quinta-feira, 25 de junho de 2009

Rei do pop morre aos 50 anos

O médico legista de Los Angeles confirmou a morte do cantor Michael Jackson nesta quinta-feira. O rei do pop foi declarado morto pelos médicos às 14h26 (horário local, 18h26 em Brasília), após tentativa de reanimá-lo por 01 hora. Segundo a agência de notícias Dow Jones, Jackson não respondeu às tentativas de reanimação feitas pelos paramédicos.
Michel deixa 03 filhos e uma legião de fãs. Funeral será em 02 dias conforme pedido da família.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Boteco também é cultura

Cheguei à faculdade no mesmo horário de sempre, caminhei até o laboratório e as luzes apagadas. Então pensei: - Já foram para algum lugar e me esqueceram aqui! Vou reclamar! No trajeto até a sala de aula passei pela lanchonete e lá estavam meus coleguinhas sentados discutindo pra onde ir.

- Vamos para o Morgana´s. Falou Jucilene.

Turma dividida entre os carros, encontros e desencontros. Para alguns onde fica tal lugar, ainda mais numa segunda-feira? Ah! Segunda-Feira, o dia internacional das dietas. Alegrias e frustrações para o time perdedor ou campeão. O dia de quem encontrou um novo amor no final de semana. Dia da semana de recomeço.

Para muitos a segunda-feira é um dia como qualquer outro. E lá estávamos reunidos em frente ao local combinado. Para nossa surpresa e decepção, encontramos fechado. Ficamos esperando o restante dos amigos. Minutos se passaram... Ufa! Apareceram as margaridas! Olé, olé, olá, vamos chegar lá! Onde?

Mais um novo dilema. Para onde iremos à plena segunda-feira à noite? Sei lá! Vamos pensar um pouco... Hoje é o dia internacional da preguiça. Estamos em plena crise econômica. Pouco dinheiro no bolso. E a pergunta que não que calar. O que é crônica meu Deus?

Depois de muitas voltas e a cuca fervendo, encontramos um lugar maneiro. Quadra 28 do Guará II. Meia dúzia de pessoas no local e garçons sedentos por clientes. Recepcionados com grandes sorrisos nos lábios. O grupo sentou-se numa mesa em frente ao barzinho sob a luz do luar. Conversávamos e alguns bebiam cerveja sem álcool.

Pessoas diferentes e o desejo de falar blá, blá, blá. E em meio aos papos sérios não faltavam às risadas, os filas bóias e as tentativas de pagar a conta com 50% de desconto apresentado a carteira estudantil. Afinal estávamos no teatro da vida privada. E o que parecia um encontro de alunos num botequim, transformou-se numa aula com o tema: Crônicas, ministrada pelo jornalista Wilma Lopes. Boteco também é cultura!
Por: Amanda Santos da Silveira Lopes

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Um crime entre integrantes da segurança presidencial

Cabo Jeferson de Oliveira Santos foi alvejado por subordinado enquanto ambos guarneciam a Granja do Torto

A Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência da República, foi palco de um crime ontem de manhã. Um soldado do Exército, cujo nome não foi divulgado, matou o colega de farda Jeferson de Oliveira Santos com três tiros de fuzil. Ambos fazem parte do Regimento de Cavalaria de Guarda (RCG), os Dragões da Independência, e estavam em serviço quando o homicídio ocorreu. Na hora do crime, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva despachava no Palácio da Alvorada.
Jeferson era cabo e, o soldado que o matou, seu subordinado. Conforme o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), uma desavença entre os dois motivou os disparos. O cabo chegou a ser socorrido e levado ao Hospital das Forças Armadas, mas não resistiu aos ferimentos e morreu às 11h15min.
O Batalhão da Guarda Presidencial já deteve o soldado, cujo nome o GSI preferiu preservar. Ele deve ficar sob custódia militar até a instauração do inquérito que vai apurar a motivação do crime.
Local é utilizado para lazer e reuniões ministeriais
A Granja do Torto é utilizada pelo presidente principalmente para o lazer. É no local que o presidente organiza os jogos de futebol de fim de semana e recebe os ministros para festas como o arraial junino que promove todos os anos. A Granja, onde o presidente promove ainda suas reuniões ministeriais, costuma ficar sob a guarda de 20 soldados, além de dois cabos, comandados por um sargento do Exército.
Além do Torto, militares fazem guarda em todas as residências do presidente e vice-presidente, em Brasília, além dos palácios e do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde o presidente está trabalhando durante a reforma do Planalto. O porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach, disse que Lula lamentou o ocorrido.
– O soldado foi preso em flagrante e está sob custódia, à disposição da Justiça Militar. Os fatos envolvem militares, em local sob guarda militar e com outras características que poderiam configurar crime militar – comentou .Baumbach não detalhou o crime, alegando que o governo prefere não antecipar nenhuma informação, até porque as versões iniciais eram desencontradas.Extraoficialmente, sabe-se que os dois tiveram uma forte discussão e o soldado, então, disparou cinco tiros de fuzil contra seu superior, mas apenas três deles atingiram o militar.
FONTE: ZERO HORA

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Equipes resgatam 24 corpos de acidente do AF 447

Por Fernando Exman

RECIFE (Reuters) - As equipes que trabalham nas buscas pelo Airbus da Air France que caiu no Atlântico já recolheram 24 corpos, informaram a Marinha e a Força Aérea Brasileira nesta segunda-feira.

"Os oito últimos corpos resgatados, em trabalho conjunto da Marinha do Brasil e Marinha francesa, serão oportunamente encaminhados para Fernando de Noronha, onde serão submetidos à preparação pericial inicial e, posteriormente, transportados de avião para a cidade do Recife", afirmou nota conjunta da Marinha e da Aeronáutica, divulgada na noite desta segunda.

Segundo o capitão-de-fragata Giucemar Tabosa Cardoso, da assessoria de imprensa da Marinha, os oito corpos foram recolhidos no período da tarde pela fragata Bosísio, da Marinha do Brasil, numa região a cerca de 440 quilômetros a nordeste do arquipélago São Pedro e São Paulo.

Outros 16 corpos de vítimas do acidente do voo AF 447, que caiu quando fazia a rota Rio de Janeiro-Paris com 228 pessoas a bordo, estão a caminho de Fernando de Noronha na fragata Constituição. O navio deve chegar ao arquipélago na manhã de terça-feira.

Segundo o tenente-coronel Henry Munhoz, da assessoria de imprensa da Aeronáutica, destroços do Airbus também estão sendo retirados do mar. "Podem ter certeza absoluta que diversas partes do avião estão sendo a cada dia resgatadas pelos navios da Marinha do Brasil", disse a jornalistas. "As peças do avião serão trazidas a Recife e aqui o Salvaero Recife (centro de coordenação e salvamento) está em contato com o operador do equipamento a fim de que ele possa dizer qual o procedimento deverá ser adotado à medida que esse material comece a chegar aqui", acrescentou.

Henry confirmou que os Estados Unidos poderão ajudar nos trabalhos de localização da caixa-preta. "Eventuais ações paralelas tanto do governo americano como do governo francês estão em andamento, porém ainda não foram efetivamente concretizadas, em particular as envolvendo o governo americano", ponderou.

A Marinha da França enviou ao local do acidente um submarino nuclear a fim de tentar encontrar a caixa-preta, peça essencial para a investigação das causas da queda da aeronave. Além disso, um de seus navios leva um pequeno submarino usado normalmente para a realização de pesquisas marítimas.

Apesar das dificuldades encontradas na área de buscas e da probabilidade de muitos corpos estarem presos à carcaça do avião no fundo do oceano, o porta-voz da Força Aérea Brasileira ressaltou que o objetivo da missão é resgatar os corpos de todos os passageiros e tripulantes.

