quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

28 de janeiro de 2010.

POR QUE LULA NÃO SE ESQUECE?

1. Nos últimos dois anos e meio, sempre que Lula vem ao Rio, faz algum tipo de agressão ao ex-prefeito. Algo aparentemente sem propósito para um presidente da república. Nos primeiros anos de seu governo, não havia "comício" que participava que não sacasse uma carta do ex-prefeito do Rio agradecendo ações do governo federal que ajudaram a cidade.

2. Esta carta, gentilmente, agradecia a compreensão da base aliada de Lula no Congresso na votação de um projeto de lei e na execução de outro que favoreceram muito o Rio. Quando falam em parceria, é importante lembrar que a melhor parceria é aquela institucional e permanente e não convênios eventuais que flutuam conforme o humor do chefe. Por obstrução dos líderes do PFL/DEM no Congresso, a lei da municipalização do salário educação foi aprovada. Isso dá definitivamente ao Rio 200 milhões de reais por ano. E em outra obstrução se conseguiu fazer cumprir a lei do acesso dos municípios aos depósitos judiciais, o que gerou um caixa instantâneo, no mesmo dia, para a prefeitura do Rio, de 250 milhões de reais.

3. Esse era o sentido da carta, o reconhecimento, pois a base do governo poderia não ter aceitado, embora naquele fim de dezembro se votassem leis federais de ajuste de receitas de interesse do governo federal. Lula lia a carta no palanque dando provas de que não discriminava ninguém. Mas por que mudou tanto nos últimos dois anos e meio? Elementar, meu caro Watson: "as malditas vaias", como seus assessores passaram a chamar as vaias que Lula recebeu na abertura do PAN-2007. Vaias monumentais. Vaias estrondosas. E na frente de autoridades mundiais e esportivas das Américas. E para que não maculasse a sua popularidade, colocou a culpa no prefeito do Rio, como se este pudesse mobilizar o Maracanã.

4. Daí para frente, cada vez que vem ao Rio, Lula encontra uma maneira, mesmo que mentindo, de atacar o ex-prefeito, que, aliás, já saiu do governo há um ano e um mês. Mas a memória das vaias é tão grande, doeu tanto, que Lula não se esquece e agride, como se aquele tivesse alguma responsabilidade. Bem, o dia em que vier ao Rio e não agredir mais é porque já se esqueceu das vaias. Pelo jeito ainda vai levar muito tempo para isso.

* * *

HONDURAS: CERIMÔNIA DE POSSE DO NOVO PRESIDENTE!

1. A cerimônia de posse ocorreu no Estádio Nacional de Futebol, para 30 mil pessoas, totalmente cheio. Na apresentação das delegações e nos discursos de posse do presidente Pepe Lobo, foram estrepitosamente vaiados o presidente da República Dominicana, o embaixador dos EUA em Honduras e OEA. Parcialmente vaiado o presidente da Costa Rica, aplaudida e vaiada ao citar seu nome, Hilary Clinton. Aplausos demorados ao presidente do Panamá e ao vice-presidente da Colômbia.

2. A cerimônia é longa. Os prefeitos das capitais dos departamentos entram do outro lado do estádio e circulam pelo anel do campo. O presidente da câmara de deputados, a mesa diretora e os líderes dos partidos idem. O Presidente do STJ e o procurador geral também. Todos fortemente aplaudidos. O presidente da Câmara de Deputados (45 anos) fez um curto discurso saudando a democracia. Foi feito um ato religioso pelo Bispo Auxiliar em frente ao palco do presidente (das delegações, dos presidentes dos poderes, etc.). Depois falaram 3 representantes da sociedade. Uma presidenta de uma ONG pacifista; depois um pastor evangélico hondurenho que tem sua igreja nos EUA, que pediu para todos se darem as mãos e ouvir sua oração. Um sucesso. Hoje, Honduras tem entre 30% e 35% de evangélicos. Finalmente o diretor técnico da seleção de futebol classificada para a Copa do Mundo, que por sinal, é colombiano.

3. Honduras tem 3 vice-presidentes que são chamados de "designados à presidência". Feitos os juramentos, usou da palavra o presidente eleito que em suas citações e referências procurou ser o mais abrangente, mostrando estar aberto aos países que ainda não completaram sua avaliação, assim como a OEA. O presidente Micheletti não foi ao estádio e não foi citado. Políticos locais avaliam que isso foi bem analisado de forma a mostrar que era uma transição superada.

4. O presidente assinou no ato, a Lei de Anistia aprovada na madrugada anterior e a lei do Plano da Nação, ao qual subscreve: "portanto, execute-se" e assina. A lei de anistia só inclui os problemas políticos, o que deixa Zelaya parcialmente fora dela.

5. Seu discurso, na parte dos compromissos, enfatizou fortemente a questão social (as 600 mil famílias que serão inscritas num programa de renda mínima, a questão da fome, do emprego...). Citou dados de concentração da renda de 1982 (20% mais pobres, só tinham 3% da renda nacional) e disse que esses dados não melhoraram.

6. Fez um chamamento aos professores públicos para que se somem ao governo, num programa amplo. Disse que é um absurdo as escolas particulares terem 200 dias de aulas no ano e as públicas só 100 dias de aulas. Disse que segurança pública é uma prioridade, mas deve priorizar a violência nos bairros pobres. Falou do combate à corrupção e de uma justiça rápida.

