sábado, 3 de julho de 2010

RESUMO DOS JORNAIS 03/07/2010

03 de julho de 2010

O Globo

Manchete: O fim (definitivo) da era Dunga

Brasil só joga um tempo e, desequilibrado, dá um adeus melancólico ao sonho do hexa

A seleção brasileira deu adeus ontem de forma melancólica à Copa. A exemplo de 2006, foi eliminada nas quartas de final, ao perder para a Holanda por 2 a 1, em Port Elizabeth. Em seu melhor primeiro tempo do Mundial, abriu 1 a 0, com belo gol de Robinho, mas desperdiçou todas as chances de aumentar a vantagem e liquidar a partida. No segundo tempo, um gol contra de Felipe Melo, em falha com Júlio César, aos 8 minutos, mudou tudo. O time se desequilibrou, à imagem de seu comandante, Dunga, que esmurrava a armação de ferro do banco de reservas, em desespero. Símbolo do descontrole, Felipe Melo foi expulso ao pisar em Robben e acabou com qualquer chance de reação. O time pôs fim ao sonho do hexa colérico, sem brilho e sem representar o autêntico futebol brasileiro. Com a cara de Dunga.

E a volta de Felipão (o técnico que não tem medo de craque)

A volta de Luiz Felipe Scolari ao cargo de técnico da seleção para a Copa de 2014 é dada como favas contadas dentro da CBF. Treinador vitorioso, que sabe tirar o máximo dos craques, com rigor, mas também educação, Filipão é visto como a pessoa capaz de levar o Brasil ao hexa, por ser um meio termo entre a passividade de Parreira em 2006 e os impulsos ditatoriais de Dunga. "A Copa que não posso perder é a de 2014, no Brasil", já afirmou, algumas vezes, o presidente da entidade, Ricardo Teixeira, candidato à presidência da Fifa. (Pág. 1)
------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo

Manchete: Derrota encerra 2ª era Dunga

Brasil perde para a Holanda e, como em 2006, cai nas quartas. Autor do passe do 1º gol, Felipe Melo marca contra e acaba expulso. Dunga anuncia saída do comando da seleção

A segunda era Dunga na seleção, com o capitão da Copa de 1994 como técnico, terminou com o Brasil eliminado nas quartas, como em 2006. A vitória de 2 a 1, de virada, levou a Holanda à semifinal contra o Uruguai.

A seleção foi para o intervalo na frente, com o gol de Robinho após passe de Felipe Melo. Na segunda etapa, o volante marcou contra (falha dele e do goleiro Júlio César), assistiu à cabeçada de Sneijder no segundo gol holandês e foi expulso por dar um pisão em Robben. (Págs. 1 e Copa 2010)
Governo Lula duplica gastos de publicidade

A média mensal de gastos com publicidade do governo federal duplicou no primeiro semestre na comparação com iguais períodos de 2007, 2008 e 2009.
O incremento desses gastos é uma manobra para fazer frente às restrições do ano eleitoral, relata Rubens Valente. Houve um movimento similar em 2006. (Págs. 1 e A8)

FAB devolve peças do Legacy sem justiça autorizar

Material do Legacy envolvido no acidente com o avião da Gol que deixou 154 mortos voltou à dona do jato sem a Justiça autorizar. A devolução prejudica eventuais novas perícias. (Págs. 1 e C1)

Projeto afrouxa fiscalização de obras da Copa

O texto da Lei de Diretrizes Orçamentárias tira obras da Copa- 2014, das Olimpíadas de 2016 e da Petrobrás de controles do Tribunal de Contas da União. O Congresso vai avaliar o projeto. (Págs. 1 e A10)

Editoriais

Leia “Perigo à mesa”, sobre regras da Anvisa para a propaganda de alimentos; e “Lições da Copa”, acerca da derrota da seleção brasileira na África do Sul. (Págs. 1 e A2)
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo

Manchete: Brasil de Dunga é eliminado

Seleção perde de virada para a Holanda por 2 a 1, mostra descontrole emocional e procura para 2014

A seleção brasileira foi eliminada da Copa ao ser derrotada pela Holanda, de virada, por 2 a 1. O time fez um bom primeiro tempo, mas mostrou desequilíbrio emocional no segundo – cujo ápice foi a expulsão de Felipe Melo, jogador que melhor representava os “guerreiros” da equipe do técnico Dunga. Foi de Melo, ainda, o primeiro gol holandês, em falha grosseira dele e do goleiro Julio Cesar. “Como comandante, eu acho que a culpa é de todos nós. Eu assumo a maior parte”, disse Dunga, que deixou a seleção – Mano Menezes é o preferido da CBF para substituí-lo. Restou ao treinador celebrar o que chamou de resgate do "amor à camisa” na seleção. (Págs. 1, E1 e E12)

