domingo, 2 de outubro de 2011

RESUMO DOS JORNAIS 2/10/2011

O Globo

Manchete: Prefeitura ameaça invadir 421 imóveis com focos de dengue

Pela primeira vez, a prefeitura do Rio vai autorizar agentes de saúde a invadir imóveis para exterminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Preocupado com a forte possibilidade de o Rio viver no verão a pior epidemia de dengue da sua história, o prefeito Eduardo Paes já tem uma lista de 421 imóveis que poderão ser invadidos e seus proprietários multados por não eliminarem os criadouros do mosquito. (Págs. 1 e 16)

'Metrópole de assentados' ameaça floresta

No Pará, pelo menos 1,3 milhão de pessoas vive em assentamentos - 17% da população do estado - mostram dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia. Mas essa metrópole de assentados é palco de irregularidades como venda de lotes, avanço sobre a floresta e negociação com madeireiros. (Págs. 1 e 3)

Vida fácil nas universidades brasileiras

Do uso do celular em sala de aula à relação mais próxima com os professores, o nível do ensino nas universidades brasileiras surpreende alunos estrangeiros. Alguns confessam que se sentem "praticamante de férias". Outros dizem que a diferença é só cultural. (Págs. 1 e 10)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Para Peluso, CNJ precisa investigar corregedorias

Apuração sobre juízes deve correr nos Estados, afirma presidente do STF

Em meio a discussões sobre os limites do Conselho Nacional de Justiça, o presidente do Supremo Tribunal Federal(STF), Cesar Peluso, diz que o órgão responsável pelo controle da Justiça, deve focar a investigação nas corregedorias estaduais e não nos juízes. (Poder)

Dilma recua e muda modelo de concessão de rodovias

O governo mudou o modo de privatização de rodovias executado por Dilma Rousseff quando chefiava a Casa Civil, em que os preços dos pedágios eram baixos, e os prazos das obras, curtos.
O vencedor da concessão da BR-101 no Espírito Santo, por exemplo, lançada neste mês, terá 23 anos para duplicar 418 km. (Mercado/Págs. 1 e B1)

Vítimas do terror na Argentina pedem reparação

Vítimas de atos terroristas na Argentina nos anos 1970 estão cobrando reparação, relata Sylvia Colombo, de Buenos Aires.
Calcula-se que a guerrilha tenha matado 1.355 pessoas – a estimativa de mortos pela ditadura varia de 8 mil a 30 mil. Ilustríssima (Págs. 1 e 6)

Fernando de Barros e Silva - Há algo errado no jornalismo que não atazana

Jornalismo só vale a pena se exercido com disposição crítica e independência. Se ninguém reclama, é porque algo está errado. (Opinião/Págs. 1 e A2)

EDITORIAIS

Leia "Juízes acima da Lei", sobre a tentativa de cercear o CNJ, e "Desemprego seguro", acerca de regras mais rígídas para o pagamento de beneficios. (Opinião/Pàgs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Arrecadação cresce e carga tributária deve bater recorde

Total pode atingir 36,5% do PIB no ano, com o aumento dos ganhos em 10 setores da economia.

A carga tributária brasileira deve fechar esse ano em 36,5% do PIB, pelos cálculos dos economistas José Roberto Afonso e Marcia Monteiro Matos. Outros levantamentos apontam em direção semelhante. Esse resultado será um recorde, o que parece contraditório em relação ao momento de redução de ritmo na economia, impactada pela crise internacional, e com a proposta do governo de reduzir impostos para fortalecer a competitividade das empresas. Segundo especialistas, a alta pode ser explicada pelo aumento dos ganhos e arrecadação em dez setores da economia, principalmente dos bancos. ECONOMIA (Págs. 1 e B1)

Dilma quer baixar juro básico para 9%

A presidente Dilma Rousseff quer reduzir a taxa básica de juros para pelo menos 9% no ano que vem. O Planalto avalia que o cenário de queda de preços no mercado externo permite essa estratégia. ECONOMIA (Págs. 1 e 86)