7. Irá encaminhar com urgência a "Lei de Proteção e Garantias ao Capital Estrangeiro".

8. Terminou, fazendo em jipão do exército, uma revista das tropas. A Polícia Nacional é igualada às Forças Armadas e são assim 4 efetivos, perfilados. O Brasil só não esteve ausente porque o desfile dos jatos militares foi um desfile dos aviões Tucanos, brasileiros.

* * *

ESPIGÃO DA ELETROBRÁS ABRIU O CAMINHO PARA O ESTUPRO PROGRESSIVO DO CORREDOR CULTURAL!

(Globo, 28) A Câmara de Vereadores debaterá na volta do recesso, em fevereiro, uma nova proposta do prefeito Eduardo Paes para alterar as regras de construção no Corredor Cultural do Centro. Desta vez, o projeto de lei complementar 31/2009 propõe elevar, de 12,5 metros (o equivalente a três andares) para 42 metros (14), o gabarito de um terreno do BNDES, em aclive, na Avenida República do Paraguai. A medida permitiria erguer um anexo na lateral do Morro de Santo Antônio, onde há duas construções remanescentes do período colonial e tombadas pelo seu interesse histórico e cultural: o Convento de Santo Antônio e a Igreja de São Francisco da Penitência.

* * *

RIO É O PRINCIPAL DESTINO DO HEMISFÉRIO SUL!

Repare que com o PAN-2007 a atratividade da cidade cresceu e vieram para cá mais 7,8% de turistas.

Na pesquisa do Euromonitor International, divulgada dia 20, o Rio de Janeiro ficou em 40° lugar em número de turistas internacionais, o principal do Hemisfério Sul, com 2 milhões e 820 mil turistas, crescimento de 7,8% sobre o ano anterior. Apesar de a pesquisa ser divulgada em 2010, os dados são referentes às viagens em 2008, ou seja, tivemos um aumento de mais de 7% comparado ao ano do Pan. A outra brasileira, São Paulo, está em 72° lugar. Veja a pesquisa completa.

* * *

TARSO GENRO DIZ QUE CHOQUE DE ORDEM É UMA BOBAGEM!

(Globo, 28) PORTO ALEGRE - O ministro da Justiça, Tarso Genro, disse nesta quarta-feira apostar na redução da violência no Rio, principalmente porque o prefeito Eduardo Paes, segundo ele, compreendeu que o choque de ordem "é uma bobagem sem consequência" e está apostando nos programas patrocinados por seu ministério. A referência pejorativa ao choque de ordem foi feita durante a participação do ministro no seminário internacional Metrópoles Solidárias Sustentáveis e Democráticas, no Fórum Social Mundial, em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Procurado pelo GLOBO, o prefeito não quis falar sobre o assunto.

* * *

ATENÇÃO À QUESTÃO DOMINIAL NA OBRA DO TÚNEL DA GROTA FUNDA!

1. A concessão do túnel da Grota Funda foi licitada em 1999. Quando ia ser executada ocorreram dois problemas. Um deles foi a desistência do concessionário. Outro foi a questão dominial entre Estado e Prefeitura que está aguardando julgamento no STF há quase 20 anos. Questão dominial é uma indefinição nos desdobramentos da lei de fusão, de quem é o proprietário de imóveis não formalmente listados pelo governo Faria Lima. Com isso, há uma pendência sobre a quem pertencem.

2. Isso afeta todos os terrenos de propriedade pública no lado do Recreio dos Bandeirantes, da Grota Funda. Agora, surpreendentemente, a prefeitura vem assumindo esses imóveis e desapropriando outros, sem que sequer esteja pronto o projeto executivo do Túnel da Grota Funda e o trecho depois dela, da Avenida D. João VI (antes Avenida das Américas, de Guaratiba a Santa Cruz). Sem o projeto executivo, pode estar pagando desnecessariamente. E sem um acordo na justiça com o Estado, pode estar assumindo terrenos que não são seus e quando valorizadas as áreas lindeiras, estas só poderão ser negociadas em acordo com o Estado.

3. De qualquer forma, sem projeto executivo para licitar, é no mínimo -digamos- precipitação essas negociações de imóveis/terrenos.

* * *

ENSINO MÉDIO DO GOVERNO DO ESTADO DO RIO: UM DESCALABRO!

(O Dia, 27) Quase um terço dos alunos do Rio reprovado. Análise de resultados no Rio de 2006 a 2008 mostrou aumento de 10 pontos percentuais na reprovação e crescimento do abandono. A educação de jovens cariocas no Ensino Médio não vai nada bem. Indicadores divulgados ontem pela ONG Rio Como Vamos chamam a atenção para a piora nas taxas de reprovação, evasão escolar e defasagem idade-série dos estudantes de escolas públicas da capital. Em apenas dois anos (2006 a 2008), o número de alunos repetentes pulou de 20,29% para 30,15%, quase um terço do corpo discente. No mesmo período, 19,23% dos alunos de colégios estaduais abandonaram as salas de aula. O índice manteve-se estável em relação a 2006 (19,88%). "A situação vem perdurando. O que é ainda mais grave", alerta a educadora e presidente da ONG, Rosiska Darcy.
www.cesarmaia.com.br
Assine o Ex-Blog

Siga o Twitter do Cesar Maia e acompanhe suas últimas atividades.


Faça sua pergunta a Cesar Maia.


www.cesarmaia.com.br

Pesquisa e Edição: JCM
Para garantir que o Ex-Blog do Cesar Maia chegue em sua caixa de entrada,
adicione o email blogdocesarmaia@gmail.com ao seu catálogo de endereços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário