terça-feira, 19 de maio de 2009

SEDEST participa de manifesto em Taguatinga, Abuso E Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é Crime.


A Secretária de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (SEDEST) realizou um evento especial nesta segunda (18), na Praça do Relógio em Taguatinga contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Contando com a presença de 100 funcionários dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), alunos de enfermagem da Faculdade JK e da Secretária, a Deputada Distrital Eliana Pedrosa abriu o evento às 11h, após um breve pronunciamento participou de passeata com apitasso e cartazes nas mãos junto com os presentes, em volta da escola Marista Taguatinga e por toda extensão da Praça do Relógio pronunciando “Atenção! Aviso importante! Abuso Sexual e Exploração de Crianças e Adolescentes é Crime. Por favor, Denunciem...”

Grupo foram formados e subdivido para a distribuição de planfetos e cartazes nos semáforos do centro de Taguatinga e na entrada do metrô e tenda para o recebimento na hora de denúncias, com o intuito de convocar e mobilizar toda a sociedade a participar da luta pela prevenção e enfrentamento do abuso sexual contra crianças e adolescentes, formando uma consciência para denunciar e acabar com esta impunidade no Brasil.

Os alunos que frequentam as oficinas das Unidades Móveis da SEDEST ExpressAção apresentaram dança HIPHOP e Capoeira, chamando a atenção da população que passava pela Praça. “O grupo de HIPHOP foi criado há 02 meses em Santa Maria com crianças e jovens carentes com idade de 09 a 18 anos que estão em situação de risco” afirma o professor do projeto Kleson Silva.

“O evento é um manifesto importante, tendo como objetivo alertar a sociedade que o abuso e exploração sexual são crimes e a população tem que está ciente e participar denunciando pelos números 156 dígito 1 e 0800 647 1407, porque o crime ocorre geralmente na calada da noite nas ruas, nas escolas, no meio da própria família e em casas de prostituição...” segundo a Deputada Eliana Pedrosa.

Elaine anjos, 27 anos, moradora de Vicente Pires que passava pelo local no momento do manifesto, disse que “as pessoas devem ser alertadas e eu denunciaria se houvesse casos em minha própria família”. E segundo Izaias Mirando, 27 anos e morador de Taguatinga “é um evento importante que divulga informação, ensina e mostra a responsabilidade para a população incentivando combater o crime que as crianças vem sofrendo em silêncio”.


Por: Amanda Santos da Silveira Lopes

terça-feira, 12 de maio de 2009

MARANHÃO SOFRE DEBAIXO D’ÁGUA

A enchente no Maranhão deixa 90% da população debaixo d’água. Nesta segunda (11), cresce o número de desabrigados e o nível dos rios sobe a cada momento. Roseana Sarney convoca a sociedade a ajudar as famílias atingidas pelas cheias. "Estou aqui vigiando as coisas", diz Francisco das Chagas, que, ao lado do seu cachorro observava o movimento das canoas em frente a sua casa, no rio Mearim.

O Coronel Rosário da Defesa Civil e Meteorologistas fazem monitoramento diário dos rios da região. Cerca de 72 municípios estão em situação de emergência e sete pessoas mortas em todo o Estado. Neste momento os municípios atingidos precisa de ajuda humanitária, medicamento, de cesta básica, barracas para alojar as pessoas que estão desabrigadas e de água potável, pois a maioria dos sistemas de água nos municípios está submerso.
Na zona rural, a lavoura está toda debaixo d´água. As olarias suspenderam suas atividades desde o início das chuvas, e o comércio também está prejudicado. Portanto, o bairro Trividela que abriga 1.350 famílias, está alagado e sem energia elétrica até o momento.

A situação é mais grave na cidade de Pedreiras, que têm aproximadamente 70% das ruas submersas. A água das chuvas chega ao teto das casas. A canoa é o único meio de transporte nos municípios. "Pago R$ 8 todo dia na canoa para olhar minha casa. Consegui tirar alguns móveis, mas perdi muita coisa", contou o aposentado Benedito Belarmino Furtado, que teve sua casa alagada há duas semanas e teve que deixar o local ao lado da mulher.
Os que tiveram que deixar suas casas retorna todos os dias para a entrada da cidade, na beira da ponte que separa o município da cidade de Pedreiras, alugam uma canoa e vão para os locais onde moravam e tomam conhecimento dos danos causados pela cheia.

