentes públicos, não pode anteceder o direito coletivo à informação.
(Págs. 1 e A2 / Espaço Aberto)

Klaus Schwab: Economia de mercado social

Temos de avançar do capitalismo excessivo para uma economia em que a responsabilidade e as obrigações sociais não sejam palavras vazias. (Págs. 1 e A2 / Espaço Aberto)

Notas & Informações

A nova promoção do Brasil

O governo tem mais um motivo para comemorar a boa imagem do País no mercado internacional. (Págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Manchete: A morte no eixão vem em alta velocidade

Tragédia reacende debate sobre soluções para a insegurança na via. A cada hora, quatro motoristas são flagrados por dirigir acima de 80km/h. Uma das propostas é reduzir esse limite para 60 km/h. (Págs. 1, 29 e 30)

Faculdades reprovadas

Duas instituições de ensino superior de Brasília correm o risco de ter cursos fechados por tirarem notas baixas três anos seguidos na avaliação do MEC. (Págs. 1, 22 e 32 e Visão do Correio)

Para a ONU, Brasil deve rever a Lei de Anistia

Organismo Internacional defende o julgamento de torturadores e assassinos. A presidente Dilma instituiu ontem a Comissão da verdade, encarregada de apurar crimes da ditadura. (Págs. 1 e 4)

Sobra óleo mas falta vigilância em alto-mar

A falta de informações sobre o vazamento na Bacia de Campos (RJ) expõe a fragilidade no controle pelo governo da exploração em águas profundas. (Págs. 1 e 10)

Governo usa Lupi como escudo contra novas crises

Mesmo com o ministro desacreditado, a ordem no Planalto é segurá-lo enquanto der, de forma a evitar que outros integrantes do primeiro escalão se tornem a bola da vez de novos escândalos. (Págs. 1, 2 e 3)

STJ quebra sigilo de Agnelo e Orlando

Decisão foi tomada a pedido do procurador-geral, que investiga supostas irregularidades no Ministério do Esporte. Em nota, Agnelo diz que a medida é uma chance de elucidar acusações que tentam lhe impor. (Págs. 1 e 5)

------------------------------------------------------------------------------------

Estado de Minas

Manchete: Calma que vai melhorar......em 2020

Este é o prazo fixado pela BHTrans de execução do Plano de Mobilidade Urbana de BH, iniciado no ano passado para dar maior fluidez ao trânsito e desatar gargalos como os da Avenida Nossa Senhora do Carmo. Entre as medidas previstas estão a implantação de oito corredores de Transporte Rápido por Ônibus (BRT), de faixas exclusivas de ônibus e ampliação das ciclovias. Um dos desafios será transferir para o transporte coletivo parte dos 25% de deslocamentos individuais (por carro e moto), percentual considerado muito alto, conforme estudo do Projeto Mobiliza Brasil. (Págs. 1, 21 e 22)

Efeitos da crise: Brasil já reduz a abertura de empregos

Depois de afetar PIB, produção e inflação, caos na Europa chegou ao mercado de trabalho brasileiro. Saldo de vagas abertas em outubro caiu 38,4% em relação ao mesmo mês de 2010 e clima de incerteza prejudica investimentos. Em Minas, Cenibra, Vale e Arcelor Mittal já adiaram expansões, que custariam US$ 7,2 bilhões. Na Itália, governo recebeu sinal verde para iniciar pacote anticrise. (Págs. 1, 12 a 14 e Editorial, 6)

Lupi: Permanência de ministro vira para-raios do governo

Estratégia do Planalto é prolongar a permanência de Lupi no Trabalho para barrar onda de denúncias. (Pág. 1)

Medicina: MEC corta vagas em 16 faculdades

Serão suspensas já nos vestibulares do ano que vem 514 vagas no país de cursos de medicina reprovados pelo Ministério. O maior número de instituições atingidas, nove, está em Minas. Elas terão de reduzir em 254 o total de alunos. Até o fim do ano, serão fechadas 50 mil vagas no Brasil nas áreas de saúde, ciências contábeis e administração. (Págs. 1 e 23)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Commercio

Manchete: Um sábado de decisão e otimismo

De olho em adversários diretos, Sport recebe o Paraná e acredita na vitória para continuar na briga pelo acesso. (Pág. 1 e Esportes 1 a 3)

Estado vai distribuir 170 mil tablets para alunos em 2012

Iniciativa inédita nas escolas públicas do País terá investimento de R$ 170 milhões. Entrega dos computadores será entre março e julho para o ensino médio. (Pág. 1 e Cidades 8)

------------------------------------------------------------------------------------

Zero Hora

Manchete: Acaba sigilo eterno de documentos públicos

Além da norma que obriga à divulgação de dados dos três poderes, Dilma assinou lei que cria grupo para apurar crimes durante a ditadura. (Págs. 1 e 28 e Rosane de Oliveira)

Mar de óleo

A 120 quilômetros da costa fluminense, na Bacia de Campos, vazamento em poço diminuiu ontem, mas ainda preocupa. (Págs. 1 e 36)

Assembleia esvaziada decreta greve do magistério

A 35 dias do fim do ano letivo, férias e vestibular podem ser prejudicados. (Págs. 1 e 28)

Reflexos: Índice de emprego é o pior em três anos

Em outubro, criação de vagas formais caiu 38,4% em relação a igual período de 2010. (Págs. 1 e 18)

Região metropolitana: Alta dos serviços pressiona inflação

Cresceram 7,7% custos com educação, saúde e lazer entre outros. (Págs. 1 e 16)

------------------------------------------------------------------------------------

Fonte: Radiobrás

Nenhum comentário:

Postar um comentário