"PSDB precisa assumir-se como partido de centro-direita"

A professora americana Frances Hagopian, estudiosa dos partidos brasileiros, disse ao Estado que os tucanos poderão se destacar no espaço de centro-direita, "se tiverem coragem" de ocupá-lo. "O PSDB devia assumir o que fez, valorizar metas como os investimentos na infraestrutura, sanear o sistema fiscal", afirmou. Ela disse a verdade", endossou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. NACIONAL (Págs. 1 e A1O)

Crise quebra encanto de Evo Morales

Organizações indígenas marcharam para apoiar o presidente Evo Morales, em meio à crise por causada repressão a índios que protestam contra a construção de uma estrada. A manifestação deu a ideia de como a Bolívia está polarizada - houve aplausos e vaias, informa o enviado especial Fernando Gabeira. O ataque aos índios quebrou o encanto de Morales e precipitou o governo numa turbulência que revela suas divisões. INTERNACIONAL (Págs. 1 e A18)

600 mil imigrantes ainda tentam se adaptar a SP

Metrópole (Págs.C1 e C3)

Ministério Público pede fim do auxílio-paletó

Em ação civil, o Ministério Público Estadual requereu o corte do auxílio-paletó na Assembleia paulista. Equivalente ao salário, a ajuda de custo é concedida duas vezes por ano. (Págs. 1 a A4)

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO - Incertezas

Pela primeira vez os países mais desenvolvidos sentem as consequências da falta de regulação do sistema financeiro. A situação é incerta. ESPAÇO ABERTO (Págs 1 a A2)

MAC MARGOLIS - Racha boliviano

Na Bolívia de Evo Morales, é o índio contra o mestiço, cocaleiros contra ambientalistas, governo contra governo, e todos contra a polícia. INTERNACIONAL (Págs. 1 a A18)

JOÃO UBALDO RIBEIRO - Aonde chegamos?

O infeliz compra uma casa, faz dela seu lar supostamente inviolável e não tem liberdade no próprio território, mesmo sem prejudicar ninguém. CADERNO 2 DOMINGO (Págs. 1 a D4)

Notas & Informações - A comissão da Verdade

A maneira como ela está sendo constituída parece indicar que o bom censo prevalecerá. (Págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Manchete: Um crime covarde e uma cidade perplexa

Na comunidade acadêmica, ninguém consegue entender o porquê de tanta crueldade. O assassino confesso Rendrik Rodrigues (foto), professor de direito, era visto como uma pessoa calma e discreta. A morte da aluna Suênia Sousa Farias com três tiros, na última sexta-feira, chocou Brasília. A tragédia provocou indignação e revolta nas redes sociais. "Eles pensam que amam essas mulheres, mas as enxergam como objetos sobre os quais podem exercer todo o seu controle", destaca a professora Lourdes Bandeira, Coordenadora do Núclo de Estudos e Pesquisas sobre Muheres da UnB. "O sonho dela era ser delegada. A minha afilhada tinha sede de justiça", conta a madrinha da estudante, Alda Maria dos Santos, que, como toda a família, lutará para que esse crime bárbaro não fique impune. (Págs. 1, 34 e 35)

O lago da fortuna

Economia em torno do Paranoá, ponto de encontro da elite endinheirada de Brasília, movimenta R$ 575 milhões por ano e gera 16,6 mil empregos. E poderia ser mais: o potencial da área, avaliam especialistas, ainda é pouco aproveitado. (Págs. 1, 27 a 29)

Dilma viaja à Bulgária em busca de suas origens

Paulo Silva Pinto

Presidente inicia hoje roteiro de cinco dias à Europa, incluindo a terra natal do seu pai. Reportagem do Correio revela a expectativa de parentes, como o primo Jzonu, na foto com a mulher, Svetla. (Págs. 1 e 2)

Até clonador de cartão fez doação para candidatos

(Págs. 1 e 3)

Governo barra esvaziamento do BB em Brasília

(Págs. 1 e 17)

Magistrados se dividem sobre CNJ

(Págs. 1 e 8)

À queima-roupa: É mentira que há bandido de toga?