O fenômeno La niña é o que causa essa inversão de umidade. Nordeste chove e Sul seca. Este fenômeno ocorre quando há resfriamento das águas do Pacífico e isso altera a umidade do Sul, "que simplesmente deixa de existir", explica Solismar Prestes, coordenador do Instituto Nacional de Meteorologia. Prossegue: "No Nordeste, ocorre o contrário, lá chove mais e aqui menos".

O meteorologista afirma que o fenômeno La niña já está no final, à temperatura da água normalizou, por isso acredita que as chuvas voltarão em breve. Mas é preciso chover bastante para acabar com a estiagem, ressalta o meteorologista.
Ao lado do Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil Estadual lançou a Campanha SOS Maranhão, disponibilizando uma conta bancária para receber doações. Os interessados em ajudar podem depositar as doações em dinheiro em uma conta corrente aberta na Caixa Econômica Federal, agência: 0027 - conta corrente: 1000-2 - operação 006.


Por: Julciara Abreu
Marcos Lopes
Amanda Lopes

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Resenha de Filme

MERA COINCIDÊNCIA
Amanda Santos da Silveira Lopes(*)


Em “Mera Coincidência” o filme é baseado na estória do Presidente dos Estados Unidos que molestou uma jovem às vésperas da reeleição e os assessores de imprensa se reúnem secretamente e planejam uma estratégia para mudar o foco da notícia que tem prejudicado o candidato.

Coincidentemente o filme foi lançado no mesmo período do escândalo ocorrido com o Bill Clinton e a Estagiária Mônica Lewinski e por este motivo intitulou-se “Mera Coincidência”.
Para que o objetivo fosse alcançado, os assessores de imprensa contratam os serviços do cineasta Motts (Dustin Hoffman) de Hollyood, que criou uma guerra fictícia entre os Estados Unidos e a Albânia, mostrando detalhes do bombardeio e uma moça fugindo com um cachorrinho no colo. Todas as cenas em relação ao país são fabricadas em estúdio, onde todos os envolvidos devem manter sigilo total e nunca mencionar que tudo passou de uma produção de filme quase que real.

A princípio tudo estava correndo conforme o planejado lançou-se a filmagem da cena nos meios de comunicação e a mídia fez todo o restante, fazendo com que a população esquecesse o abuso sexual do qual o Presidente estava envolvido. A mídia divulgava a em diversas ocasiões imagens do confronto ireal, abafando o ponto negativo do Presidente. Até canção criou-se com o objetivo de incentivar a democracia americana o apelo à felicidade e ao emocional do povo, mostrando que o soldado esquecido no combate ficou jogado como um sapato velho. Na realidade, o objetivo do diretor de cinema é abalar o emocional do público e para concretizar o meticuloso plano, espalha por toda a cidade sapatos em árvores, sinaleiros e em vários locais públicos onde a massa tem acesso e desta forma lembrariam o soldado herói que lutou pelo país e por toda a nação na falsa guerra, utilizando o marketing e manipulando os americanos a aderirem à causa falsa.

O filme leva-nos a refletir que nem tudo apresentado na impressa é verdade e a política sempre é notícia desde que seja interesse da mídia. Os assessores de impressa juntamente com o cineasta manipularam os indivíduos e até mesmo a própria mídia a passar o Presidente dos Estados Unidos de mal feitor a herói de uma nação.
Sempre a impressa utilizará os meios de comunicação para manipular a massa e à seu favor. Na verdade, a impressa em geral virou um negócio do qual não se importa com a repercussão dos atos transmitidos a população.

O poder é a mídia. O poder é a manipulação pelos meios de comunicação.


FICHA TÉCNICA
Título Original: Wag the Dog
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 97 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1997
Direção: Barry Levinson
Roteiro: Hilary Henkin e David Mamet, baseado em livro de Larry Beinhart
Produção: Robert De Niro, Barry Levinson e Jane Rosenthal
Elenco principal: Dustin Hoffman/Robert de Niro/Anne Heche/ Denis Leary/Woody Harrelson/Kirsten Dunst.
_______________________________________________________________________(*) Amanda Lopes cursa o 1º semestre de Comunicação Social – Jornalismo no UNICESP