Ele lembrou que em setembro de 2006, no acidente do avião da Gol, os restos mortais dos 154 ocupantes da aeronave foram resgatados da Amazônia. "A nossa missão é difícil, pode ser que muita gente acredite que a gente não consiga realizar porque as dificuldades são muito maiores, mas eu gostaria que todos soubessem que o nosso objetivo ao terminarmos essa operação de busca e resgate é não deixar ninguém para trás", frisou.

O voo AF 447 levava 216 passageiros de 32 nacionalidades, sendo 61 franceses e 58 brasileiros. Também estavam a bordo 12 tripulantes, um deles brasileiro.

(Edição de Eduardo Simões)
Fonte: O GLOBO

domingo, 7 de junho de 2009

Coréia do Norte realiza teste nuclear


Coréia do Norte realiza teste nuclear no dia nacional americano dos veteranos de guerra e desrespeita acordos do conselho de segurança que impede o avanço de armas nucleares. E Organização das Nações Unidas (ONU) convoca reunião de emergência em Nova York.


O conselho de segurança condena o teste e aprova esta semana resolução com novas sanções contra a Coréia do Norte. O ditador Kim Jong Il deseja obrigar os Estados Unidos a reconhecer a Coréia do Norte como potência nuclear assim como a Índia e Pasquitão.


Presidente dos Estados Unidos, diz que Coréia do Norte está aprofundando seu próprio isolamento ao confrontar a ONU. E em Brasília Coréia do Norte é criticada pelo governo federal. Ministério das Relações Exteriores condena o teste nuclear e Itamaraty pede que o governo coreano não realize novos testes e volte a participar do tratado de não proliferação de armas nucleares.


Kim Jong Il diz que está pronto a enfrentar qualquer ataque preventivo americano. E se prepara para lançar mais um míssel durante a semana, provocando uma série de ameaças a paz. O local dos testes fica nas proximidades da cidade Norte-Coreana de Kilju e provoca tremor de terra em 4,5 e 5,3 graus na escala Richter registrado por sismógrafos em várias partes do mundo. De acordo com autoridades coreanas, três mísseis de curto alcance foram lançados no mar entre a Coréia e o Japão.


O poder estimado dos explosivos usados no novo teste se assemelha a potência da bomba jogada sobre Hiroshima no Japão, no fim da 2ª guerra mundial. O teste provoca muita apreensão entre os japoneses. Novas sanções não devem ter efeito para controlar as ambições nucleares dos norte-coreanos.


Por: Amanda Lopes

Jornalismo 2.0


Amanda Lopes(*)


Jornalismo 2.0 como sobreviver e prosperar, um guia de cultura digital na era da informação, escrito por Mark Briggs. Utiliza uma linguagem simples e resumida. Contendo 11 capítulos explicativos. Propondo aos leitores testar e aprender praticando as técnicas desenvolvidas por outros jornalistas.

O capítulo 1º ensina como um jornalista pode sobreviver e prosperar na era digital. Havendo uma mudança de perfil, onde o profissional é multimídia. Ser um jornalista capaz de dominar todas as mídias. O autor explica o funcionamento da rede e define a função do RSS e feed.

A pergunta o que seria web 2.0 é respondida com exemplos próprios para instruir. “Os leitores criam, compartilham e comentam... Esperam poder fazer isso também nos sites de notícias”. Briggs discute a respeito de pen drives, smartphones, ipods que são os novos instrumentos utilizados pelos jornalistas.

Jornalista móvel, aquele que carrega diversas ferramentas para o local do acontecimento. E para produzir as notícias em tempo real, tem em suas mãos notebook com conexão sem fio, gravadores, câmera digital. Equipamentos básicos de um verdadeiro jornalista multimídia, preparado para escrever e publicar a notícias, fotos, vídeos e áudios nos blog e sites especializados.

Sugere-se que o profissional de comunicação pare de usar papel e arquive no computador os dados importantes. Mais tarde, podem cruzar e trocar informações com toda redação ou compartilhado com grupo de pessoas. Sendo um novo método de reportagem utilizado na era digital.

Todo um capítulo é dedicado na construção e manutenção de blogs. Leva o leitor começar seu próprio blog. E indica ler outros, principalmente os 100 primeiros da lista Technorati (site que monitora blogs – http://www.technorati.com/). Informa exemplos de jornalistas que fizeram seus blogs e a forma como ajudaram melhorar as coberturas jornalísticas em suas áreas de atuação.

Segundo o autor, o texto escrito para a web deve ser objetivo. Utilizar palavras simples e diretas. E empregar a linguagem coloquial nas notícias. Saber com editar entrevista em áudio, usando softwares disponíveis para download. Como um verdadeiro atlas web, Mark Briggs exemplifica e ensina passo a passo os mecanismos que os novos jornalistas possuem a disposição.

Mesmo nas administrações de fotos ou escrevendo roteiros, ensina com clareza a produção de um ótimo roteiro para entrevistas e gravações em off. Além de ensinar coloca ao alcance exemplos que poderão ser seguidos facilmente. E diz que: “experimente colocar conteúdo em qualquer um destes meios e procure fazer você mesmo, mesmo que seja apenas para praticar”.

O livro é indicado aos jornalistas e estudantes da área de comunicação. Nesta nova era digital não podemos deixar de fazer parte. A notícia em tempo real é mais difundida e equipes são contratadas com exclusividade para a produção de material jornalístico web.

--------------------------------------------------------------------------------(*) Amanda Lopes é estudante de jornalismo na Faculdade de Comunicação Social do UNICESP.

segunda-feira, 1 de junho de 2009


Um amor para recordar de Karem Janszen, conta a história de dois jovens com atitudes diferentes e demonstra que o amor na vida do ser humano é importante independente do tempo que durar. London Carter (Shane West) um adolescente extremamente rebelde e cheio de criatividade em suas aprontações com seu grupo de amigos, é punido por ter feito uma brincadeira de mau gosto em sua escola. Devendo prestar serviços comunitário sendo monitor para crianças com dificuldades na aprendizagem e participar da peça teatral que de primavera apresentada pela escola que freqüenta.

Mesmo ensaiando sem ter um mínimo de compromisso, ele conhece a verdadeira Jamie Sulliver (Mandy Moore), uma garota que sempre estudou na mesma sala de aula e filha do reverendo Sulliver (Peter Coyote). Com o tempo Landon acaba se apaixonando por Jamie que, por razões pessoais, faz de tudo para escapar de seu assédio. E mesmo sabendo, após dias de namoro, que sua amada está com leucemia e com os dias contados, não desiste de viver uma linda e bela história.

Afinal, demonstra que a vida é uma peça em que vive a realidade, onde somos atores principais e secundários em um mesmo ato. Mostra que mesmo quando tudo está perdido na vida de uma pessoa, sempre há uma pontinha de esperança e a vida pode mudar 360º graus dependendo das atitudes e mudanças que poderão ocorrer na trajetória da vida.

Em seus 29 capítulos, percebe-se gradativamente a mudança e o envolvimento emocional e devocional do adolescente, até então considerado rebelde, transforma-se em um verdadeiro homem, quase maduro e determinado a salvar a vida de sua amada. A fé em Deus, misturada com tudo que ele considerava fútil, passa a ser primordial em sua vida. Mostra que um milagre pode ser possível, deixando para traz as circunstâncias e sacrifícios de um adolescente que, na flor da idade, desiste quase de viver para doar à sua vida ao verdadeiro amor.

Embora seja um filme romântico e jovial, indicado para todas as idades, uma lição de vida para todos.

(LOPES, Amanda S. da Silveira. Um amor para recordar).