"Não é mentira", diz ministro Marco Auréli Mello, relator no STF da ação que reduz poderes do Conselho Nacional de Justiça de punir juízes. Mas ele faz uma ressalva sobre o termo usado pela corregedora Eliana Calmon em defesa do CNJ: "A expressão que a ministra usou "bandido" foi muito forte". COLUNA EIXO CAPITAL (Págs. 1 e 31)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Commercio

Manchete: SUS salva plano de saúde

Médicos reconhecem que são cada vez mais comuns casos de pessoas que pagam plano de saúde e são obrigadas a recorrer ao SUS por deficiência das próprias operadoras, que terminam economizando no atendimento. (Págs. 1 e Economia 4)

------------------------------------------------------------------------------------

Veja

Manchete: A geração f

Eles são 800 milhões em todo o mundo e passam horas por mês na rede social, mas com as inovações o Facebook mostra que quer mais, muito mais. (Página 1)

Juízes bandidos

O STF vai decidir quem pode processar e punir os maus magistrados (Página 1)

Inflação

Há sinais alarmantes de que o dragão vai voltar a nos assombrar (Página 1)

------------------------------------------------------------------------------------

Época

Manchete: Os novos donos do tráfico

Quem são e como atuam os homens que - fora ou dentro de cadeia - comandam o contrabando e a venda de drogas no Brasil (Página 1)

"A tecnologia vai acabar com a literatura"

- diz a Época o escritor americano Fillip Roth (Página 1)

------------------------------------------------------------------------------------

ISTOÉ

Manchete: A ciência do Pilates

A maior revolução de fitness dos últimos anos começa a ser usada em hospitais para ajudar na reabilitação de pacientes com câncer, dor e até doenças neurológicas.

O que apontam os estudos sobre seus efeitos no corpo.

A polêmica das novas versões e como escolher o local e o professor certos. (Página 1)

Terrorismo

Como o Brasil vai se proteger na Copa (Página 1)

Família

Existe filho favorito? Estoudos comprovam que sim (Página 1)

------------------------------------------------------------------------------------

ISTOÉ Dinheiro

Manchete: A garagem é aqui

Quem são e o que buscam os jovens de todo o mundo que, com dinheiro de fundos de investimento no bolso, estão criando empresas de internet no Brasil e transformando o país em um paraíso digital. (página 1)

------------------------------------------------------------------------------------

Carta Capital

Manchete: Bandalheira fardada

Por que está parado o inquérito que investiga sete generais por corrupção. E o caso do major que ganha 12 mil por mês e tem patrimônio de 10 milhões de reais. (Página 1)

Pré-sal

O impasse dos royalties (Página 1)

The Economist

Os desafios da ascensão dos emergentes (Página 1)

Bolívia

O índio Evo Morales reprime protestos indígenas (Página 1)

------------------------------------------------------------------------------------

EXAME

Manchete: Nós e a crise

Economistas alertam: na melhor das hipóteses, a economia mundial andará de lado por mais alguns anos. O que esperar para o Brasil? Com análise de oito dos mais respeitados analistas internacionais: Jeffrey Sachs,Barry Eichengreen, José Alexandre Scheinkman, Peter Schwartz, Jim O'Neill, Jim Rogers e Lupin Rahman (página 1)

------------------------------------------------------------------------------------

Zero Hora

Manchete: 30% dos prefeitos já admitem concorrer

Dos prefeitos gaúchos, 145 pretendem concorrer ao mesmo cargo daqui a um ano, revela ZH. Outros 178 são impedidos por estar em segundo mandato consecutivo. (Págs. 1, 4, 5, 8, 10 e Rosane de Oliveira)

O risco de perder a Copa existe

Indefinições da construtora e esgotamento do prazo espalham pãnico nos bastidores de quem negocia o Mundial no Beira-Rio. (Págs. 1 e Esportes)

------------------------------------------------------------------------------------

Fonte: Radiobrás

Nenhum comentário:

Postar um comentário