Serra e Dilma aparecem empatados

Pesquisa Datafolha realizada entre 30 de junho e 1.º de julho indica empate técnico entre o tucano José Serra, com 39% das intenções de voto, e a petista Dilma Rousseff, com 38%. O resultado trouxe alívio ao PSDB e surpresa ao PT. Dois levantamentos divulgados nos últimos dias apontaram 5 pontos de vantagem para Dilma Rousseff (40% a 35%). (Págs. 1 e Nacional A4)

Chávez quer tomar ações de TV opositora

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ameaçou “recuperar” as ações da TV opositora Globovisión cujos donos, Nelson Mezerhane e Guilhermo Zuloaga, estão foragidos. Chávez afirmou que intervirá em empresas de Mezerhane para recuperar o dinheiro que ele teria levado de banco de sua propriedade e que sofreu intervenção. (Págs. 1 e Internacional A14)

País perde R$ 7 bilhões em acordos para liderar AL (Págs. 1 e Economia B1)

Nova liminar contra Ficha Limpa põe lei em dúvida (Págs. 1 e Nacional A8)

Notas & Informações: Bondades em gestação de Itaipu

A revisão do tratado recairá no bolso do cidadão brasileiro. (Págs. 1 e A3)
------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Brasil
Manchete: Agente laranja acaba com o sonho do hexa

Brasil fez péssimo segundo tempo e leva à virada da Holanda: 2 a 1
Brasil saiu ontem da Copa derrotado pela Holanda. E também pelo sistema nervoso e pela falta de opções no banco.

Robinho abriu o placar no primeiro tempo, quando a seleção foi bem. No 2º, Felipe Melo fez um gol contra e desestabilizou o time, que permitiu a virada. Melo ainda seria expulso. O Brasil lutou, foi valente, mas o sonho do hexa ficou para 2014. (Págs. 1 e Esportes D2 a D6)

Ficha Limpa: STF libera mais um

Liminar ignora a condenação

Condenada em 2008 por improbidade, por contratar funcionários fantasmas e reter o pagamento de assessores, a deputada estadual Isaura Lemos (PDT-GO) ganhou liminar no STF permitindo a participação na eleição deste ano. A decisão, do ministro Antônio Dias Toffoli, segue a brecha aberta para o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) Toffoli questiona a constitucionalidade da nova lei. (Págs. 1 e País A4)

A poeira africana que fertiliza a Amazônia (Págs. 1 e Vida, Saúde & Ciência A16)
------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense

Manchete: Chega

De Dunga, de Felipe Melo, de jogo feio, de destempero, de Jabulani, de vuvuzela, de sofrer e de não ser Brasil. (Pág. 1 e Super Esportes, págs. 4 a 19)

PF leva Arruda à força para depor

O ex-governador estava em casa, no Park Way, quando policiais bateram à porta para conduzi-lo à Procuradoria Regional da República, no Setor de Autarquias Sul. Após ter se negado a depor por duas vezes, Arruda prestou informações, na condição de testemunha, sobre o envolvimento da promotora Deborah Guerner em crime de corrupção. De acordo com o procurador Alexandre Camanho, o ex-governador colaborou bastante. (Págs. 1 e 31)

Governo confirma 6.655 aprovados

Na última semana para a homologação das seleções, conforme a exigência da legislação eleitoral, 20 órgãos públicos garantiram a nomeação de novos servidores. Há possibilidade de novas publicações hoje. No DF, o Cespe divulgou ontem o resultado final do certame para a Polícia Militar, com 1,5 mil vagas. (Págs. 1, 21 e 22)

Menos taxas
Detran está proibido de cobrar para aceitar as vistorias feitas por empresas privadas. Já a CEB terá que devolver o PIS e a Cofins cobrados na conta de luz. (Págs. 1, 33 e 39)

E a Ficha Limpa?

Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral deflagra investida contra liminares do STF favoráveis a candidatos condenados pela Justiça. Decisões do Supremo têm interpretações distintas. (Págs. 1, 2 e 3)

Caneta solta

Na véspera do período oficial das eleições, governo promove a farra do empenho no Orçamento para obras com repercussão. Em apenas um dia, foi reservado R$ 1,29 bilhão. (Págs. 1 e 6)
------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Commercio

Manchete: Mais quatro anos...

Depois de um primeiro tempo empolgante, em que até pareceu classificado, o Brasil foi eliminado da Copa com derrota para a Holanda por 2x1. Agora, só resta esperar por 2014. Dunga vai deixar a equipe. Uruguai garantiu a outra vaga de ontem para as semifinais. (Pág. 1)

Ajuda não chega para os "invisíveis" da Mata Sul (Pág. 1)
------------------------------------------------------------------------------------
Zero Hora

Manchete: Pane na África

Depois de início promissor, Brasil de Dunga se desequilibra no segundo tempo, sofre virada de 2 a 1 da Holanda e faz o país refletir, de novo, sobre um modelo de seleção, desta vez para uma Copa em casa. (Pág. 1, Jornal da Copa, págs. 4 e 5 e Editorial, pág. 20)
------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário